É um dia típico para Emma Grede, que acabou de falar ao telefone com Kris Jenner e agora está correndo por Los Angeles para encontrar Khloé Kardashian para uma sessão de fotos. “Converso com todos eles todos os dias”, diz ela sobre as Kardashians. “Quero dizer, nós não nos falamos muito nos fins de semana.”
O contato regular é parte do curso para a empresária de 39 anos, já que ela – junto com seu marido, Jens – se tornaram alguns dos colaboradores mais próximos das Kardashians em sua transição da realeza da televisão para empreendedoras experientes. Juntos, os dois ajudaram a lançar e administrar três empresas com a família, incluindo a linha de shapewear de Kim Kardashian, Skims (Jens é cofundador e CEO, Grede é sócia fundadora e diretora de produtos). Grede também é cofundadora e CEO da Good American, marca de moda inclusiva que ela começou com Khloé em 2016. Ela também é cofundadora da nova empresa de produtos de limpeza de Kris Jenner, Safely, que eles lançaram em março do ano passado.
“Parte da beleza da parceria com as Kardashians é que somos todos muito claros sobre nossos papéis e o que estamos fazendo, mas há um enorme respeito um pelo outro e pelo que cada pessoa”, diz Grede.
“Emma é uma das pessoas mais trabalhadoras que conheço. Ela não apenas se envolve em todos os componentes do negócio, mas consistentemente o avança para o que uma marca de moda moderna e inclusiva pode e deve ser.”, diz Khloé Kardashian.
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Com muitos desses negócios decolando, Grede ganhou um lugar ao lado de Kim e Kris na lista da Forbes de 2022 das mulheres mais ricas dos EUA. A Forbes estima que Grede vale R$ 1,8 bilhão devido, em grande parte, à participação de quase 8% na Skims, que foi avaliada em R$ 16 bilhões em janeiro. O resto de sua fortuna vem de possuir cerca de 23% da Good American, 22% da Safely e participações menos valiosas na Frame e Brady, empresas cofundadas por seu marido: a última é uma colaboração com a lenda da NFL Tom Brady.
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Grede pode ser mais conhecida por pessoas de fora da indústria da moda como jurada convidada no Shark Tank. Ela diz que assumiu o papel para ajudar a chamar a atenção para negócios de propriedade de negros subfinanciados. Ela também é presidente do 15% Pledge, uma campanha iniciada após o assassinato de George Floyd em maio de 2020 que pede aos varejistas que comprometam 15% de seu espaço de prateleira com marcas de propriedade de negros (os signatários do compromisso incluem Nordstrom, Sephora e Macy’s).
“Quando eu vim para os Estados Unidos, me fizeram muitas perguntas sobre ser uma mulher negra nos negócios e, honestamente, essa nunca foi realmente minha realidade ou experiência na Europa, que era algo que as pessoas me questionavam”, diz Grede. O movimento de justiça racial nos últimos dois anos – juntamente com seu próprio perfil crescente – a fez querer agir. “Senti que com minha posição e o que consegui construir para mim e por estar onde estou agora na minha vida, a coisa certa a fazer seria alavancar isso.”
Grede pode ser rica e famosa agora, mas tem sido uma longa jornada até este ponto. Crescendo como uma das quatro filhas de uma mãe solteira no leste de Londres, ela se lembra de trabalhar na distribuição de jornais e outros trabalhos temporários desde os 12 anos. Ela usava seus trocados para comprar revistas de moda. “Eu cresci nos anos 1980 e Londres era apenas o coração da indústria da moda. Para mim era tudo sobre as supermodelos”, diz. “Eu estava obcecada por Kate [Moss], Naomi [Campbell], Linda [Evangelista] e Helena [Christiansen]. Era quase uma sensação de escapismo, poder olhar para a moda.”
As dificuldades financeiras significaram que a jovem Grede teve que abandonar a London School of Fashion e aceitar um emprego em uma fábrica, o que acabou sendo uma bênção disfarçada. Percebendo a luta dos designers de moda para conseguir patrocínios, ela teve a ideia de seu primeiro negócio, uma agência que conectaria designers com financiamento. Aos 24 anos, ela lançou a ITB (Independent Talent Brand), uma empresa de marketing e entretenimento que cresceu na década seguinte antes de ser vendida para a empresa de marketing Rogers & Cowen em 2018.
Grede conheceu os Kardashians enquanto ela estava construindo sua agência. Lá ela também conheceu seu marido, que foi um de seus primeiros investidores. Ele e o parceiro de negócios Erik Torstensson dirigiam a agência de marketing Saturday Group, com sede em Londres. Ela frequentemente esbarrava com a matriarca da família em desfiles de moda e eles discutiam as carreiras de suas filhas. “Se você trabalha com marketing de entretenimento, você não está realmente no negócio a menos que esteja trabalhando com Kris Jenner”, diz Grede. Então, quando ela teve a ideia de uma empresa de moda inclusiva, inspirada no que ela via como a falta de marcas genuinamente diversas e “positivas para o corpo”, ela imediatamente a levou para Jenner, que sugeriu lançá-la para Khloé. Grede voou para Los Angeles na semana seguinte.
A irmã Kardashian diz que foi convencida com a visão “cristalina” de Grede para a empresa. “Era tão evidente que ela estava realmente empenhada em trabalhar para mudar o jogo da moda, engajar autenticamente todas as mulheres e ser pioneira na inclusão”, disse Khloé à Forbes. “Emma também é uma das pessoas mais trabalhadoras que conheço. Ela não apenas mergulha em todos os componentes do negócio – desde a concepção até o desenvolvimento e a execução, mas ela constantemente o avança para o que uma marca de moda moderna e inclusiva pode e deve ser. Eu sabia que tinha que me juntar a ela na jornada.”
A Good American, que é rara em sua oferta de tamanhos que variam de 34 a 42, afirma ter encenado o maior lançamento de jeans da história quando estreou em 2016, vendendo R$ 5 milhões em seu primeiro dia de lançamento. Uma razão para o seu sucesso é o quão tecnicamente difícil é fazer tantos tamanhos.” Desde então, a marca se expandiu para roupas de banho, sapatos e muito mais. Recentemente, chamou a atenção o lançamento de um par de jeans temáticos dos anos 1990 com um padrão de pequenos furos quadrados para cima e para baixo nas calças.
Grede, que se mudou com o marido para Los Angeles em 2017 para estar mais próxima do clã e do importante mercado americano, diz que administra “tudo em todas as facetas do negócio”, enquanto Khloé está focada em design e marketing. A estrela do reality show é frequentemente apresentada como modelo no site da Good American e apimenta sua página no Instagram, que tem impressionantes 250 milhões de seguidores, com fotos de si mesma vestida.
O analista da BMO Capital Markets, Simeon Siegel, diz que ter uma “máquina de marketing integrada” como as Kardashians pode ser incrivelmente valioso. “Em geral, vimos que as empresas funcionam melhor quando os construtores de marca se unem a operadoras que também vêm junto com o suporte inicial do público”, diz Siegel, embora observe que a parceria com uma celebridade não é suficiente para se tornar um mercado hipercompetitivo. da indústria da moda.
“A empresa com o melhor produto e nenhum público, ou a empresa com o melhor público e nenhum produto simplesmente não são empresas”, diz Siegel. “As empresas precisam fazer tudo.”
Grede diz que “parecia uma parceria muito natural e fácil” quando ela e seu marido foram escolhidos por Kim para ajudar a lançar Skims em 2019. Enquanto Jens lidera o dia a dia de operações para a linha de moda shapewear, Grede se concentra em design, produção, planejamento e merchandising como diretora de produtos da empresa. “Estou realmente seguindo o exemplo de Kim”, diz Grede. “Skims é a visão de Kim, é sua ideia, é sua estética. Meu trabalho é tornar isso possível e fazer acontecer.”
No geral, seu tempo é dominado principalmente por seu trabalho com a Good American e com a Skims. Mas há muito mais em seu board, incluindo seus deveres como mãe de quatro filhos (ela teve gêmeos por meio de uma barriga de aluguel em 2021). Ela faz malabarismos com isso, diz ela, e sabe quando delegar. Ela contratou outra pessoa para atuar como CEO da Safely “porque simplesmente não sou a melhor pessoa para administrar uma empresa de produtos de limpeza”. “Sou mãe de quatro filhos e tenho meus compromissos sem fins lucrativos, que consomem muito tempo, mas, como qualquer pessoa, não faço nada sozinha”, diz Grede. “Tenho pessoas incríveis ao meu redor, mas, como mãe que trabalha, quero ser realmente honesta sobre isso. Não acredito que tenho tudo.”