A MadeiraMadeira começou o ano com o pé direito. Fundada em 2009 por Robson Privado e os irmãos Daniel e Marcelo Scandian, a plataforma de venda de móveis e decoração levantou US$ 190 milhões em uma rodada de investimentos liderada pelo SoftBank e Dynamo. A operação foi concluída ainda nos primeiros dias de 2021, e elevou a avaliação de mercado da startup para mais de US$ 1 bilhão.
Com um modelo de negócios baseado em dropshipping – no qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas os compra diretamente do fornecedor e vende para os clientes -, a startup concentra suas vendas em lojas físicas e no e-commerce, com um portfólio que inclui mais de 2.000 produtos de iluminação, banheiro, móveis, portas e janelas, jardim e muitos outros. Em 2020, a empresa registrou um crescimento de 120% em comparação a 2019.
LEIA MAIS: MadeiraMadeira vira unicórnio brasileiro
Depois do aporte, a MadeiraMadeira se tornou a primeira startup do Brasil com um líder C-level negro a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão: o COO (chief operation officer) Robson Privado, que juntou-se à equipe em 2013, à frente da área de produto. As conquistas não pararam por aí: com sede em Curitiba, a empresa tornou-se, também, o segundo unicórnio do sul do Brasil, fazendo companhia ao Ebanx.
Em março deste ano, a startup anunciou a expansão do time de colaboradores, com 312 novas vagas para profissionais das áreas de operações, produtos, vendas, marketing e tecnologia. Com o caixa reforçado, a plataforma pretende ampliar a variedade de produtos da marca própria, hoje com cerca de 400 itens, expandir a rede de lojas físicas, comprar rivais e aumentar sua presença na América Latina.
Veja, no infográfico abaixo, quatro coisas que você precisa saber sobre a MadeiraMadeira:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.