Comprometido em ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026, o Grupo Heineken celebra a primeira edição do Programa Elas que Brilham, que tem como objetivo acelerar a carreira de mulheres para que elas se tornem líderes da área de produção em até 12 meses. Para a estreia da iniciativa, a cervejaria apostou no desenvolvimento de talentos internos e conduziu um processo seletivo afirmativo que envolveu candidatas de diferentes cidades e áreas de atuação. Ao todo, foram selecionadas 11 mulheres que terão suas carreiras aceleradas a partir deste mês.
A primeira edição do Programa Elas que Brilham foi desenhada e aplicada integralmente pelo time de pessoas da cervejaria.
“Não identificamos no mercado um processo como o do Elas que Brilham. Queríamos algo totalmente alinhado aos nossos valores, comportamentos e momento de companhia, além de uma jornada que realmente destacasse o potencial das candidatas. E assim fizemos”, explica Andrea Bianchi, diretora de pessoas do Grupo Heineken.
Com isso, a cervejaria investiu em experiências de desenvolvimento desde o início do processo, como a construção de um case em grupo com mentores internos e atividades voltadas ao autoconhecimento.
“Nós, mulheres, ainda carregamos algumas crenças que precisam ser ressignificadas. E foi isso que buscamos durante toda a jornada de seleção. Utilizamos ferramentas e atividades que as fizeram perceber que compartilham das mesmas inseguranças, sonhos e do mesmo potencial de crescimento. Acredito que o processo seletivo em si já foi transformador para todas que participaram”, completa Andrea.
“O Elas que brilham me mostrou que não é preciso me limitar. Nós estamos fazendo história e sendo inspiração para as demais mulheres na produção das nossas cervejarias e isso é o que me motiva a alcançar o topo e ajudar as demais a conquistarem isso também”, diz Ana Karolinne Ferreira Nascimento, uma das selecionadas no programa e que atua na unidade de Pacatuba (CE).
O Grupo Heineken preparou uma surpresa para celebrar a conquista das 11 mulheres selecionadas no programa. Vindas de mais de cinco estados, elas foram à capital paulista para uma agenda de reuniões e integração, mas foram surpreendidas com um dia no festival The Town, que teve a marca Heineken® como patrocinadora master. Além de curtirem a programação do evento, elas puderam conhecer de perto a operação de mais de 500 mil litros de chope que a cervejaria organizou dentro do festival.
“A iniciativa está cumprindo um papel fundamental na transformação do nosso ambiente produtivo, que até pouco tempo era majoritariamente masculino. Com as nossas novas líderes, queremos reforçar a nossa cultura de pertencimento e a intencionalidade real da agenda de diversidade, equidade e inclusão. Estou muito feliz de acompanhar isso de perto.”, comemora Rodrigo Bressan, vice-presidente de produção do Grupo Heineken.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.