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Início / Forbes Mulher / Empresária fala sobre o poder do networking para criar negócios

Empresária fala sobre o poder do networking para criar negócios

A apresentadora e influenciadora Manuela Carvalho ajudou a criar o primeiro banco para influenciadores digitais

Gabriela Guido
24/06/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Manuela Carvalho de lado
Divulgação

Além de CEO, Manuela Carvalho é apresentadora na Jovem Pan e co-fundadora do Influencers Bank

Manuela Carvalho, CEO, jornalista e influenciadora digital, se especializou na cobertura de beleza e moda desde seus primeiros passos na carreira. Depois de começar a trajetória de influenciadora e jornalista, decidiu empreender e criar a Match&Co, agência de relações públicas e marketing de influência que facilita a conexão entre marcas e pessoas.

Com grandes clientes como Ambev, Friboi, Natura e Seara, Carvalho tem como principais estratégias gerar experiências para seus clientes. “A Match&Co se tornou um ‘hub de matches'”, diz a CEO da agência ao destacar o potencial de geração de conexões da sua empresa. “Hoje, a Match&Co funciona como uma aceleradora de empresas.”

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Além da agência de marketing, Manuela Carvalho é apresentadora na Jovem Pan e cofundadora do Influencers Bank, um banco focado em influenciadores digitais. Aqui, fala sobre suas várias frentes de atuação e sua trajetória empreendedora. Confira:

Forbes: Como você começou a sua trajetória empreendedora?

Manuela Carvalho: Depois de atuar como jornalista de beleza e moda, fui para área comercial da Jovem Pan, onde eu tive a ideia de criar a Match&Co. Quando eu conversava com os clientes, muitas vezes eu entendia como eles queriam anunciar suas marcas – e eu já tinha todos os contatos para fazer isso. Então a Match&Co veio de uma necessidade que eu observei, que na época não sabia como funcionava esse mercado de marketing de influência que é muito mais forte hoje. Depois de três a quatro anos com a Match&Co, eu vejo que as empresas já têm essa contratação de influenciadores como uma verba garantida. Querendo ou não, o influenciador acaba sendo a mídia, ao mesmo tempo que gera mais conexão com o público.

Hoje, no nosso trabalho com os clientes, a gente faz toda a parte de relações públicas de clientes como Rodeio, Arábia, Zucco, Swift, Friboi, Ambev e Renault. Ainda com eles, a gente trabalha também as partes de estratégia, storytelling e de eventos. Passei a entender a importância de gerar experiência e conexão com essa história que a gente estava criando. A Match&Co se tornou um hub de matches e a agência tem evoluído cada vez mais.

F: Qual o seu diferencial como empreendedora no mercado de marketing de influência?

MC: O network que eu fiz, as pessoas que eu conheço. Eu invisto de verdade nessa parte do negócio. Neste ano, por exemplo, fui para o South by Southwest e vou para o Festival de Cannes. Assim, a Match&Co integra as empresas como uma aceleradora de negócios, porque a gente entende qual é a dor do cliente e como a gente pode se conectar a outras empresas, ideias ou pessoas. A gente acaba unindo várias ações em uma única estratégia. A gente entende o que, de fato, esse cliente precisa para saber como podemos acelerar o negócio dele.

F: Quais foram os principais desafios que você encontrou para montar a sua agência de marketing de influência?

MC: O primeiro que eu encontrei foi a dinâmica de mudanças rápidas da internet. Todo dia tem um aplicativo ou um influenciador novo. Estar sempre atenta ao que está acontecendo é uma regra para empreender. Outra coisa importante é saber me diferenciar. Isso de a internet toda hora ter novidades e coisas diferentes, acho que muita coisa ainda vai mudar no mercado. Então, é uma profissão que está sempre em evolução e eu também estou sempre em questionamento e em transformação. Por exemplo, quando eu comecei a contratar influenciadores, tudo isso era uma coisa muito nova e que eu tinha que explicar muito para as marcas como funcionava. Hoje em dia, isso mudou: o dinheiro e a verba do influenciador já existem nas empresas.

F: Que dicas você daria para outras mulheres que também querem empreender?

MC: Antes de largar o emprego para começar algo novo, eu testaria um pouco o mercado sem sair fazendo as coisas. Eu começaria a testar, a questionar as pessoas e a entender como elas veem aquilo que você quer fazer. Fazer um plano de negócios e ter mentores também vai te ajudar. Também falo muito que fazer networking faz toda a diferença para o que a gente faz realmente ser lembrado. Usei o networking para criar o Influencers Bank. Conheci o Ricardo Marques [co-criador do banco] em um almoço, tivemos a ideia e corremos atrás de montar o banco. Ou seja, isso vai fazer com que você se diferencie e entenda para onde você vai com o seu negócio.

F: Como é, para você, atuar profissionalmente em várias áreas?

MC: Acho que ser múltipla no mundo de hoje ajuda muito, porque quanto mais você aprende coisas novas, mais você se diferencia. Todas as minhas profissões e tudo que eu faço me agrega. Ser apresentadora me faz conhecer gente nova, que podem conhecer melhor a minha agência. E conhecer histórias novas também me inspira a pensar em coisas novas. Quanto mais a gente tem um profissional multitarefas, mais ele vai saber estar em diferentes ocasiões. Todas as minhas profissões foram pensadas com base em onde eu quero chegar, então são estratégicas de acordo com aquilo que eu faço.

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Tópicos

  • afroempreendedorismo
  • agência de marketing
  • empresas
  • Manuela Carvalho
  • marketing de influência
  • Match&Co
  • negócios
  • Networking

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