A trajetória recente de Renata Gomide, VP de consumer do Grupo Boticário, também expressa o movimento relevante de uma das maiores empresas de beleza da América Latina. Muito mais do que um gigante de bens de consumo, o grupo vem se tornando uma empresa de tecnologia. Somente em 2022, foram investidos mais de R$ 100 milhões em novos profissionais ligados a áreas como programação, desenvolvimento e outras disciplinas técnicas. O foco também foi direcionado a pesquisa e estudos com o objetivo de lançar novos produtos e serviços.
Renata assumiu a cadeira em novembro do ano passado, até então atuava como diretora de branding e comunicação. Essa movimentação também é fruto da necessidade de conectar cada vez mais o marketing com a tecnologia. Formada em Administração pela FAAP e Marketing pela ESPM, a executiva acompanhou as transformações do marketing em grandes grupos, dentre eles o GPA, onde adquiriu grande parte de sua bagagem no varejo. Sua chegada ao Grupo Boticário, em 2015, foi marcada pela liderança na construção de marcas relevantes no portfólio da companhia, dentre elas Eudora e Quem Disse Berenice?.
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“O CMO é quem garante que as estratégias estejam construídas a partir da geração de valor para o consumidor. A mudança que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos em função da mudança do comportamento das pessoas tem requerido novas habilidades para essa posição no C-Level. Adquirir outros tipos de conhecimento ao longo dos últimos anos foi essencial para que eu pudesse atuar como liderança de marketing tendo uma visão muito mais ampla e completa”, diz Renata, reforçando a necessidade de adaptação, resiliência e, principalmente, de reinvenção constante como líder.
Ainda de acordo com Renata, seu atual momento, sobretudo com a promoção recente e os novos passos da companhia rumo a um contexto digital, reflete oportunidades e desafios. “Nossa meta é dar continuidade à construção do maior ecossistema de beleza no Grupo Boticário e garantir que tenhamos o melhor portfólio de marcas, produtos e serviços. São mais de 100 marcas sendo geridas, em diferentes categorias e canais, o que nos traz uma grande complexidade. Fazer tudo isso acontecer no presente e construir o futuro, garantindo o mapeamento de tendências, entendendo profundamente as mudanças de comportamento dos consumidores com seus impactos, assim como estar atento às novas oportunidades de mercado, é, sem dúvida, o grande desafio”, pontua a executiva.
* A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.