Tânia Otranto gosta de desafios – nos dias de férias, por exemplo, pode percorrer o caminho de Santiago de Compostela ou escalar cinco mil metros até o acampamento de base do Monte Everest. “Sempre gostei de pegar um problema bem grande e tentar resolvê-lo da melhor forma”, conta. É um modus operandi que a empresária paulistana leva para a vida profissional: “Metas difíceis me trazem disciplina”, explica.
Talvez por isso, há 25 anos, quando resolveu empreender na tentativa de obter controle sobre a própria carga de trabalho, o resultado ganhou a forma de uma das maiores empresas de comunicação de moda do país: a MKTMix. Fundada em 1997 ao lado de Balia Lebeis, e desenvolvida depois ao lado de Roberto Ethel, a trajetória da MKT (como foi apelidada carinhosamente) se confunde com a história da moda brasileira no século 20, acompanhando o nascimento e crescimento de diversas marcas e criadores.
Leia mais: Lize Bartelli: “Fazer o repetitivo porque deu certo é se acomodar no sucesso”
Ao longo de duas décadas e meia, a MKTMix passou por grandes mudanças para acompanhar o mercado de comunicação, sendo a mais recente delas a adição de Flávia Denser ao time. Com 22 anos de experiência no mercado publicitário, Flávia chegou há quatro para trazer um olhar fresco à agência, ocupando a posição de chefe de operações. “Já não existe ‘on’ e o ‘offline’. Uma pessoa que não consegue ver todas as frentes, perde” exemplifica Flavia. O mote é renovar, sem esquecer a essência. “Na comunicação, fala-se muito do que é ‘a bola da vez’. O segredo do sucesso é não esquecer antes de evoluir”, revela.
Celebrando a data, a agência aposta agora em uma plataforma de entretenimento no metaverso, batizada de “Pavileon”. Criado em parceria com a I. Produce, empresa comandada por Maurício Borges, o ambiente digital oferece um showroom de todas as marcas da MKTMix (incluindo ainda a possibilidade de se pegar looks emprestados, como ocorre no acervo real, no plano físico).
Segundo Tânia, conquistas como essa são resultado do trabalho em equipe. “Nunca tivemos medo nem acreditamos que faríamos isso sozinhos. Sempre acreditamos que as pessoas podem agregar e trazer um novo olhar para a gente”, completa.
A seguir, Tânia e Flavia respondem ao questionário de “A Mulher de Sucesso”
O sucesso para você, hoje, significa o quê?
T: Acreditar que tudo é possível, se feito de forma legal e honesta.
F: O segredo do sucesso é se cercar de pessoas que te motivam e têm uma troca contínua. É ser saudável no pessoal e profissional.
Qual pessoa, para você, traduz a ideia de sucesso atualmente? Por quê?
T: Michelle Obama. Ela resume tudo o que eu acredito que é sucesso.
F: Rita Lee, uma mulher fortíssima e sempre à frente do seu tempo. Ela escolheu várias bandeiras e é talentosíssima.
Uma qualidade que todas as mulheres de sucesso têm em comum, na sua opinião?
T: A mulher é muito resiliente; sabe ser persistente para chegar onde quer.
F: Mulheres que entenderam que juntas somos mais fortes. As mulheres de sucesso de hoje puxam umas às outras para cima.
Qual o melhor conselho, pessoal ou profissional, que você já ouviu na sua vida?
T: O meu veio do meu pai, que foi um grande profissional: “sempre acreditar na sua intuição e no seu potencial.”
F: “O tamanho do problema é o tamanho que a gente dá para ele.” E “dorme e acorda” [risos], porque, nesse imediatismo, a gente acha que tudo é para agora, mas temos que ter tempo para digerir. São coisas que escutei no começo da carreira e uso até hoje.
Uma coisa que você mudaria sobre a sua profissão?
T: Olhando um pouco da minha história, eu mudaria, lá no começo, a minha maneira de gerir. Talvez teria sido mais fácil se eu tivesse evoluído como líder com o aprendizado que eu tenho hoje.
F: Eu acho que tem que existir mais espaço para mulheres; ainda é um mercado muito pautado pelo machismo. Na MKTMix somos 85% mulheres, mas ainda temos muito para evoluir.
Qual foi o maior desafio da sua carreira profissional?
T: Montar a MKTMix, tornar-se empreendedora.
F: O desafio de gerir a MKT na pandemia e tomar decisões que impactaram diretamente na vida das pessoas.
Como lidar quando os planos não têm sucesso?
T: Se reconhece um profissional nos momentos de pressão, então a primeira coisa é parar e respirar. O maior acerto é assumir que deu errado e ter calma para tentar achar soluções, contando com várias cabeças pensantes.
F: Nosso mercado não é uma ciência exata. É o esforço que vai te deixar proficiente e garantir aprendizados. É preciso conversar e entender os erros.
Do que você abriu mão na vida pessoal, em nome do nome do sucesso profissional?
T: De ter morado em outro país.
F: Eu cheguei a trabalhar 16, 18 horas por dia, então abri mão da saúde, mesmo. Perdi vários aniversários de família e fiquei muito doente.
Do que você jamais abrirá mão em nome do sucesso?
T: Uma coisa eu fiz direito: nunca abri mão dos momentos com a minha família, sempre tive o equilíbrio. Ia buscar minhas filhas na escola e almoçava com elas. Nunca abri mão do que é, de fato, o mais importante para mim: a convivência com a minha família.
F: Trabalhar em um lugar que não vai de acordo com os meus valores. Eu sempre acordo tentando ser melhor do que eu fui ontem. Para mim isso é inegociável.
Com Sofia Mendes
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.