As mulheres ainda são sub-representadas nos conselhos de administração do Brasil. Apenas 16% das empresas do IBrX100, índice das 100 ações mais negociadas na B3, têm 30% ou mais de profissionais mulheres em seus conselhos, segundo um levantamento realizado pela PwC Brasil em parceria com o 30% Club Brazil.
Com o objetivo de capacitar e impulsionar mulheres para que ocupem essas posições, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) está com inscrições abertas para a 9ª edição do PDeC Elas (Programa de Diversidade em Conselho Elas).
Leia também
O programa oferece mentorias, workshops e aulas online e presenciais para profissionais com interesse em ingressar em conselhos de administração, fiscais, consultivos ou deliberativos e comitês de assessoramento aos conselhos. “Queremos promover a inclusão de mulheres qualificadas em conselhos, preparando-as com capacitação de alto nível e mentoria estratégica”, afirma a diretora-geral do IBGC, Valeria Café.
Desde a sua primeira edição, 242 mulheres já participaram do projeto. Nesta edição, serão selecionadas até 35 participantes, dentre elas cinco bolsistas. As profissionais devem ter pelo menos 10 anos de experiência profissional em cargos de alta liderança e conhecimento sobre governança corporativa.
Para participar do processo seletivo, as profissionais podem se inscrever até 15 de dezembro no formulário disponível na página do programa.
O programa do IBGC, com apoio institucional da B3, Egon Zehnder, International Finance Corporation (IFC) e WomenCorporateDirectors (WCD) Foundation, começa em abril de 2025, com término em novembro do mesmo ano.