Quem tem filhos já passou por isso alguma vez. Sendo Covid-19, gripe ou um resfriado comum, pais e mães podem relembrar de quando procuraram por remédios na farmácia tarde da noite, preocupados e lendo a bula com a esperança de que isso vá ajudar seu filho, de preferência sem grandes efeitos colaterais.
Foi uma experiência semelhante que levou Jessica Biel, atriz, produtora e mãe, a ligar para seu amigo Jeremy Adams para um papo sobre saúde para crianças.
Leia também: Aos 16 anos, nova piloto da Ferrari chega à Itália e sonha correr na F1
Enquanto os dois liam as bulas de remédios infantis comuns, eles ficaram surpresos ao encontrar ingredientes artificiais, químicos derivados de petróleo e aditivos. Ingredientes que fizessem com que não se sentissem confortáveis para dar aos seus filhos, especialmente quando estivessem doentes e fragilizados.
“Jessica e eu temos filhos de idades próximas”, disse Jeremy Adams, CEO e cofundador da KinderFarms. “Tivemos a nossa primeira ligação e compartilhamos experiências em ler bulas de remédios, sem ter certeza do que continha naquelas listas de ingredientes, e em estarmos preocupados de dar ingredientes artificiais cotidianamente para nossas crianças. Então, por que daríamos isso a elas quando estivessem doentes?”
“Não consegui entender nenhum desses ingredientes”, disse Biel. “Nem mesmo consegui pronunciá-los. Como devo dá-los às minhas crianças? Mas não tinha outras opções. Então cruzei meus dedos e fechei meus olhos para isso, torcendo para que meus filhos não ficassem piores.”
Toda semana, 10% das crianças usam remédios liberados para tosse e resfriados, os quais incluem anti-histamínicos, descongestionantes e expectorantes – contabilizando, aproximadamente 95 milhões de unidades. A FDA (Food and Drug Administration), agência de vigilância de alimentos e medicamentos dos EUA, apoiou o uso desse tipo de medicação em crianças pela primeira vez em 1976, mesmo com a falta de dados apoiando a segurança e a eficácia deles na população pediátrica. Como resultado disso, orientações de dosagem foram estabelecidas utilizando dosagens adultas e sem testagem apropriada para crianças. Logo, a preocupação com a efetividade desses remédios tem crescido na comunidade pediátrica.
Biel e Adams compartilharam essa preocupação e começaram a discutir maneiras de dar mais opções às famílias em relação à medicação de suas crianças.
“Mesmo se tiver somente cinco a sete ingredientes, consigo ler a bula do medicamento e entender o que ele contém – isso já seria de grande ajuda”, afirmou Jessica Biel. “Basicamente, somos somente dois pais buscando uma solução no meio da noite, preocupados e tentando tomar a melhor decisão que conseguimos para nossa família”. E foi assim que nasceu a KinderFarms.
Ingredientes puros e eficazes
No dia 15 de novembro de 2022, KinderFarms, a Kinder Farmaceutical Company, oficialmente anunciou o lançamento da KinderMed, uma linha de medicamentos naturais para crianças feita com ingredientes puros e de eficácia cientificamente comprovada. “Criamos a KinderMed porque acreditamos que nenhum pai deveria decidir entre algo natural ou efetivo em relação aos produtos de saúde de seus filhos”, disse Biel.
A KinderFarms se dedica a providenciar alternativas efetivas e com propósito para as arcaicas medicações liberadas contra a tosse e para produtos de saúde vendidos nos corredores das farmácias. Seus produtos não têm adoçantes, saborizantes ou cores artificiais e são veganos, kosher e, naturalmente, sem glúten.
Desenvolvida por cientistas e pediatras, o objetivo da KinderMeds é levar os mesmos ingredientes com ativa efetividade que já são de confiança das famílias, mas sem a longa lista de ingredientes inativos, como corantes, saborizantes e adoçantes artificiais, parabenos, alérgenos alimentares comuns, álcool ou produtos derivados de petróleo.
Quando Biel e Adams começaram a trabalhar com a sua equipe de especialistas, a primeira pergunta feita foi: “Como podemos retirar ingredientes artificiais desnecessários?” Eles aprenderam que é possível retirar muitos ingredientes artificiais porque uma grande parcela deles é inativa.
Além disso, pesquisadores do Hospital de Mulheres em Brigham, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e outros especialistas determinaram que 90% de todas as medicações orais têm pelo menos um ingrediente capaz de causar reações adversas. O estudo mostra que os ingredientes inativos adicionados são capazes de melhorar o sabor de uma pílula, o tempo de armazenamento, a absorção do medicamento, entre outras características.
Depois de removerem o que era desnecessário, eles começaram a buscar o que poderia ser reintroduzido que é saudável e que se encaixa no valor da KinderFarms para fornecer produtos seguros, naturais e efetivos.
“Nas outras áreas de lojas, de alimentos a bebidas, há opções para famílias buscando por ingredientes e bulas naturais, nos quais foram retirados os ingredientes artificiais, produtos derivados do petróleo, entre outros”, explicou Adams. “Infelizmente, não estávamos encontrando isso nos corredores de remédios. Então, nos unimos e estamos animados para fazer algo para nossas famílias, além de oferecer o mesmo para os outros porque acreditamos que podemos ter valores em comum.”
Cuidado com os filhos foi motivação
Com a KinderFarms, Biel se une a um pequeno grupo celebridades mães e empreendedoras que começaram companhias focadas em crianças. Enquanto Gwen Stefani faz produtos de moda para o público infantil, Jessica Alba tem uma linha de produtos de higiene infantil e sustentável e Biel foca em medicina.
“Se tornar mãe muda sua vida inteira”, afirmou Jessica Biel. “Tudo se transforma e você começa a pensar ‘Nossa, tenho uma responsabilidade com esses pequenos humanos’. Também tenho uma obrigação comigo mesma, além da responsabilidade de deixá-los seguros, de inspirá-los e de ajudá-los a encontrar seus caminhos. Por isso, eles se tornam um foco maior em nossas vidas.”
Como mãe, pai ou responsável, você também se torna o defensor da sua criança. Isso pode estar relacionado à educação, a ter melhores oportunidades e, claro, à saúde deles. Adams e Biel concordam sobre esse ponto.
“Essa companhia começou com o problema de novos pais encontrando novos problemas”, Adams disse. “Precisávamos de soluções para esses problemas. E, assim, começamos a procurar por respostas. Quando percebemos que medicações naturais eram possíveis, pensamos que essa deveria ser uma opção que todos deveriam ter. Dessa maneira, nos tornamos defensores de remédios naturais e de providenciar opções para famílias que compartilham dos nossos valores.”
Jessica Biel também pontuou que ser cuidador também é um igualizador universal. Apesar de seu status de celebridade, quando se é pai ou mãe, não importa se ela ou ele tem um filho de dois anos, já que todos têm experiências similares.
Falando do papel de defensora da saúde de suas crianças, Biel e Adams são fortemente motivados a tentar usar o que aprenderam para tornar as jornadas de outros pais mais fácil.
Leia também: Mentorias de carreira estimulam a confiança de meninas, diz estudo
Adams também disse que, independentemente da medicação usada, você deve buscar por aqueles ingredientes da frente dos remédios que sejam aprovados e efetivos.
“Isso é algo que os pais geralmente não percebem”, afirmou Adams. “Há muitos produtos no mercado que não têm medicamentos reais neles. Assim, entender que você verá de cara se a medicação é real é algo importante de entender. Se você quer um medicamento com ingredientes naturais e simples, você pode ler. Sugerimos que você busque por produtos que disponham de maneira orgulhosa e confiante os seus elementos nas embalagens para que você consiga escolher o que dar às suas crianças. Algo que aprendemos foi olhar prateleiras de farmácias, como pais de primeira viagem, e entender o que é realmente medicação, o que é homeopático e o que é suplemento. Isso ajuda se você está tentando encontrar remédios verdadeiros e produtos naturais”.
A KinderFarms também doa 1% das suas vendas a famílias em vulnerabilidade ao redor do mundo, como parte do programa “Para O Planeta” (“For The Planet”, em inglês).