As quatro brasileiras que concorriam ao prêmio Rise and Raise Others (“Uma Sobe e Puxa Outra”, em tradução livre), da ONU, foram premiadas por sua atuação em torno do empoderamento feminino em diversos setores. “Esse prêmio é sobre quatro mulheres brasileiras que trabalham a inclusão e diversidade para milhares de invisíveis que precisam apenas de uma oportunidade”, diz Carmela Borst, uma das vencedoras e fundadora da edtech SoulCode Academy, que combate o desemprego por meio da educação em tecnologia.
Na conferência Makers 2022, realizada ontem (26), na Califórnia, também foram premiadas Carolina Videira, fundadora da Ong Turma do Jiló, Regina Markus, pesquisadora e Professora Emérita do Instituto de Ciências Biológicas da USP, e Marienne Coutinho, sócia da consultoria KPMG e cofundadora do Conselheiras 101. Elas foram eleitas em categorias distintas: Carmela em Educação, Carolina em Redução de Desigualdades, Regina em Saúde e Bem-estar e Marienne em Equidade de Gênero.
A escolha foi feita por júri e votação popular até a última terça-feira (25) no site da ONU Mulheres e levou em conta os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pelas Nações Unidas.
Além das brasileiras, foram premiadas mulheres da Índia, EUA, Nepal, Bahrein, Polônia e Nigéria. “Esse prêmio é importante para reforçar a importância de termos mais mulheres e diversidade na alta liderança das empresas”, diz Marienne Coutinho, da KPMG, que fomenta a diversidade nos conselhos de administração.
Conheça as quatro vencedoras brasileiras.