O que é um fracasso? Fiquei pensando sobre isso depois de ver a resposta do jogador de basquete Giannis Antetokounmpo ao dizer se sua equipe fracassou, após a derrota do seu time:
“Não foi um fracasso. Na verdade, foi um passo rumo ao sucesso. Há muitos degraus para se chegar ao sucesso. Michael Jordan jogou por 15 anos e foi campeão 6 vezes. Então os outros 9 anos foram fracassados? É isso que você está me dizendo? Não existe fracasso no esporte. Existem dias bons e dias ruins. Em alguns dias você terá sucesso, em outros, não. Em alguns dias será a sua vez, em outras vezes, não. É disso que o esporte é feito. Você não ganha sempre. Algumas vezes, outras pessoas vencem. E, neste ano, outro time vai ganhar. É simples assim”.
Leia também:
Essa resposta é tão bonita, tão profunda e tão importante, que não vale só para o esporte. Ela vale para tudo na vida, inclusive para os negócios.
Quantas vezes perdemos uma concorrência, não somos escolhidos para um emprego ou para uma oportunidade de trabalho ou simplesmente não conseguimos executar o que planejamos durante nossa vida profissional?
E isso quer dizer que somos um fracasso? Não, claro que não. Isso quer dizer que estamos no processo. E cair é parte desse processo. E levantar para seguir em frente é mais do que parte do processo, é um compromisso nosso com nós mesmos, com nossos valores e nossa caminhada rumo aos nossos objetivos.
O sucesso, como gosto de dizer, não é o fim, o sucesso é a própria jornada. E entender isso faz toda a diferença não só para a saúde dos seus negócios, mas também para a sua saúde mental.
Juliana Ferraz é sócia da Holding Clube e tem quase 30 anos de carreira no universo da comunicação e eventos no Brasil.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.