Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / Tânia Otranto e Flávia Denser, da MKTMix, revelam segredo do sucesso

Tânia Otranto e Flávia Denser, da MKTMix, revelam segredo do sucesso

Empresa, que é uma das maiores de comunicação de moda do país, completa 25 anos em 2022

Donata Meirelles
21/10/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Flávia Denser e Tânia Otranto, da MKTMix

Tânia Otranto gosta de desafios – nos dias de férias, por exemplo, pode percorrer o caminho de Santiago de Compostela ou escalar cinco mil metros até o acampamento de base do Monte Everest. “Sempre gostei de pegar um problema bem grande e tentar resolvê-lo da melhor forma”, conta. É um modus operandi que a empresária paulistana leva para a vida profissional: “Metas difíceis me trazem disciplina”, explica.

Talvez por isso, há 25 anos, quando resolveu empreender na tentativa de obter controle sobre a própria carga de trabalho, o resultado ganhou a forma de uma das maiores empresas de comunicação de moda do país: a MKTMix. Fundada em 1997 ao lado de Balia Lebeis, e desenvolvida depois ao lado de Roberto Ethel, a trajetória da MKT (como foi apelidada carinhosamente) se confunde com a história da moda brasileira no século 20, acompanhando o nascimento e crescimento de diversas marcas e criadores.

Leia mais: Lize Bartelli: “Fazer o repetitivo porque deu certo é se acomodar no sucesso”

Ao longo de duas décadas e meia, a MKTMix passou por grandes mudanças para acompanhar o mercado de comunicação, sendo a mais recente delas a adição de Flávia Denser ao time. Com 22 anos de experiência no mercado publicitário, Flávia chegou há quatro para trazer um olhar fresco à agência, ocupando a posição de chefe de operações. “Já não existe ‘on’ e o ‘offline’. Uma pessoa que não consegue ver todas as frentes, perde” exemplifica Flavia. O mote é renovar, sem esquecer a essência. “Na comunicação, fala-se muito do que é ‘a bola da vez’. O segredo do sucesso é não esquecer antes de evoluir”, revela.

Celebrando a data, a agência aposta agora em uma plataforma de entretenimento no metaverso, batizada de “Pavileon”. Criado em parceria com a I. Produce, empresa comandada por Maurício Borges, o ambiente digital oferece um showroom de todas as marcas da MKTMix (incluindo ainda a possibilidade de se pegar looks emprestados, como ocorre no acervo real, no plano físico).

Segundo Tânia, conquistas como essa são resultado do trabalho em equipe. “Nunca tivemos medo nem acreditamos que faríamos isso sozinhos. Sempre acreditamos que as pessoas podem agregar e trazer um novo olhar para a gente”, completa.

A seguir, Tânia e Flavia respondem ao questionário de “A Mulher de Sucesso”

O sucesso para você, hoje, significa o quê?
T: Acreditar que tudo é possível, se feito de forma legal e honesta.

F: O segredo do sucesso é se cercar de pessoas que te motivam e têm uma troca contínua. É ser saudável no pessoal e profissional.

Qual pessoa, para você, traduz a ideia de sucesso atualmente? Por quê?
T: Michelle Obama. Ela resume tudo o que eu acredito que é sucesso.

F: Rita Lee, uma mulher fortíssima e sempre à frente do seu tempo. Ela escolheu várias bandeiras e é talentosíssima.

Uma qualidade que todas as mulheres de sucesso têm em comum, na sua opinião?

T: A mulher é muito resiliente; sabe ser persistente para chegar onde quer.

F: Mulheres que entenderam que juntas somos mais fortes. As mulheres de sucesso de hoje puxam umas às outras para cima.

Qual o melhor conselho, pessoal ou profissional, que você já ouviu na sua vida?

T: O meu veio do meu pai, que foi um grande profissional: “sempre acreditar na sua intuição e no seu potencial.”

F: “O tamanho do problema é o tamanho que a gente dá para ele.” E “dorme e acorda” [risos], porque, nesse imediatismo, a gente acha que tudo é para agora, mas temos que ter tempo para digerir. São coisas que escutei no começo da carreira e uso até hoje.

Uma coisa que você mudaria sobre a sua profissão?

T: Olhando um pouco da minha história, eu mudaria, lá no começo, a minha maneira de gerir. Talvez teria sido mais fácil se eu tivesse evoluído como líder com o aprendizado que eu tenho hoje.

F: Eu acho que tem que existir mais espaço para mulheres; ainda é um mercado muito pautado pelo machismo. Na MKTMix somos 85% mulheres, mas ainda temos muito para evoluir.

Qual foi o maior desafio da sua carreira profissional?

T: Montar a MKTMix, tornar-se empreendedora.

F: O desafio de gerir a MKT na pandemia e tomar decisões que impactaram diretamente na vida das pessoas.

Como lidar quando os planos não têm sucesso?

T: Se reconhece um profissional nos momentos de pressão, então a primeira coisa é parar e respirar. O maior acerto é assumir que deu errado e ter calma para tentar achar soluções, contando com várias cabeças pensantes.

F: Nosso mercado não é uma ciência exata. É o esforço que vai te deixar proficiente e garantir aprendizados. É preciso conversar e entender os erros.

Do que você abriu mão na vida pessoal, em nome do nome do sucesso profissional?

T: De ter morado em outro país.

F: Eu cheguei a trabalhar 16, 18 horas por dia, então abri mão da saúde, mesmo. Perdi vários aniversários de família e fiquei muito doente.

Do que você jamais abrirá mão em nome do sucesso?

T: Uma coisa eu fiz direito: nunca abri mão dos momentos com a minha família, sempre tive o equilíbrio. Ia buscar minhas filhas na escola e almoçava com elas. Nunca abri mão do que é, de fato, o mais importante para mim: a convivência com a minha família.

F: Trabalhar em um lugar que não vai de acordo com os meus valores. Eu sempre acordo tentando ser melhor do que eu fui ontem. Para mim isso é inegociável.

Com Sofia Mendes

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • A Mulher de Sucesso
  • Donata Meirelles
  • sucesso

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.