Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Além do delivery, setor de alimentação precisa digitalizar processos

Além do delivery, setor de alimentação precisa digitalizar processos

Para ter longevidade em um mercado tão competitivo, é preciso rever processos e usar a tecnologia para auxiliar os estabelecimentos também da porta para dentro

Vitor Magnani
10/06/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

ljubaphoto/Getty Images
ljubaphoto/Getty Images

Para além do delivery online, o setor precisa pensar outras ações para a completa digitalização do segmento, principalmente no setor de compras e abastecimento

Com a pandemia, donos de bares e restaurantes precisaram implementar canais de venda para sobreviver. Devido às medidas restritivas e ao medo dos clientes de irem aos estabelecimentos, o jeito foi se reinventar e usar a tecnologia para se conectar com os consumidores. Contudo, aplicativos e recursos não foram suficientes para evitar problemas. Aqueles que não contavam com uma boa gestão, não escaparam dos prejuízos.

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), desde o início da pandemia, cerca de 200 mil estabelecimentos já fecharam as portas. E aqueles que continuam operando, por sua vez, lidam com uma queda de 85% no faturamento. Para além do delivery online, o setor precisa pensar outras ações para a completa digitalização do segmento.

Um dos principais processos que exige tempo do empreendedor e gera inúmeros problemas é o de compras e abastecimento. Mesmo realizando cotações por diversos canais (telefone, WhatsApp, visitas de vendedores e idas a mercados), é comum enfrentarem muitas ocorrências nas entregas, erros nos pedidos, carência de apoio e ausência de um pós-venda. Além disso, a maioria não tem acesso aos grandes fornecedores e indústrias. Todo esse cenário contribui para que falte clareza ao empreendedor na hora de compreender o próprio negócio, solucionar os problemas, garantir uma boa operação, e, consequentemente, gerar lucro.

Atualmente, o setor de Food Service no Brasil é formado prioritariamente por pequenos empreendedores. Muitos deles não contam com capacitação para o gerenciamento de um negócio e precisam lidar diariamente com a complexidade da cadeia de suprimentos. Somente com uma boa gestão é possível analisar os dados e indicadores que permitem uma boa tomada de decisões para negócio. A falta de informações e o mau gerenciamento faz com que a rotina seja exaustiva, em especial para aqueles que não conseguem fidelizar um grande volume de clientes e estão fora dos grandes centros.

Tornar a gestão de compras mais fácil é um dos pilares para a sustentabilidade e sucesso das empresas no setor de alimentação. Não basta se adaptar ao delivery e digitalizar o restaurante somente da porta para fora e com foco no cliente. Para ter longevidade, especialmente em um mercado tão competitivo, é preciso rever processos e, principalmente, a gestão interna. A boa notícia é que assim como a tecnologia auxilia os estabelecimentos da porta para fora, não faltam ferramentas para quem precisa organizar seu negócio internamente também.

O uso de softwares e soluções de marketplace auxiliam empreendedores tanto na organização de processos, quanto na coleta de dados que facilitam a tomada de decisões. Um exemplo é a NetFoods, uma plataforma que atende o mercado de Food Service, suprindo as necessidades da cadeia de distribuição e fornecimento de insumos para o setor de alimentação.

Com essas ferramentas, os empreendedores se beneficiam para a gestão como um todo, já que com a digitalização da cadeia de fornecedores, todos as dores dos processos de compra são minimizadas. A tendência é que mais donos de restaurantes passem a usar dados para aumentar a penetração e ganhar espaço no mercado.

Mesmo com a retomada do setor e a diminuição das medidas restritivas, o uso de instrumentos de gestão e a digitalização da cadeia de fornecedores será um caminho para que empreendedores driblem impactos negativos, que vão desde os prejuízos a diminuição do fluxo de clientes. De fato, é preciso olhar para as oportunidades. Afinal, o setor de alimentação é um dos que gera mais empregos no Brasil e manter sua operação eficiente é vital para a manutenção do mercado de serviços.

Vitor Magnani é presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e do Conselho de Comércio Eletrônico da Fecomercio/SP. Professor da FIA e especialista em Relações Institucionais e Governamentais para ecossistemas inovadores.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Abastecimento
  • delivery
  • DIGITALIZAÇÃO
  • estoque
  • food service
  • FORBES
  • ForbesCollab
  • ForbesTech
  • gestão
  • Tecnologia
  • Vitor Magnani

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

  • Pepe Mujica

    Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.