Assim como os muitos estilos de cabelo de Jennifer Aniston que ditaram tendências e evoluíram ao longo dos anos, sua empresa de cuidado com os cabelos LolaVie também está dando os próximos passos. “Eu nem esperava a quantidade de pessoas que vêm e falam sem parar sobre como mudou o cabelo delas ou dos seus filhos”, diz ela. A atriz e empresária comemora em breve o segundo aniversário de lançamento de seus produtos no mercado com novidades no horizonte.
Durante o primeiro ano e meio após o lançamento em setembro de 2021, os produtos LolaVie foram vendidos exclusivamente no site da marca. Depois, a empresa fez a primeira parceria com uma varejista, a Ultra Beauty, vendendo seus produtos na loja e no site. Agora, Aniston e sua equipe anunciaram sua mais nova parceria com a Credo, conhecida por seus produtos de beleza naturais e “limpos”.
Hoje empresária do ramo, Aniston é uma referência e ícone de cabelo há quase 30 anos, desde que o corte da Rachel, sua personagem na comédia de sucesso “Friends”, se tornou uma tendência importante entre as mulheres no final dos anos 1990. “Sempre tive muito cabelo, o que foi um desafio para mim por causa da minha herança grega. Minha mãe tinha cabelo cacheado, então nunca foi uma tarefa fácil secar ou escovar”, diz ela, que assume também ter dias em que o cabelo já não acorda legal. “É meio irônico ao mesmo tempo que é icônico. Como todas as mulheres, tenho dias de cabelo ruim – e conforme você envelhece, seu cabelo também muda. Eu abracei isso, mas há desafios para todos e estou incluída nisso.”
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Antes do início da greve dos atores e roteiristas de Hollywood, que buscam melhores salários e condições de trabalho, pessoas envolvidas nos departamentos de cabeleireiro da indústria de entretenimento ligavam para ela pedindo para usar os produtos da LolaVie no set e no tapete vermelho de grandes eventos.
Aniston também admite que os últimos dois anos de marca foram um processo de aprendizagem para ela e sua equipe criativa. Por exemplo, quando os clientes afirmaram ter alguma dificuldade com o frasco do condicionador, ela teve que dar o braço a torcer. “Eles estavam certos e, assim, fomos capazes de resolver isso muito rapidamente.”
Estar no mercado em um momento de ampla utilização das mídias sociais traz grandes vantagens. “As redes sociais são uma bênção e uma maldição. O que é interessante é o imediatismo do feedback do cliente e os dados que o acompanham”, diz Joel Ronkin, que cofundou a LolaVie com Aniston e Amy Sachs. “É totalmente diferente de cinco anos atrás, porque você recebe um feedback imediato e pode tomar decisões mais rapidamente, mas precisa aprender a analisar os dados para saber quando agir”, segundo ele.
“Navegar nas redes sociais, já que eu sou ‘novata’ nesse mundo de Instagram, é uma experiência de aprendizado para mim em muitos níveis”, diz Aniston.
Hoje, aos 54 anos, ela tem papel ativo em diferentes cargos de liderança em vários setores do negócio e nos bastidores – seja no cinema, na televisão ou na empresa. “Ser capaz de me ramificar no empreendedorismo tem sido muito emocionante e mantém sua mente ativa e entusiasmada com todas as possibilidades que existem.”
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Entre as novidades da marca, ela promete lançamentos no portfólio. “Temos muitas coisas novas por vir. Cinco produtos diferentes – um que será para cães. E os homens podem usar a maioria dos produtos, mas tem um que eles vão adorar.”
Veja outras celebridades que criaram negócios de sucesso
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Kim Kardashian: SKIMS e SKKN
A SKIMS, empresa de roupas, modeladores e underwear fundada por Kim Kardashian, anunciou na última semana que levantou US$ 270 milhões em uma nova rodada de investimento e agora está avaliada em US$ 4 bilhões. A novidade aumentou o patrimônio líquido de Kim Kardashian em estimados US$ 500 milhões.
A empresa, que também vende pijamas e roupas de banho, logo se expandirá para roupas masculinas. E a expectativa é chegar a US$ 750 milhões em vendas este ano. Kim Kardashian também vendeu 20% da empresa KKW Beauty por US$ 200 milhões em 2020, antes da marca ser fechada em 2021. Ela então lançou a SKKN By Kim, uma linha de cuidados com a pele em nove etapas que custa US$ 575, em 2022.
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Getty Images/Fenty Beauty Rihanna: Fenty Beauty e Savage X Fenty
Robyn Fenty, conhecida mundialmente como Rihanna, alcançou o status de bilionária em 2021 graças ao sucesso de suas duas grandes empresas, Fenty Beauty e Savage x Fenty.
A marca de maquiagem Fenty Beauty valia US$ 2,8 bilhões, uma estimativa conservadora, em 2021, segundo a Forbes, Rihanna possui 50% da empresa e 30% da Savage x Fenty, que vale cerca de US$ 1 bilhão.
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Selena Gomez: Rare Beauty
Uma das marcas mais populares do mercado de cosméticos, a Rare Beauty é a companhia da atriz e cantora Selena Gomez. A empresa conquistou as redes sociais e seus produtos esgotaram no dia do lançamento.
Em 2020, Gomez prometeu levantar US$ 100 milhões nos próximos 10 anos para ajudar a resolver problemas nos serviços de saúde mental por meio do Rare Impact Fund. A Rare Beauty nunca confirmou sua avaliação, mas em 2022 vendeu 3,1 milhões de unidades de blush a US$ 23 cada, o que significa que apenas um produto gerou US$ 70 milhões em receita, segundo a Bloomberg. A expectativa é que as vendas tripliquem este ano e Gomez pode se juntar ao clube das celebridades bilionárias.
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Kylie Jenner: Kylie Cosmetics
Kylie Jenner, a mais jovem do império Kardashian/Jenner, vendeu 51% de sua empresa Kylie Cosmetics para a multinacional de cosméticos Coty, Inc. em janeiro de 2020 por US$ 600 milhões. Ela ainda possui cerca de 44% da Kylie Cosmetics, que começou em 2015 com um investimento de US$ 250 mil em uma linha de kits para lábios.
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Jessica Alba: The Honest Company
Jessica Alba abriu o capital da sua marca de produtos “limpos e naturais” em 2021, e na época foi avaliada entre US$ 1,4 bilhão e US$ 1,7 bilhão. Seus populares produtos incluem fraldas e lenços umedecidos para bebês, sabão em pó e maquiagem. A oferta pública veio depois de anos de ações judiciais e aumento da concorrência, e a empresa recentemente disse que teria que aumentar os preços em meio a perdas crescentes.
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Getty Images Gwyneth Paltrow: Goop
Gwyneth Paltrow fundou a marca de lifestyle Goop em 2008 e, 10 anos depois, recebeu US$ 50 milhões em financiamento da série C, embora Paltrow não tenha divulgado o valor da empresa.
Em 2018, a Goop disse que a estimativa de US$ 250 milhões feita pela companhia de pesquisa e dados financeiros. PitchBook estava errada, mas não disse se era muito alta ou muito baixa. A Goop vendeu alguns itens dignos de atenção ao longo dos anos, incluindo um tapete de yoga de US$ 2.000, velas com aroma de vagina e algemas de ouro 24 quilates.
Kim Kardashian: SKIMS e SKKN
A SKIMS, empresa de roupas, modeladores e underwear fundada por Kim Kardashian, anunciou na última semana que levantou US$ 270 milhões em uma nova rodada de investimento e agora está avaliada em US$ 4 bilhões. A novidade aumentou o patrimônio líquido de Kim Kardashian em estimados US$ 500 milhões.
A empresa, que também vende pijamas e roupas de banho, logo se expandirá para roupas masculinas. E a expectativa é chegar a US$ 750 milhões em vendas este ano. Kim Kardashian também vendeu 20% da empresa KKW Beauty por US$ 200 milhões em 2020, antes da marca ser fechada em 2021. Ela então lançou a SKKN By Kim, uma linha de cuidados com a pele em nove etapas que custa US$ 575, em 2022.
*Jeff Conway é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é um jornalista norte-americano focado em entretenimento e negócios.