Nas próximas semanas, Daniele Alkmin Carvalho irá representar a empresa Agrorigem by Woman no estande brasileiro do Coffee Festival na Finlândia e, depois, na Estônia. Além de CEO da Agrorigem – empresa de exportação de café –, Carvalho é produtora de cafés especiais e presidente do grupo Mulheres Empreendedoras do Café, que une mulheres envolvidas na cadeia de produção cafeicultora para formação profissional. “Vemos que existe um capricho no trabalho das mulheres e que isso é valorizado”, diz a CEO.
A Agrorigem by Woman é um segmento da Agrorigem, empresa de venda e exportação de cafés especiais, vindo de mulheres produtoras. “O trabalho que fazemos com a produtora traz mais valor ao café que ela produz, porque traz a rastreabilidade do grão, a história da mulher e o processo de produção do lote”, diz Daniele Alkmin.
Leia também: PUSH: evento de carreira feminina tem sua 4ª edição; conheça fundadora
Alkmin já enfrentou obstáculos para vender seus produtos por conta do machismo e, por conta disso, vem trabalhando para que outras mulheres não vivam o problema. Criou o grupo Mulheres Empreendedoras do Café, para a formação das cafeicultoras da Serra da Mantiqueira. Ela está ainda à frente da realização da Empreendedoras do Café Summit 2023, encontro de mulheres cafeicultoras que acontecerá em Santa Rita do Sapucaí (MG) no próximo dia 12 de maio.
Confira outros grupos de mulheres que produzem cafés especiais:
-
Reprodução/Mulheres do Café de Rondônia Mulheres do Café de Rondônia
O grupo foi criado em 2017 pela jornalista Renata Kelly da Silva, após colaborar com um capítulo sobre Rondônia no livro “Mulheres dos Cafés no Brasil”, publicado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Além de participar de eventos, o grupo troca informações sobre a produção do grão, muitos dos quais são premiados e especiais.
-
Reprodução/Associação Mulheres Empreendedoras do Café Associação Mulheres Empreendedoras do Café
Grupo foi criado no whatsapp em 2018 com quatro cafeicultoras de Santa Rita do Sapucaí, na região da Serra da Mantiqueira Mineira. Atualmente são 99 mulheres, tendo à frente a produtora Daniele Alkmin. A associação é voltada à formação profissional, pessoal e comercial, principalmente de grãos especiais.
-
Reprodução/Mulheres do Café do Paraná Mulheres do Café do Paraná
Há 10 anos, o Mulheres do Café nasceu no Norte Pioneiro do Paraná para reunir produtoras no entorno da produção de cafés especiais. Hoje, o grupo reúne mais de 250 mulheres em 11 municípios da região e oferece capacitação e conexão com exportadoras que levam o grão especial paranaense para o mundo todo.
-
Reprodução/Cerejas do Café Cerejas do Café
O grupo nasceu em 2018 no whatsapp, com 10 cafeicultoras, e há cerca de um ano se tornou uma associação. São 270 mulheres, com a presidência a cargo da produtora Laís Peixoto Faleiros, de Ibiraci (MG), região grudada na Alta Mogiana, em São Paulo, onde está a maior parte das associadas. O grupo promove um concurso anual e diversas ações de capacitação e formação, especialmente na produção de grãos especiais.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Cocatrel Cafeína Cocatrel
O Cafeína Cocatrel é formado por mulheres envolvidas na produção do café que fazem parte da Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas, MG). O grupo investe em capacitação, cursos, encontros e trocas de experiências para que elas apliquem em suas propriedades. Entre os conhecimentos oferecidos, estão todos os processos de produção, incluindo cafés especiais, e o caminho que o café percorre ao consumidor. Em 2019, a Cocatrel exportou os primeiros cafés produzidos pelas mulheres do grupo.
-
Reprodução/IWCA Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil
O grupo nasceu em 2012, ligado ao IWCA (International Women’s Coffee Alliance, em inglês), organização sem fins lucrativos, criada em 2003 com mulheres da indústria do café dos EUA e Nicarágua. Hoje, há 22 países integrados. No Brasil são cerca de 170 cafeicultoras, a maioria dos integrantes da entidade, além de empresas como Olam e Três Corações entre os associados.
-
Reprodução/AMEcafé Mantiqueira AMEcafé Mantiqueira
A Associação de Mulheres Empreendedoras de Café da Serra da Mantiqueira nasceu em 2017 com 28 mulheres. Hoje são 80 integrantes, entre catadoras, produtoras e proprietárias da agricultura familiar de municípios da Mantiqueira de Minas Gerais. Nasceu para evidenciar o trabalho feminino, indo do cultivo ao comércio de grãos premium e criação de marcas. Há encontros e cursos regulares, além da presença nas redes sociais.
Mulheres do Café de Rondônia
O grupo foi criado em 2017 pela jornalista Renata Kelly da Silva, após colaborar com um capítulo sobre Rondônia no livro “Mulheres dos Cafés no Brasil”, publicado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Além de participar de eventos, o grupo troca informações sobre a produção do grão, muitos dos quais são premiados e especiais.