O Allianz Parque se prepara para lançar o maior centro de inovação para o esporte da América Latina e já atrai o interesse de fintechs e grandes varejistas brasileiros.
Com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2020, a Arena Hub será um centro de inovação de 4.000 m² na ala noroeste do complexo de esportes e entretenimento, na zona oeste de São Paulo.
A ideia é acelerar startups e desenvolver iniciativas de cocriação no espaço, que partiu de um desafio do governador de São Paulo, João Doria, e da Federação Paulista de Futebol, baseado em projetos na Europa e Estados Unidos que aliam os temas de esporte e inovação para gerar impacto econômico e social.
Para tocar o projeto, construído em conjunto com a EY e a 2Simple com conceito operacional do WeWork Labs, a Arena Hub se estabeleceu como uma entidade independente liderada por Marden Menezes, que até um mês atrás geria a área de desenvolvimento de negócios com parceiros da Microsoft para a América Latina.
“Clubes [de futebol] têm passado pelo processo de diversificação de fontes de receita e viram que a inovação pode acelerar isso”, afirma Menezes. “Queremos ser uma âncora para o desenvolvimento local da região e ter uma comunidade constantemente ativa, que independe dos jogos e shows que acontecem no Allianz Parque.”
Projetos desenvolvidos no local, planejado para mil pessoas, responderão a desafios nas áreas de engajamento de fãs, performance humana e e-sports, onde startups de diversos estágios de desenvolvimento trabalharão com empresas do setor privado, que manterá o espaço por meio de cotas de patrocínio.
Empresas de setores que podem se beneficiar das inovações do segmento de esportes, como varejistas e grandes bancos, bem como fintechs e planos de saúde, estão em discussões com Menezes para patrocinar o projeto.
Eurofarma lança prêmio de €1 milhão para médicos inovadores
A multinacional brasileira do setor farmacêutico Eurofarma lançou um prêmio de inovação em saúde, com um total de €1 milhão a ser distribuído entre projetos criados por médicos no país.
Os prêmios, que serão entregues em um evento em março de 2020, buscam reconhecer ideias de profissionais que muitas vezes convivem com a falta de recursos com ideias que podem ser replicadas para outros lugares. Exemplos citados pela empresa incluem uma touca plástica capaz de reduzir ou eliminar sequelas de bebês com asfixia perinatal.
Um conselho médico independente selecionará até 100 projetos, que devem ter resultados e potencial de replicação comprovados. As ideias selecionadas serão publicadas online, onde toda a comunidade médica poderá votar e escolher os finalistas e vencedores.
Novartis busca respostas para melhorar fábrica em desafio de inovação
Outra gigante do setor farmacêutico, a Novartis, lançou um desafio de inovação na faculdade paulistana FIAP. A iniciativa é parte de um programa global de inovação cerca de US$ 9 bilhões, que inclui investimentos em parcerias com o setor acadêmico e startups no Brasil.
A empresa convidou os alunos do curso de mecatrônica da FIAP para sugerir ideias para potencializar a capacidade produtiva da fábrica da empresa farmacêutica em São Paulo.
Em troca, a Novartis oferecerá mentoria e prêmios em dinheiro, com a possibilidade de incorporar as ideias nas linhas de produção da empresa. A entrega dos protótipos será em setembro, e a escolha dos finalistas, em novembro.
Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC, The Guardian e outros.
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