Não há mais ingressos disponíveis para o jogo entre Austrália e Irlanda, em Sydney, que marca a abertura da Copa do Mundo feminina — a competição será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. A informação foi divulgada na terça-feira (28) pela organização do evento. O duelo está marcado para 20 de julho, no Stadium Australia, que tem capacidade para 80 mil pessoas. A seleção brasileira estreia no dia 24, contra o Panamá.
O jogo seria inicialmente realizado no Sydney Football Stadium, com capacidade para 42,5 mil pessoas. Mas a alta demanda por ingressos levou à troca do local. “Atualmente, não há mais ingressos disponíveis”, disse Dave Beeche, diretor-executivo da Copa do Mundo Feminina, em entrevista à agência de notícias AFP.
Leia também
- 10 fatos para conhecer a seleção brasileira feminina de futebol
- CBF e Animale ouvem opinião de jogadoras para criar 1ª alfaiataria para a Copa
A Nova Zelândia, outra anfitriã do Mundial, também vai jogar no dia da abertura — enfrenta a Noruega no Eden Park, em Auckland. Beeche espera que esse jogo também tenha entradas esgotadas. “Será um dia muito importante para o futebol feminino”, disse o diretor-executivo da Copa do Mundo sobre a dupla de estreia.
Preocupações com as vendas na Nova Zelândia
Embora a venda de ingressos para o Mundial possa ser considerado um sucesso — a Fifa registrou o recorde de 1 milhão de bilhetes vendidos antecipadamente — havia até a semana passada certa preocupação com a adesão dos neozelandeses ao torneio.
A saia justa chegou ao ponto da neozelandesa Sarai Bareman, diretora de futebol feminino na Fifa, afirmar que o país precisava fazer algo para aumentar as vendas entre seus torcedores, chegando a apontar até questões técnicas como motivo pelo desempenho — a cartola disse que as jogadoras do seu país não tinham o mesmo apelo que as australianas, o que pode até ser explicado: o time acumula 10 derrotas desde o ano passado e a imprensa duvida abertamente que as co-anfitriãs sejam capazes que avançar à segunda fase.
Mas Beeche, que também é neozelandês, traz outra visão para esse cenário. Segundo ele, até agora foram vendidos 270 mil ingressos na Nova Zelândia e 830 mil na Austrália. Apesar da disparidade, o diretor-executivo sustenta que os números da Nova Zelândia são ótimos. “Quando você compara as australianas, uma equipe com alta classificação no ranking da Fifa (10 lugar), com as neozelandesas (26 lugar) e vê o desempenho dos países na venda de ingressos, a Nova Zelândia está se saindo muito bem”, diz.
O maior público em uma partida de futebol feminino na Austrália foi de pouco mais de 36 mil pessoas, quando elas jogaram contra os Estados Unidos, em novembro de 2021, no Estádio Olímpico de Sydney.
A Austrália está no Grupo B da Copa do Mundo, com as estreantes Irlanda, Nigéria e Canadá, atual campeão olímpico, enquanto a Nova Zelândia está no Grupo A com Noruega, Suíça e Filipinas. A Copa do Mundo deste ano, cuja final será realizada em Sydney em 20 de agosto, será a primeira a contar com 32 equipes, em comparação com 24 nas duas edições anteriores. Os Estados Unidos são os atuais campeões, após derrotarem a Holanda na final em 2019.
* Manasi Pathak é colaboradora da Forbes USA. Ela é jornalista esportiva especializada na cobertura da intersecção de esportes e gênero.
(Traduzido por Gabriela Guido)