Depois de quatro medalhas do Brasil na ginástica artística, Bárbara Domingos pode garantir o primeiro pódio do país na ginástica rítmica.
A brasileira de 24 anos garantiu uma vaga inédita na final do individual geral, que acontece nesta sexta-feira (9) a partir das 9h30 (horário de Brasília).
Leia também
Bárbara teve a 8ª melhor nota entre as 24 concorrentes na fase classificatória na quinta (8) na Arena La Chapelle. A brasileira somou 129.750 pontos nos quatro aparelhos: bola, arco, maças e fita.
Sua melhor apresentação na classificatória, com o arco, foi ao som de uma música do filme “O Rei Leão”.
Quem é Bárbara Domingos
Bárbara está estreando nos Jogos Olímpicos este ano, depois de conquistar três ouros (individual geral, bola e fita) e duas pratas (arco e maças) no Pan-Americano de Santiago, no ano passado. Foi a primeira brasileira a conquistar o ouro no individual geral em um Pan-Americano.
Antes disso, em 2019, participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos e levou uma medalha de prata na fita, seu aparelho favorito.
Durante a pandemia, a curitibana tratou uma lesão no quadril e não conseguiu se qualificar para a Olimpíada de Tóquio. No final de 2021, passou por uma cirurgia no quadril que a afastou das competições. Mas em 2023 voltou para garantir o bronze na Copa do Mundo de ginástica rítmica na Bulgária, e, dias depois, ganhou o ouro no Grand Prix de Thiais, na França.
A promessa da ginástica rítmica brasileira começou no esporte aos cinco anos. Quando pequena, Bárbara queria ser a próxima Daiane dos Santos, depois de ver a ginasta pela televisão. Mas migrou para a ginástica rítmica, esporte mais musical e que combina com seu porte físico.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mais uma medalha?
Até agora, o Brasil já conquistou 14 medalhas nos Jogos deste ano, com dois ouros, cinco pratas e sete bronzes. Na ginástica artística, o país levou o bronze na disputa por equipes e Rebeca Andrade conquistou um ouro no solo e duas pratas, no individual geral e no salto.