Iga Świątek espera que os novos fones de ouvido azuis que recebeu de presente de Natal toquem a música certa para continuar avançando no Aberto da Austrália depois de derrotar a adversária Katerina Siniakova nesta segunda-feira (13).
A jovem de 23 anos disse que uma explosão dos roqueiros australianos AC/DC a ajudou a entrar no clima para sua sólida, mas pouco convincente, vitória por 6-3 e 6-4 sobre a tcheca Siniakova no confronto da primeira rodada na John Cain Arena. “Antes das partidas, as músicas apropriadas me dão mais energia e, às vezes, eu cantarolo durante a partida”, disse ela, que cumpriu uma curta suspensão por doping no ano passado.
A polonesa é a segunda atleta mulher mais bem paga do mundo, segundo a lista anual da Forbes de 2024, atrás apenas da também tenista Coco Gauff. Em 2024, Świątek, a número dois do tênis mundial, recebeu US$ 23,8 milhões (R$ 145 milhões) por sua atuação dentro e fora das quadras.
Leia também
Em sua partida contra Siniakova, 50ª colocada no ranking, Iga Świątek teve dificuldades para encontrar o ritmo deliberado que a ajudou a ganhar cinco títulos de Grand Slam, já que sua adversária, especialista em duplas, resistiu bastante. “Com certeza não foi uma primeira rodada fácil, então estou feliz por ter conseguido passar”, disse Świątek, que jogará contra Rebecca Sramkova, da Eslováquia.
“Senti que ela estava jogando muito bem e eu sabia que precisava ser mais proativa quando quisesse e, no final do segundo set, fiz isso.”
A atual campeã do Aberto da França, que é a única mulher a chegar à segunda rodada em todos os Grand Slams disputados desde o início da temporada de 2020, teve um bom desempenho quando era mais necessário.
Ela salvou apenas um dos três break points que enfrentou, mas foi decisiva com seu forehand pesado nos momentos mais perigosos de ambos os sets. Também se saiu bem quando se tratou do que ela disse serem as estatísticas mais importantes: o número de pontos que ganhou depois de receber seu primeiro saque. Na segunda-feira, esse percentual foi de 79%.
Sua vitória hesitante foi, no entanto, popular entre os muitos fãs poloneses que sempre a apoiam fortemente em Melbourne.
Iga Świątek agradeceu aos torcedores na quadra antes de enviar uma mensagem aos moradores do sul da Califórnia que foram atingidos pelos devastadores incêndios florestais. “Enviando meu amor para Malibu e Los Angeles”, escreveu Świątek na câmera da quadra.
Świątek pode voltar ao topo do ranking mundial se houver saídas antecipadas de Aryna Sabalenka e Coco Gauff no torneio. “É importante para mim, mas durante os torneios eu não penso nisso, não é meu objetivo, estritamente falando”, disse ela. “Meu objetivo sempre será melhorar na quadra.”