Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Errado é não aprender

Errado é não aprender

Luciana Rodrigues reflete sobre como podemos usar os nossos erros como aprendizado para evolução

Luciana Rodrigues
01/07/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Marcos Medeiros
Marcos Medeiros

O aprendizado é nossa maior e melhor ferramenta para o futuro, mas não necessariamente é a mais fácil

Uma das novas rotinas que o trabalho remoto me trouxe foi a possibilidade de estar mais próxima das minhas duas filhas durante suas lições de casa. Dia sim e outro também, Manuela, 12 anos, repete a mesma frase “Mas para que eu preciso aprender isso?”.

Confesso que nem sempre é fácil explicar a utilidade em aprender sobre as partes da célula de uma planta ou decorar uma tabela periódica “para quem não vai ser cientista”. Mas algumas lições realmente não são simples de entender. Às vezes, demora uma vida inteira.

É menos sobre o que se aprende. No fundo, é sobre nos fazer pensar. Lições nem sempre tão óbvias.

Aliás, o simples fato dela questionar a existência da tal célula, já é um aprendizado.

Entre outras não-obviedades, entender que grande parte do conhecimento não vem apenas dos acertos, da quantidade de notas 10 no boletim. O erro pode ser uma importante fonte de aprendizado, se o encararmos como uma real possibilidade, ao assumirmos riscos.

Na cultura de inovação, o já consagrado “fail fast, learn faster”.

Óbvio, não é sobre errar muito, mas como usamos os erros para evoluir.

A Apple é um belo exemplo disso: para cada 10 produtos de sucesso, um fracasso retumbante. Lembra do Apple Cube? Então.

O que faz a diferença é como encaramos o erro e decidimos seguir em frente. Isso vale tanto para a aula de botânica da Manu, quanto para os percalços ao longo da carreira ou da vida adulta.

Ter passado por experiências que somaram erros aos acertos me trouxe a capacidade de ver além do momento presente. Um bom marinheiro não se faz sem tempestades.

Tal como no mar, os CEOs devem ter clareza da visão, sem isso, a tripulação fica sem rumo. Aliás, é o que propõe o autor e palestrante Simon Sinek. No lugar do tradicional Chief Executive Officer, um novo título: Chief Vision Office.

Independentemente da sigla escolhida, a visão, aliada a um propósito verdadeiro, consegue transformar inquietação e indignação em ação. E, felizmente (ou infelizmente para alguns), descobrir essa motivação pessoal não está em nenhuma aula de MBA ou podcast da moda.

E, sim, é possível combinar propósito e lucro. Precisamos repensar as habilidades necessárias para que líderes possam focar na rentabilidade do seu negócio, sem sacrificar seu bem mais poderoso: as pessoas.

Uma marca pode oferecer um produto (ou serviço) melhor e ainda impactar positivamente o seu entorno. Ganha a comunidade, ganham os colaboradores e os consumidores. Comunidades fortalecidas alimentam senso de pertencimento e bem-estar, gerando oportunidade de grandes realizações coletivas.

Nessa grande jornada do conhecimento, às vezes o grande aprendizado é desaprender, por mais contraditório que isso pareça. Esse é o caso do “Livro da Desreceita”, da empresa que lidero, que foi desenhado como um fichário, para garantir que os colaboradores pudessem acolher a constante transformação do mercado – substituindo páginas, reorganizando alguns capítulos e incluindo novos e, por que não, jogar fora outros. Um trabalho feito a muitas mãos e que concretizou não só a minha visão, como a de todos que estão comigo a bordo.

É dele que trago uma última reflexão: o aprendizado é nossa maior e melhor ferramenta para o futuro, mas não necessariamente é a mais fácil. Demanda curiosidade, humildade e disposição. Sem isso, corremos o risco de acreditar que o que sabemos é suficiente. E, se tem algo que o tempo provou, é que as pessoas mais confortáveis com seu conhecimento são as primeiras a descobrir o tamanho de sua ignorância.

Steve Jobs já falava: “Você não consegue ligar os pontos olhando para frente, você só consegue ligá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos vão se conectar no futuro”. Seja você um CEO, um navegador, um líder ou a Manu.

Luciana Rodrigues é CEO e presidente da Grey Brasil, conselheira do board da Junior Achievement, membro do conselho MMA Brasil e do comitê estratégico de presidentes da Amcham. Também é aluna de pós-graduação em neurociências e comportamento.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • colunas
  • Erros
  • evolução
  • FORBES
  • Forbes Mulher
  • lições
  • Luciana Rodrigues

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

  • Divulgação/Suzano

    Suzano Fecha 1º Trimestre com Resultado Operacional Abaixo do Esperado

  • CSN

    Prejuízo da CSN no 1º Trimestre Sobe para R$ 731,6 Mi

  • Por Que a Geração Z Tem Dificuldade em Encontrar a Felicidade

  • GOL

    GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.