Ela nasceu e cresceu em Uberaba, Minas Gerais. Durante a infância, costumava passar os fins de semana e as férias na fazenda da avó, onde tomou gosto pelas reuniões de família em torno de uma mesa farta, com uma boa prosa sem hora para acabar. “Minha avó cozinhava muito bem e, em ocasiões especiais, servia a comida com afeto em louça de Limoges”, conta Tania Bulhões, que na época não imaginava que se tornaria dona da tradicional fábrica francesa de porcelana, fundada há 227 anos em Limoges, no centro-oeste da França.
A ideia da compra, que foi efetivada em 2023, não surgiu de uma hora para outra. A Royal Limoges já tinha uma parceria firmada com Tania havia 25 anos, sendo que a grife representava 50% de sua produção – um dos fatores que fez despertar o interesse da brasileira em incorporar a operação estrangeira inteiramente.
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A trajetória de Tania percorreu muitos caminhos, passando pela arte e pelos trabalhos manuais até chegar na decoração, ramo em que ficou internacionalmente conhecida. A mineira abriu sua primeira loja em 1989, ainda em Uberaba. “Lá eu vendia tudo o que pintava: pratos, quadros, móveis”, diverte-se. “Em 1991, eu me mudei para São Paulo e abri uma loja em uma garagem na Alameda Itu, nos Jardins. De lá, fui para um espaço na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e, em 2005, inaugurei a loja conceito na Rua Colômbia”, relembra.
Com 34 anos de atuação, a marca Tania Bulhões cresceu e se tornou uma referência nacional em luxo, oferecendo produtos para casa, skincare e perfumaria. “Acredito que o diferencial de nossos produtos é a mistura de exclusividade, brasilidade e sofisticação”, diz. A singularidade do Brasil e a delicadeza da natureza estão sempre presentes em suas criações, seja nas porcelanas autorais da empresária, seja nas fragrâncias que levam seu nome.
Ela destaca a importância de suas experiências no exterior para sua formação como empresária e artista, especialmente em Paris, onde aprendeu técnicas de porcelana e perfumaria. A influência francesa também está em suas referências femininas – ela cita Coco Chanel como uma inspiração.
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Atualmente, seu filho, Virgilio Castro Cunha, está à frente da empresa, enquanto Tania permanece como presidente do conselho. Com “grandes novidades” em 2024, ela reinaugurou sua loja conceito em São Paulo, que, além dos produtos de perfumaria, skincare e casa, conta com um restaurante com menu franco-mineiro – uma receita um tanto inusitada, mas que “promete”, segundo a mineira. Outra receita, esta a de um fim de semana perfeito, é mais simples: estar em contato com a natureza e cercada pelas pessoas que ama.
Veja quem são as Mulheres de Sucesso de 2024:
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Marcos Hermes Alcione, cantora
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Victor Affaro Alcione Albanesi, fundadora e presidente da ONG Amigos do Bem
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Stéphane de Bourgies Alessandra Montagne, chef e proprietária do Nosso e do Tempero, em Paris
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Victor Affaro Amanda Oliveira, fundadora e CEO da Nação Valquírias
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Anúncio publicitário -
Victor Affaro Ana Oliva, presidente do conselho de administração da Astra e diretora da Japi
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Victor Affaro Carla Sarni, fundadora e CEO do grupo Salus
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Victor Affaro Daniela e Juliana Binatti, cofundadoras da Pismo
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Victor Affaro Esther Schattan, fundadora e diretora da Ornare
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Divulgação Ivete Sangalo, cantora e apresentadora
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Marcus Steinmeyer Janaína Torres, chef do Bar da Dona Onça e d’ A Casa do Porco, empresária e presidente do Instituto Brasil
a Gosto -
Victor Affaro Luciana Batista, presidente da Coca-Cola para Brasil e Cone Sul
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Victor Affaro Silvia Braz, influenciadora e empreendedora
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Victor Affaro Tania Bulhões, empresária, fundadora e presidente do conselho da marca homônima
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Victor Affaro Thais Vieira, diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP
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Joel Silva Thamila Zahr, Diretora executiva do Grupo SEB Educação e Chairman Maple Bear Global
Alcione, cantora
*Reportagem publicada na edição 116 da revista Forbes, em fevereiro de 2024.