Empreendedora em série, Tata Estaniecki acumula quase 20 milhões de seguidores no Instagram, TikTok e YouTube – e leva a influência para seus negócios. À frente do PodDelas, um dos maiores podcasts do país, da Louth Shoes, marca de sapatos que toca ao lado da irmã, e da agência de influenciadores Yzi Assessoria, faturou R$ 9,5 milhões em 2022, sem contar a publicidade nas suas redes pessoais com marcas do tamanho de Natura, Nestlé e Amazon. “Toda vez que eu abro um negócio eu falo ‘nunca mais vou abrir nada’. Mas logo que entra na rotina eu penso que dá pra fazer mais”, diz ela, que agora também cuida do recém-chegado Caio, seu segundo filho, de apenas dois dias.
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Foi dessa inquietação que surgiu o PodDelas, no auge do isolamento da pandemia. “Eu estava me sentindo na mesmice, pensando em como me destacar”, lembra. Sucesso de audiência, o programa impulsiona suas redes pessoais e seus outros negócios. Transmitido também no Spotify e Deezer, tem 16 milhões de visualizações mensais no YouTube e uma média de 10 anúncios de publicidade por mês, atraindo marcas como Americanas, Eudora, MAC e L’Occitane. Cortes do podcast também viralizam e pautam discussões nas redes sociais. “Nunca imaginei que grandes mulheres como Bruna Marquezine, Anitta, Sabrina Sato ficariam horas comigo no estúdio.”
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Tata, que tem 29 anos, começou a carreira como modelo aos 12, depois de ser chamada por um olheiro no shopping. Para se manter relevante ao longo desse período, aproveitou a facilidade de navegar em cada uma das redes e une essa habilidade com a dedicação e estudo para trazer uma “publi” ou mostrar seu dia a dia nos stories. “Analiso o que as pessoas estão fazendo, para onde as plataformas estão caminhando e construo meu negócio sobre isso.”
Em menos de um mês, Tata idealizou e colocou no ar o PodDelas, inspirada no PodPah, um dos podcasts mais ouvidos do país, mas com foco no público feminino. “Vamos fazer uma temporada. Qualquer coisa a gente some do mapa”, disse ela ao convidar a amiga, atriz e influenciadora Flávia Pavanelli para ser co-apresentadora.
Depois de dois meses, Pavanelli deixou o podcast para continuar seus trabalhos como atriz, mas Tata continuou com o “projeto da sua vida” e convidou a amiga e também influenciadora Bruna Unzueta para dividir o microfone.
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Para cumprir um acordo de publicação de reels no Instagram, começou a fazer vídeos dançando com as convidadas, o que acabou virando marca registrada do programa. “E agora todos os podcasts fazem também”, diz. De olho nas métricas, Tata e Bruna estão trabalhando em quadros mais curtos, novos programas com conteúdos informativos e vídeos fora do estúdio, em parceria com o youtuber Lucas Rangel. A expectativa é que o PodDelas dobre o faturamento este ano, para quase R$ 11 milhões.
Mas assim que as novidades do podcast e o cuidado com o filho recém-nascido entrarem na rotina, ela quer colocar de pé uma empresa voltada para o público infantil. “Me interesso muito por maternidade, educação e alimentação e tem tudo a ver com o momento que eu estou vivendo agora.”
A empresária e influenciadora assume muitos papéis e negócios, mas depois de “YouTuber”, é descrita como “esposa de Júlio Cocielo” no buscador do Google. “Já até subiram uma hashtag no Twitter para mudar isso, mas eu não me incomodo. Sou muito segura de quem eu sou, do meu papel e do meu trabalho. E realmente sou esposa dele, tá tudo certo.”
Veja 10 perfis inspiradores para seguir no Instagram:
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Divulgação Camila Farani (@camilafarani), CEO e fundadora da G2 Capital
857 mil seguidores
Investidora no “Shark Tank”, presidente da G2 Capital e colunista na Forbes, Camila Farani acumula quase 1 milhão de seguidores na rede. Com uma maneira descontraída de falar sobre o mercado, a empresária publica desde “memes” sobre empreendedorismo até conselhos e textos motivacionais para quem sonha em ter um negócio próprio. Temas como relacionamento com o cliente, estratégias de crescimento e postura de liderança fazem parte das pautas do seu perfil.
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Reprodução/LinkedIn Daniel Castanho (@danielfcastanho), presidente do conselho da Ânima Educação
14,2 mil seguidores
Daniel Castanho é o fundador e atual presidente do conselho da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do Brasil. Em sua rede, discute as particularidades do ensino no país e aborda o tema do ponto de vista do mercado. O empresário também mantém alguns destaques salvos nos stories para falar sobre as suas reflexões acerca do tema e da liderança.
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Victor Affaro Djamila Ribeiro (@djamilaribeiro1), filósofa e escritora
1,1 milhão de seguidores
A página de Djamila Ribeiro é uma aula sobre as dinâmicas sociais brasileiras e a luta contra o racismo. Autora de “Pequeno Manual Antirracista”, a filósofa ganhou popularidade graças a suas obras acadêmicas e seu ativismo digital. Em seu perfil é possível encontrar comentários sobre fatos recentes que apareceram na mídia, bem como a explicação de conceitos relacionados a minorias étnicas e ao feminismo.
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Andressa Silva/Divulgação Edu Lyra (@edulyragf), fundador do Gerando Falcões
127 mil seguidores
À frente do Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua com o objetivo de dar fim à pobreza das comunidades, Edu Lyra usa sua página para compartilhar o avanço da organização. Além de publicar números e parcerias, o empreendedor social – que foi destaque na primeira lista Under 30 realizada no Brasil – também posta algumas frases reflexivas sobre a vida na favela e em outros locais marginalizados do país.
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Divulgação Isabela Matte (@isabelamatte), CEO da Isabela Matte Store
648 mil seguidores
Isabela Matte tinha 20 anos quando apareceu na lista dos Under 30, em 2019. Hoje, além de comandar a marca de roupas que leva o seu nome, a empresária dá cursos de marketing de conexão para quem quer alavancar a própria marca na internet – da mesma forma que ela mesma fez aos 14 anos, quando conquistou o primeiro milhão. Assim, seu perfil é quase um portfólio de dicas para crescer nas redes sociais e destacar o seu negócio.
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Renato Pizzuto João Appolinário (@joaoappolinario), fundador e presidente da Polishop
641 mil seguidores
A página de João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, é quase integralmente preenchida por conteúdos que remetem ao mundo dos negócios. O empresário compartilha suas participações em lives, aulas, programas de TV e também as movimentações relacionadas à empresa. Por fim, ainda sobra espaço para dicas de liderança e de empreendedorismo.
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Reprodução/Instagram Louise Barsi (@louise.barsi), fundadora do AGF (Ações Garantem o Futuro)
187 mil seguidores
Aos 26 anos, Louise Barsi é economista, analista de investimento certificada pelo CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) e uma das fundadoras da companhia de educação digital AGF (Ações Garantem o Futuro), além de ter sido eleita Under 30 pela Forbes. Filha de Luiz Barsi, um dos mais reconhecidos investidores pessoa física da bolsa de valores, a jovem utiliza parte das suas publicações nas redes sociais para explicar o funcionamento do mercado e dar dicas para quem está iniciando nesse setor. Ela também abre espaço para que os seguidores enviem suas dúvidas.
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Francois G Durand/Getty Images Nizan Guanaes (@nizan_n.ideias), estrategista de comunicação e embaixador da Boa Vontade pela UNESCO
134 mil seguidores
Ex-sócio e cofundador do Grupo ABC de Comunicação, Nizan Guanaes trabalha atualmente como estrategista de comunicação de empresas brasileiras e é reconhecido como embaixador da Boa Vontade pela UNESCO. Em seu perfil no Instagram, o empresário reflete sobre os mais variados assuntos – de educação, investimentos e ciência até causas sociais e as Olimpíadas. Também tira um tempo para publicar vídeos – sejam palestras ou programas de tv – e compartilhar suas percepções como especialista da área de comunicação e marketing.
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Divulgação Rony Meisler (@rony), cofundador da Reserva e CEO da Ar&Co.
220 mil seguidores
Rony Meisler é cofundador da Reserva e CEO da Ar&Co, conglomerado fashion que engloba a marca Arezzo. Em seu perfil, fala desde como manter a determinação e o foco nos resultados até sobre tópicos sociais, como casos de machismo e lgbtfobia. Ainda há espaço para um toque de humor e publicações de conotação mais pessoal.
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Divulgação Sandra Chayo (@sandrachayo), CEO da Hope
5.975 mil seguidores
Sandra Chayo usa o espaço das redes para mostrar os bastidores da empresa e contar as novidades da marca – de movimentações estratégicas até novas linhas de produtos. No meio disso tudo, ainda faz publicações sobre a história da Hope e o mundo dos negócios.
Camila Farani (@camilafarani), CEO e fundadora da G2 Capital
857 mil seguidores
Investidora no “Shark Tank”, presidente da G2 Capital e colunista na Forbes, Camila Farani acumula quase 1 milhão de seguidores na rede. Com uma maneira descontraída de falar sobre o mercado, a empresária publica desde “memes” sobre empreendedorismo até conselhos e textos motivacionais para quem sonha em ter um negócio próprio. Temas como relacionamento com o cliente, estratégias de crescimento e postura de liderança fazem parte das pautas do seu perfil.