Nos últimos anos, uma onda de mulheres acima dos 70 ganhou as redes sociais com seu carisma, irreverência e estilo. Incentivadas por seus netos ou não, elas estão bombando nas principais plataformas e, mais do que isso, dando uma nova cara à maturidade.
Acumulam milhares de seguidores, estão dentro das trends do momento, fazem dancinhas, postam look do dia até mesmo de biquíni e lingerie e atraem grandes marcas como suas parceiras. Além disso, oferecem conforto de vó – Dona Dirce, por exemplo, com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok, se autointitula a vovó mais doida do Brasil e chama seus seguidores de “seguinetes”.
Leia também:
- Forbes 50+ 2023 traz histórias de reinvenção e sucesso após os 50 anos
- Como as mulheres estão encarando a maturidade nas redes
As amigas Gilda e Sonia criaram o canal “Avós da Razão” para desmistificar a velhice. “Estamos durando muito e precisamos ressignificar essa fase da vida”, diz Sonia. No mundo, em 2030, 1 em cada 6 pessoas terá 60 anos ou mais. No Brasil, a expectativa de vida da população geral é de 77 anos, segundo o IBGE.
No Dia dos Avós, veja mulheres que bombam nas redes criando um novo olhar sobre a velhice.
-
Divulgação Gilda Bandeira de Mello e Sonia Massara, Avós da Razão
Há cinco anos, Gilda, de 81 anos, e Sonia, de 85, fazem sucesso nas redes sociais como as Avós da Razão. Elas têm mais de 330 mil seguidores em seus canais, onde compartilham opiniões e conselhos sinceros e bem-humorados sobre temas como amor, sexo, envelhecimento, preconceito, tabus da idade e juventude. “O que mais me agrada é saber que estamos ajudando pessoas a ver a velhice com outros olhos”, revela Gilda. A história começou em 2018: uma amiga teve a ideia de criar um canal no YouTube para reproduzir as conversas delas nas mesas de botecos. Nos vídeos, as duas respondem a perguntas dos internautas, compartilhando conhecimentos e vivências. Elas ganharam o primeiro lugar no Creators Pitch, evento criado pelo YOUPIX Summit (2019) para valorizar novos talentos na internet, e o Prêmio iBest (2021 e 2022), na categoria Diversidade e Inclusão. “O assunto velhice precisa ser abordado sob vários aspectos. O velho é um desconhecido até dele mesmo. Estamos durando muito e precisamos ressignificar essa fase da vida, que é a mais longa”, afirma Sonia.
-
@blogdacora Coracy Arantes
A dona do perfil @blogdacora é um fenômeno nas redes sociais. Aos 80 anos, ela acumula 5,4 milhões de seguidores no TikTok, 193 mil no Instagram e faz sucesso no YouTube, com 1,5 milhão de inscritos. Ela nem pensava que poderia estar vivendo um momento assim. “É muito especial e lindo, jamais me imaginava onde estou agora. Me divirto muito fazendo conteúdo e conversando com meus amores todos os dias”, conta a influencer. Sua carreira nas redes sociais começou em 2019, quando, ao enfrentar um quadro de depressão, aceitou a sugestão de seu neto Gabriel para abrir uma conta no TikTok. Hoje, ele é seu grande parceiro na produção de conteúdo e até no cuidado da agenda da avó famosa. No seu repertório online, Cora incentiva suas seguidoras a se sentirem bonitas e amadas da maneira como são, dá indicações de produtos de beleza, maquiagem e exercícios. “Adoro fazer lives, me maquiar e conversar com meus amores. Gosto até das dancinhas, mas, às vezes, estou mais desanimada para gravar. Coisa que logo passa e já quero fazer vídeos novamente.”
-
@voizaurademari Izaura Demari
Ela conta com mais de 200 mil seguidores que acompanham sua jornada de viagens, passeios, roupas e sua principal paixão: os chapéus. São mais de 700 em sua coleção, fato que transformou o acessório em sua marca registrada. Aos 82 anos, Izaura se considera uma fashionista. Seu estilo e autenticidade já renderam contratos com mais de 80 marcas, entre elas, 2Rios, Comfortflex e Reinaldo Lourenço. Até mesmo nas passarelas ela é reconhecida: este ano desfilou no SPFW para a marca Thear, de Goiânia (GO). Natural de Londrina (PR), hoje vive em Florianópolis (SC) e divide seu tempo entre a produção de conteúdo, seus filhos, cinco netos e três bisnetos. “Tudo isso foi inesperado, nada foi planejado. Aos poucos, fui vendo o reconhecimento da minha forma de me vestir nos lugares onde passava. Daí, foi um pulo para o estrelato.” Entre suas maiores diversões da vida online e vigiada, vovó Izaura não esconde a alegria dos recebidos. Ela conta que já recebeu looks de mais de 20 países e que ama ganhar roupas e sapatos.
-
@margarida_arcebispo Margarida Arcebispo
Após participar do Masterchef, Margarida Arcebispo, conhecida nas redes sociais como Dona Margarida, viu sua vida mudar completamente. Aos 73 anos, mãe de três filhos e avó de sete netos, a simpática senhora da periferia paulistana ficou famosa. A vida de influenciadora começou quando ela estava em uma fase muito carente, no início da pandemia. “Foi muito difícil, principalmente para os mais velhos ativos, como eu”, relembra. Ela aproveita a fama online para falar de seu dia a dia, cidadania e, claro, suas famosas dicas culinárias. Seu Instagram conta com 124 mil seguidores e já é maior que o da sua filha, que também é influenciadora e dona do canal Família Quilombo. Lançar um livro de receitas e conhecer o Lázaro Ramos de perto são alguns dos episódios mais marcantes de sua vida de influencer até agora. “Apesar do sucesso, demorei para acreditar em mim mesma. Me achava muito simples para ter todo esse carinho”, revela. E foi graças a um empurrão da filha que ela aceitou seu novo momento. “Você é importante, sim! – Ela sempre disse isso para me apoiar e incentivar.”
-
Anúncio publicitário -
@donadirceferreira Dona Dirce
Dirce Ferreira, conhecida nas redes como Dona Dirce, se autointitula a vovó mais doida do Brasil e chama seus seguidores de “seguinetes”. Depois de bombar no TikTok, com mais de 1 milhão de seguidores, e conquistar mais de 300 mil no Instagram, Dirce foi convidada a apresentar o “Comida de Vó”, programa de culinária da TV Globo. Esse sucesso começou quando Dirce, mãe de duas filhas e avó de três netos, viralizou na internet ao imitar as poses de um ensaio sensual de sua neta. Hoje, aos 75 anos, a influencer faz dancinhas, parcerias com empresas e posta fotos de biquíni e lingerie para inspirar mulheres a se sentirem bem em seus corpos, independentemente da idade.
Gilda Bandeira de Mello e Sonia Massara, Avós da Razão
Há cinco anos, Gilda, de 81 anos, e Sonia, de 85, fazem sucesso nas redes sociais como as Avós da Razão. Elas têm mais de 330 mil seguidores em seus canais, onde compartilham opiniões e conselhos sinceros e bem-humorados sobre temas como amor, sexo, envelhecimento, preconceito, tabus da idade e juventude. “O que mais me agrada é saber que estamos ajudando pessoas a ver a velhice com outros olhos”, revela Gilda. A história começou em 2018: uma amiga teve a ideia de criar um canal no YouTube para reproduzir as conversas delas nas mesas de botecos. Nos vídeos, as duas respondem a perguntas dos internautas, compartilhando conhecimentos e vivências. Elas ganharam o primeiro lugar no Creators Pitch, evento criado pelo YOUPIX Summit (2019) para valorizar novos talentos na internet, e o Prêmio iBest (2021 e 2022), na categoria Diversidade e Inclusão. “O assunto velhice precisa ser abordado sob vários aspectos. O velho é um desconhecido até dele mesmo. Estamos durando muito e precisamos ressignificar essa fase da vida, que é a mais longa”, afirma Sonia.