Desde que foi fundada em 2017 por Fernanda Ribeiro e seu companheiro, Sérgio All, a Conta Black foi presidida pelo empresário e teve Ribeiro como CCO, à frente da comunicação e cultura da empresa. Agora, ela assume como CEO da fintech focada em desburocratizar o acesso a serviços bancários para o público negro, e All inicialmente será co-CEO e chairman da empresa. “No mercado financeiro, existem poucas lideranças femininas e menos ainda líderes pretas. É super importante trazer essa representatividade entregando resultados.”
O pragmatismo e o foco para os números levaram Ribeiro a assumir a cadeira, mas não sem uma preparação de mais de um ano buscando referências e autoconhecimento. “Quando a gente fala sobre liderança feminina existe um estereótipo de que a mulher lidera de um jeito mais doce. Mas eu não. Sou pragmática, objetiva e tenho um olhar 360.”
Leia mais:
- Conselho de CEO: executivas dão dicas para alavancar a carreira
- Luana Génot: “Ver mulheres negras na liderança mudou minha perspectiva”
Fernanda Ribeiro decidiu empreender depois de atuar no mercado corporativo e sentir que havia atingido o “teto de vidro”, metáfora usada para representar uma barreira invisível que impede que as mulheres cheguem ao topo. “Percebi que não teria mais chances de crescimento e decidi tirar um ano sabático para pensar em caminhos. O empreendedorismo veio naturalmente.”
Criou, então, o AfroBusiness, entidade sem fins lucrativos que conecta empreendedores pretos, e logo depois veio a Conta Black. “Eu e Sérgio percebemos que existe um gap de acesso financeiro para pessoas pretas e periféricas.”
A Conta Black nasceu como uma conta digital vinculada a um cartão pré-pago e em 2020 se tornou um hub de produtos e serviços financeiros. “Hoje, o cliente da Conta Black tem uma experiência completa de banco, consegue fazer pagamento, transferência, Pix, usar cartão pré-pago”, diz. Os novos projetos incluem uma plataforma de educação financeira, atendimento de telemedicina, fundo de microcrédito, deliveries e marketplaces, entre outros.
Sócios nos dois negócios, Ribeiro e All respeitam as barreiras físicas do escritório e de casa para ter sucesso nas duas áreas. “A gente consegue separar muito bem o que é de trabalho e o que é do nosso relacionamento pessoal. Dentro do trabalho, só falamos de trabalho.”
A nova CEO foi escolhida pela Forbes este ano como uma das 10 Mulheres de Sucesso, lista que destaca figuras femininas inspiradoras em diversas áreas. Além de CEO da Conta Black, ela é também presidente da AfroBusiness e conselheira administrativa do Instituto C&A.