Com apenas 16 anos, Rayssa Leal coleciona recordes no skate. Aos 11, tornou-se a mais jovem skatista a vencer uma final do Mundial de Skate Street feminino, em Los Angeles. Aos 13, foi a brasileira mais jovem a subir ao pódio em uma Olimpíada, em Tóquio. Aos 14, venceu o mundial de skate, no Rio de Janeiro.
Agora, Rayssa está levando seu pioneirismo para o mundo da moda. A atleta é a primeira brasileira a se tornar embaixadora global da grife francesa Louis Vuitton.
Também acaba de lançar um tênis Nike que leva seu nome. O modelo, criado do zero pela skatista e vendido a R$ 899,99, esgotou em 20 minutos após o lançamento na última semana. “A moda é uma das partes mais importantes do skate como cultura”, diz Rayssa, que vai de looks street nas pistas ao desfile da Louis Vuitton na semana de moda em Paris. “Gosto de estar próxima do mercado da moda, mas também é um pouco desafiador, porque não estou acostumada com todo esse glamour.”
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A relação da skatista com a moda tem influência da sua mãe, que sempre ajudou a atleta a escolher os looks para competições e viagens. “Ela sempre teve esse cuidado e olhar.”
Rayssa Leal cria o próprio tênis
Mas a skatista se aproximou ainda mais desse universo ao idealizar o Nike SB Dunk Low Pro Rayssa, em um processo que durou quase dois anos. “A Nike falou que eu podia fazer o que eu quisesse, que poderia ser totalmente do meu jeitinho”, lembra ela. O tênis relembra um momento importante para a atleta, os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, quando ganhou a medalha de prata. “Serviu de inspiração para as cores do tênis”, diz, em referência ao roxo, amarelo e azul da pista.
O modelo ainda tem uma homenagem ao início da “Fadinha”, como ficou conhecida, com asinhas formando um “R” nas laterais. E miçangas de carinhas felizes no cadarço. “Sempre desenhava smiley faces e elas acabaram virando uma das minhas marcas registradas.”
Com apenas sete anos de idade, Rayssa viralizou nas redes sociais com um vídeo em que fazia uma manobra de skate em um lance de escadas enquanto vestia um tutu e asas de fada azuis. A primeira parceria com a Nike, um modelo em azul claro, foi totalmente inspirada no momento da Fadinha, com a frase “se você pode sonhar, você pode realizar” na palmilha do tênis, logo abaixo do desenho de uma fada. “Agora, apesar de contar outro momento da minha história, trouxe o detalhe das asinhas para lembrar como tudo começou.”
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Das pistas à passarela
O universo fashion a levou a conhecer estrelas como Pharrell Williams, Jayden Smith, filho de Will Smith, e a atriz Zendaya, sua colega embaixadora global da Louis Vuitton. “O trabalho que o Virgil [Abloh’s] fez com a marca colocou a cultura do skate em um outro lugar”, afirma a atleta, lembrando o legado do antigo diretor artístico da Louis Vuitton, que uniu a grife ao mundo do skate e morreu precocemente em 2021.
A atleta, que continua se destacando no skate, também é um fenômeno nas redes sociais. Tem 6,5 milhões de seguidores só no Instagram, onde compartilha suas principais conquistas no esporte e também na moda. “Fico muito feliz de poder inspirar outras pessoas, principalmente as meninas, a andarem de skate e praticarem esporte.”