Quando Tania Bulhões abriu sua primeira loja, há mais de três décadas, em Uberaba, seu objetivo era produzir sua arte e conseguir viver dela. “Quando você fala que quer pintar ninguém te dá crédito, então fui muito feliz”, reflete. Ela foi além: hoje, a marca de Tania é sinônimo de luxo e qualidade em louças e housewear, e tem 33 lojas espalhadas por 12 estados brasileiros. Dessas 33, 28 foram abertas nos últimos cinco anos, seguindo um processo de expansão capitaneado por Virgílio Castro Cunha, filho da fundadora e CEO da empresa.
A última conquista, inclusive, foi internacional: a compra da francesa Royal Limoges, casa de porcelana com mais de dois séculos de história, após dois anos de negociações. A fábrica já era responsável por 50% da produção das louças Tania Bulhões, e o objetivo agora é modernizar e expandir a operação. “As pessoas começaram a esperar para ter os aparelhos de jantar. Foi um caminho natural”, conta a empresária.
Seguindo o caminho de crescimento, a marca se prepara para abrir uma loja que engloba, além de seus produtos, móveis de design, peças de galeria de arte e objetos de artistas variados. Nas palavras de Tania: “Eu quero que essa loja nova respire arte”.
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Da arte veio, para ela retorna. Hoje, Tania é responsável por toda a parte criativa da sua marca, sua parte favorita, sendo dela todos os desenhos das louças e produtos Tania Bulhões. “Sentar à mesa é um dos momentos mais deliciosos da vida. Criar esse momento, com o ato de reunir as pessoas é o que mais me encanta”, explica. Tudo pensado para criar momentos especiais todos os dias: “Eu gosto de uma elegância muito descontraída. Não gosto de coisas que só são usadas em casos especiais – a vida é hoje.”
A seguir, os principais momentos da conversa com Tania Bulhões:
Herança de família
A minha família é mineira tradicional, e minha avó já montava mesas – ela tinha uma porcelana [Royal] Limoges, mas um fogão a lenha. Eu conheci a Limoges pela minha avó, então sabia que era uma coisa boa.
Royal Limoges
Eu já tinha vontade de comprar a fábrica há tempos porque a gente não conseguia produzir o que vendia. As pessoas começaram a esperar para ter os aparelhos de jantar. Então foi um caminho natural. Já tem 2 anos que estamos nessa negociação. Já estive lá e já comecei a imaginar os meus novos projetos. Depois a ideia é fazer muitos investimentos na fábrica. A marca Royal Limoges vai continuar a existir porque é um nome com mais de 200 anos. É uma marca muito importante na França. É um valor que a gente vai agregar.
Sucesso é…
Poder fazer e ser reconhecida pela minha arte. O que me deixa feliz é poder me expressar pela minha arte. Quando você fala que vai querer pintar ninguém te dá crédito, então fui muito feliz. Não tenho intenção de parar porque tenho tanta curiosidade, e acho que isso leva a gente pro sucesso. Claro, isso e muito trabalho.
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
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