Eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina, a espanhola Aitana Bonmatí também ganhou nesta segunda-feira (30) a Bola de Ouro, em Paris, sucedendo sua companheira do Barcelona, Alexia Putellas, que recebeu o prêmio nos últimos dois anos.
Na votação, Aitana terminou à frente de Sam Kerr, australiana jogadora do Chelsea, e de duas de suas companheiras do Barcelona, Salma Paralluelo e Fridolina Rolfö, em terceiro e quarto lugares. “Como modelos, temos uma responsabilidade dentro e fora de campo, devemos ser mais do que atletas. Continuar liderando pelo exemplo e continuar lutando juntas por um mundo melhor, pacífico e igual”, disse a ganhadora em seu discurso.
A Espanha, vencedora da Copa do Mundo Feminina da FIFA, tornou-se o primeiro país com duas vencedoras da Bola de Ouro feminina em seus seis anos de história.
Leia também:
- Jogadoras mais bem pagas da Copa não ganham nem 40% do que CR7 faz em um ano
- Jogadoras lutam por aumento de salário mínimo no futebol espanhol
- Megan Rapinoe se aposenta, mas deixa um legado de igualdade no futebol feminino
Atleta premiada
Com 25 anos e 285 dias, Aitana é a segunda mulher mais jovem a ganhar o prêmio Ballon D’Or Féminin desde que foi introduzido em 2018, depois da vencedora inaugural Ada Hegerberg (23 anos e 186 dias).
Considerado o mais cobiçado dos prêmios individuais no futebol internacional, a Bola de Ouro, organizada pela revista France Football em 1956 (para mulheres desde 2018), é concedida com base em três critérios principais: desempenhos individuais e caráter decisivo e impressionante; desempenhos coletivos e troféus conquistados; e classe e fair play.
No ano passado, Aitana foi uma das cinco jogadoras do Barcelona entre as 20 pré-selecionadas para a Bola de Ouro, mas se recuperando de uma lesão no início da temporada, ela optou por ficar na Espanha para completar uma sessão de treinamento extra enquanto suas quatro companheiras de equipe viajaram para Paris para ver Alexia se tornar a primeira mulher a ganhar o prêmio em dois anos consecutivos. Aitana foi classificada como a quinta melhor jogadora do mundo.
Com Alexia se recuperando de uma lesão durante a maior parte da temporada, Aitana assumiu a posição de meio-campista tanto pelo clube quanto pelo país.
Na UEFA Women’s Champions League pelo Barcelona, Aitana esteve envolvida em mais gols do que qualquer outra jogadora na competição, marcando cinco e dando oito assistências. Após a vitória final sobre o alemão VfL Wolfsburg, na qual cruzou para o gol de empate, Aitana exibiu uma camiseta com uma mensagem incentivando a acolhida de refugiados, após um trabalho com crianças imigrantes em Barcelona para o ACNUR (a agência da ONU para refugiados).
Aitana Bonmatí levou essa performance para a Copa do Mundo Feminina, marcando três gols e dando duas assistências enquanto a Espanha conquistava o troféu pela primeira vez. Seu desempenho lhe rendeu a Bola de Ouro como a melhor jogadora do torneio. Durante a temporada 2022/23, ela ganhou todos os troféus disponíveis para ela com o clube e com o país, exceto a Copa da Rainha, competição da qual o Barcelona foi excluído por escalar uma jogadora inelegível.
Apenas onze dias após levantar a taça da Copa do Mundo Feminina, Aitana foi a vencedora do prêmio de Jogadora do Ano da UEFA, no qual obteve mais de três vezes o número de votos da segunda colocada, Sam Kerr. Após a Bola de Ouro desta noite, espera-se que ela também receba o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo da FIFA ainda este ano, sucedendo mais uma vez sua colega de clube e seleção, Alexia Putellas.