Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / Para Milena Penteado Ometto, diretora das marcas Alexandre Birman e Schutz, “sucesso é ter paz de espírito”

Para Milena Penteado Ometto, diretora das marcas Alexandre Birman e Schutz, “sucesso é ter paz de espírito”

A executiva, que brinca ter feito faculdade com Eliana Tranchesi e MBA com Birman, fala sobre a carreira na coluna de Donata Meirelles

Donata Meirelles
23/04/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Milena Penteado Ometto, responsável pelos international brands Schutz e Alexandre Birman bolsas, sapatos e acessórios – parte do conglomerado de moda Arezzo & Co

“Costumo dizer para as pessoas do meu time: ‘Aproveitem todas as oportunidades’’’, informa Milena Penteado Ometto, executiva de sucesso, responsável pelos international brands Schutz e Alexandre Birman bolsas, sapatos e acessórios – parte do conglomerado de moda Arezzo & Co. “Minha autonomia é em produto, marketing, merchandising e comercial”, enumera, lembrando também a criação de muito conteúdo para os consumidores. Sem falar que ela se divide entre as estratégias das marcas nos mercados brasileiro e americano.

Enquanto a Schutz tem uma presença comercial mais pulverizada em lojas próprias, multimarcas e e-commerce, a Alexandre Birman se posiciona na exclusividade do mercado de luxo, sendo líder no Brasil em seu segmento. “Nosso preço é super competitivo”, destaca a executiva. Milena também está animada com a recuperação da economia global pós-pandemia. “Provavelmente o que vai acontecer no mercado americano é um boom semelhante ao do pós-Segunda Guerra Mundial, resultado de uma grande demanda reprimida. Será nossa maior oportunidade de negócios nos Estados Unidos até agora”, diz com otimismo, já traçando os próximos passos internacionais das marcas.

Milena construiu uma trajetória de sucesso nos negócios de moda em pouco mais de uma década. Começou aos 18 anos, na butique Daslu, levada pela irmã, a estilista e empresária Mariana Penteado, que já trabalhava nos domínios de Eliana Tranchesi. Ela se diverte contando suas aventuras como vendedora assistente – de Natal e de biquínis – nos departamentos Basic e Habillé e, finalmente, na produção e styling dos editoriais de moda na revista da casa. “Era o máximo trabalhar na Daslu. A gente encontrava as amigas, se divertia e aprendia muito. Quando a gente dizia ‘não sei fazer isso’, a Eliana dizia, ‘então aprende’.” Milena tratou de aprender.

Assim, entre uma venda e uma nova edição da revista, Milena se formou em Publicidade e Marketing – pela FAAP. Na sequência, desligou-se da butique e voou para Nova York, para fazer pós-graduação em Marketing de Entretenimento, na NYU, em 2006. “Foram dois anos e eu não queria voltar mais”, lembra. Não voltou, engatou estágio em um escritório de representação de marcas americanas de moda.

Conversa vai, conversa vem, foi convencida pelo dono da empresa a utilizar seus contatos no Brasil para incluir marcas brasileiras de moda no portfólio de representações. A iniciativa deu tão certo que Milena acabou criando uma empresa própria de representação, a Network, em sociedade com o amigo Daniel Urzedo.

Então foi procurada pelo empresário Alexandre Birman. “Ele entrou em contato com a gente e contou do sonho que tinha em ter uma marca que levasse o seu nome e fosse internacional. Em 2008 fizemos o primeiro evento para a Alexandre Birman na Bergdorf Goodman (a grande loja de departamentos nova-iorquina), com quem temos uma parceria até hoje. Pouco tempo depois, vendi minha parte na sociedade e comecei a trabalhar na Arezzo & Co”, resume Milena. Por isso, costuma dizer que fez “faculdade com Eliana Tranchesi e MBA com Alexandre Birman”.

No meio disso tudo, encontrou tempo para casar, ter dois filhos – Juliana e André – fazer terapia, entregar resultados e estabelecer novas metas de trabalho. No ano passado, por exemplo, assumiu também a marca Schutz.
“Gosto de colocar minhas ideias em prática e ver que elas deram resultados, porque sei que minhas decisões impactam a vida de muita gente. Tudo isso é muito bom”, conclui.

A seguir Milena Penteado Ometto, #MulherdeSucessoResponde:

Donata Meirelles: Com qual mulher de sucesso da História você mais se identifica?

Milena Penteado Ometto: Michelle Obama, sob vários aspectos. Ela é inteligente, elegante, assume posições e nunca viveu na sombra do marido. Por isso exerceu com tanta excelência o papel de primeira dama. Michelle Obama é simplesmente o máximo.

DM: Qual a sua maior conquista profissional e pessoal?

MP: Profissional, sem dúvida, é ter trabalhado com pessoas emblemáticas do mundo da moda. Digo que fiz a faculdade com a Eliana Tranchesi e o MBA com o Alexandre Birman. Acredito que foi uma questão de sorte, mas eu soube abraçar inteiramente, sempre aceitando novos desafios. Costumo dizer para as pessoas do meu time: “Aproveitem todas as oportunidades!”. A conquista pessoal são os meus dois filhos, muito fofos, que eu amo muito. E meu marido, que é um super parceiro.

DM: Não confunda sucesso com…

MP: Poder, porque ele sobe à cabeça. O sucesso atrai tanto coisas boas quanto ruins. É preciso estar atenta. Sucesso, para mim, é ter paz de espírito.

DM: Que qualidades você mais admira em uma pessoa?

MP: Honestidade. Ser fiel a seus valores, não deixar se corromper, não passar por cima de ninguém. Uma pessoa honesta é uma pessoa querida.

DM: Qual o seu maior luxo não material?

MP: Tempo. Óbvio que eu queria que meu dia tivesse 36 horas. É preciso ter muita organização, saber administrar o tempo porque a vida, às vezes, vira gincana.

DM: Se você pudesse ser um animal, qual seria? Por quê?

MP: Adoro as felinas. São lindas e sempre líderes. Eu seria uma leoa. Aliás, eu sou leonina.

DM: Qual a sua filosofia de vida?

MP: Manter bons relacionamentos, que são a base da vida. Uma pessoa bem relacionada se desenvolve melhor, tem mais e melhores oportunidades. E todos nós temos que saber ouvir e ajudar o outro. É sempre bom lembrar que ninguém faz nada sozinho.

Com Mario Mendes

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Alexandre Birman
  • Arezzo & Co
  • colunas
  • Daslu
  • Donata Meirelles
  • empoderamento
  • FORBES
  • Forbes Mulher
  • mulheres de sucesso
  • schutz

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.