A vice-presidente da BYD, Stella Li, se tornou a primeira mulher na história do programa World Car of the Year (WCOTY) a conquistar o prêmio de Personalidade do Ano. Também é a primeira vez que uma marca de automóveis chinesa conquista um prêmio oficial do WCOTY.
Li é considerada uma força motriz por trás do crescimento internacional da BYD em 2024, ano em que a empresa lançou vários novos modelos e estreou em mercados ao redor do mundo, especialmente na Europa. “Sua visão internacional e determinação fizeram com que a BYD se tornasse um grande nome no cenário automotivo em um curto período de tempo, e sua influência não é sentida apenas dentro da BYD, mas em toda a indústria automotiva”, afirmou Jens Meiners, presidente do WCOTY.
Leia também
“Estou imensamente honrada em receber esse prêmio tão prestigiado”, disse a executiva, afirmando que o reconhecimento é resultado do trabalho de 110 mil engenheiros da companhia. “Tenho orgulho de fazer a minha parte para levar essas tecnologias sustentáveis para o maior número possível de consumidores ao redor do mundo.”
A BYD já produziu mais de um milhão de veículos de nova energia, e disputa com o Grupo Geely, Chery, Chang’an e Great Wall para ser o principal exportador de automóveis da China, afirmou Meiners. “Stella Li impressionou o painel de jurados do World Car com seu trabalho excepcional como figura-chave no crescimento global contínuo da BYD.”
A executiva liderou uma lista final com três candidatos para o prêmio de Personalidade do Ano, votado por 96 jurados de 30 países, incluindo o Chief Design Officer da Stellantis, Ralph Gillies, e o Head of Design e Chief Branding Officer da Toyota, Simon Humphries.
Entre os vencedores anteriores do prêmio estão o ex-Chefe de Design da Red Bull Racing (atualmente na Aston Martin) Adrian Newey, o Vice-Presidente Executivo da Hyundai, SangYup Lee, o presidente e CEO da Toyota, Akio Toyoda, o falecido CEO da FCA, Sergio Marchionne, e o Vice-Presidente Executivo de Design e Chief Creative Officer do Hyundai Motor Group, Luc Donckerwolke.
*Michael Taylor é colaborador da Forbes USA. Ele é repórter e analista da indústria automotiva, com mais de 30 anos de experiência no setor.