![Mikey Madison anora](https://forbes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/forbes-mikey-madison-anora-768x512.jpg)
Mikey Madison virou uma estrela de Hollywood da noite para o dia com o sucesso do longa “Anora”. Desde a estreia da comédia dramática da Universal Pictures em festivais de cinema em 2024, a jovem atriz de 25 anos se tornou uma das favoritas na temporada de premiações.
Madison é uma das indicadas ao Oscar de melhor atriz por sua atuação em “Anora”, que também pode vencer em outras cinco categorias da maior premiação da indústria, incluindo a de melhor filme. O longa ganhou força na corrida pela estatueta no último final de semana, ao vencer os dois maiores prêmios dos sindicatos dos diretores e produtores dos Estados Unidos.
Leia também
No filme, Mikey Madison vive a primeira protagonista de sua carreira. A atriz interpreta a personagem que dá nome ao longa, uma jovem stripper que se casa de forma impulsiva com o filho de um magnata russo. O conto de fadas da personagem é ameaçado quando a família do noivo decide anular o casamento.
Para dar vida à protagonista, Madison mergulhou na personagem. “Não queria deixar de explorar nada. Quis saber tudo sobre a personagem, tudo mesmo”, conta a artista. “Fiz meses de dança, fui morar em Brighton Beach e quis visitar boates. Queria saber como era a comunidade, era importante entender pelo que as dançarinas passam.”
Sean Baker, diretor de “Anora”, escreveu o papel com a atriz em mente depois de assistir aos trabalhos anteriores de Mikey Madison. “Ela causou um impacto muito grande. Fiquei animado para contatá-la depois de vê-la fazer diferentes papéis, constatar a sua capacidade de alternar emoções em segundos, seu senso de humor, suas escolhas corajosas de papéis e seu ‘pânico’ incrível.”
Antes de conquistar a crítica com “Anora”, Mikey Madison chamou a atenção por papéis menores nos filmes “Era Uma Vez em… Hollywood” e “Pânico 5”. Nascida em Los Angeles em 1999, a atriz começou sua carreira em 2013, participando de curtas-metragens. Seu primeiro trabalho de destaque foi na série “Better Things”, da FX, em 2016, na qual trabalhou até 2022.
Quais as chances de “Anora” e de Mikey Madison no Oscar?
Inicialmente, “Anora” era considerado um dos favoritos para a maior premiação do cinema após conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2024, mas o longa havia perdido força depois de sair do Globo de Ouro de mãos vazias nas cinco categorias em que foi indicado.
Nos últimos dias, porém, o filme recuperou os holofotes como uma das principais apostas para levar os maiores prêmios do Oscar. Na última sexta-feira (7), venceu como melhor filme no Critics Choice Awards. No sábado (8), também levou os dois maiores prêmios dos sindicatos dos diretores e dos produtores dos Estados Unidos, o DGA e o PGA. Entre os 14 filmes que venceram as duas premiações desde 2005, apenas três não levaram na categoria principal do Oscar.
Com o termômetro reaquecido para “Anora”, Mikey Madison também desponta como forte candidata ao prêmio de melhor atriz. Caso vença, ela se tornará a mais jovem a conquistar a estatueta desde Jennifer Lawrence, que levou o Oscar em 2013, aos 22 anos, por “O Lado Bom da Vida”.
Para isso, precisaria desbancar as fortes concorrentes Fernanda Torres, Demi Moore, Cynthia Erivo e Karla Sofía Gascón. “A Mikey é ótima e está muito bem em ‘Anora’. Há mais de um mês, ela era dada como a vencedora do Oscar. E não duvido que ela vença, porque jovens atrizes já foram alçadas à fama depois de vencerem a categoria da premiação”, analisa Barbara Demerov, crítica de cinema e votante do Globo de Ouro.