TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS
Receita de publicidade nas mídias sociais nos EUA vai ultrapassar US$ 50 bilhões
Em 2021, os Estados Unidos prometem gerar a maior receita de publicidade em mídia social do mundo: serão aproximadamente US$ 56,18 bilhões de gastos com anúncios nestas plataformas, quase o dobro do segundo colocado – a China, com US$ 28,75 bilhões. As informações são da Trading Platforms.
Os dados indicam que, em 2020, quase 83,85% da receita total de anúncios em mídias sociais foi gerada por publicidade em dispositivos móveis, que concentraram US$ 40,35 bilhões. Em 2021, espera-se que esse número aumente em 18,22%, para US$ 47,71 bilhões, dando à receita de anúncios móveis em mídia social uma participação de quase 85% do total.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
O volume previsto em 2021 no país representa um aumento de 16,7% em relação a 2020, de US$ 48,12 bilhões A expectativa é que, até 2025, a receita de publicidade nas redes chegue a US$ 75,76 bilhões. O Facebook possui a maior base de usuários entre as plataformas, podendo alcançar 228,6 milhões de pessoas em 2021. Em seguida, estão o LinkedIn (187,6 milhões), o Instagram (125 milhões), Twitter (97 milhões), Pinterest (96,4 milhões) e Snapchat (95,4 milhões).
Veja, na galeria de fotos a seguir, o que mais aconteceu na última semana no setor de tecnologia e inovação:
-
metamorworks/Getty Images TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS
Gartner prevê que gastos com TI crescerão quase 9% em 2021
Os gastos mundiais com tecnologia da informação atingirão US$ 4,2 trilhões em 2021, um aumento de 8,6% em relação ao ano passado, segundo estimativas do Gartner, companhia global especializada em pesquisa e consultoria.
Segundo o levantamento, o segmento de serviços de TI está entre as três áreas de maior crescimento em 2021 e deve totalizar quase US$ 1,2 trilhão neste ano, um salto de 9,8% em relação a 2020. O ranking inclui, ainda, o crescimento nas áreas de dispositivos (13,9%), software empresarial (13,2%), sistemas de data center (7,4%) e serviços de comunicação (3,5%).
-
Andriy Onufriyenko/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Mercado de TI no Brasil pode crescer 20% em 2021
O primeiro trimestre de 2021 foi excepcional para o setor brasileiro de TI, que registrou 15,7% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação faz parte de um estudo da consultoria iMonitor IT, que ouviu 4.500 empresas, das quais 43% atuam no segmento de serviços e 29% no de software. Entre os entrevistados, 88% são de executivos C-Level.
A pesquisa indica que o mercado de TI tem a possibilidade de encerrar 2021 com 20% de crescimento. Projeta-se um aumento de vendas nos segmentos de educação, saúde e varejo, assim como nas áreas de soluções de nuvem, segurança, ferramentas de análise e produtos satélites ao sistema de gestão empresarial.
-
d3sign/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Brasileiros passaram 820 minutos conectados a plataformas do setor automotivo
A Comscore divulgou uma análise sobre o comportamento dos consumidores do setor automotivo nas plataformas digitais, a partir dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. O levantamento indica que, de toda a América Latina, os brasileiros são os que passam mais tempo na categoria, um total de 820 minutos consumidos em 2020, com predominância masculina (76,7%) nos acessos. Em seguida, está o México, com 183 minutos, seguido da Argentina (113), Chile (58), Peru (27) e Colômbia (17).
O estudo aponta que, conforme o consumidor se adaptava aos canais digitais no último ano, os sites de vendas de automóveis também tiveram maior alcance. No Brasil, houve um aumento significativo – 167% – no acesso aos portais em dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
-
Anna Efetova/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Suvinil apresenta novas iniciativas digitais para aprimorar experiência do cliente
A Suvinil acaba de reformular toda sua frente de iniciativas digitais com o objetivo de facilitar a jornada do consumidor durante e após o processo de pintura. As novidades foram adiantadas à Forbes e incluem uma nova loja online, serviços de realidade virtual, apresentação interativa e gamificada e uma nova home page no site da marca. As inovações chegam acompanhadas de um novo leque digital de cores, a fim de atender diferentes perfis e estilos de clientes.
Com o formato de marketplace, o espaço foi pensado para ajudar lojistas parceiros a impulsionarem suas vendas. A fabricante oferece, inicialmente, cobertura online em 19 estados, com perspectiva de alcance em outras regiões do país em breve. Com a plataforma, a marca pretende apoiar toda a cadeia de produção, deixando os clientes satisfeitos com seus lares renovados e os lojistas ativos em seus empreendimentos, mesmo durante a pandemia. A marca também está aprimorando sua tecnologia de realidade virtual, que simula a aplicação das cores em diversos ambientes, permitindo ao consumidor a percepção das nuances e acabamentos em quartos, salas e cozinhas, entre outros espaços. A simulação chega com uma versão para desktop, disponível para download no site.
As novidades incluem, ainda, a Estação Touch, um espaço imersivo dentro das lojas da marca, com apresentação interativa e gamificada em tela touch, que recomenda variações no uso das cores dedicadas a diferentes ambientes da casa e perfis de moradores.
-
Anúncio publicitário -
Holloway/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Eve e EDP fecham parceria para apoiar a infraestrutura de eVTOL
A Eve Urban Air Mobility Solutions, empresa criada pela Embraer, assinou um memorando de entendimento com a EDP no Brasil, que atua no setor elétrico, para colaborar na área de mobilidade aérea urbana. As companhias vão trabalhar juntas na pesquisa de modelos operacionais para as soluções de infraestrutura necessárias para que as eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical) se tornem viáveis. Os estudos abordarão a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento.
-
Richard Newstead/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Habib’s adota infraestrutura de tecnologia de nuvem da Microsoft
A Microsoft e o Habib’s fecharam uma parceria para migrar toda a infraestrutura de tecnologia e armazenamento de dados da rede de alimentação para uma plataforma em nuvem. A iniciativa prevê que clientes e colaboradores do Habib’s tenham acesso a serviços de alta disponibilidade, mais ágeis e seguros. “Com a tecnologia, teremos um sistema integrado com visão 360º do negócio para atuarmos de maneira mais inteligente e preditiva”, afirma Bruna Saraiva, diretora de estratégia do Habib’s. Todos os serviços, sistemas e arquivos do restaurante, como cadastro de clientes, pedidos de reposição e controle de estoque, estarão na nuvem e poderão ser acessados remotamente.
-
Divulgação O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
DHL usa drone para aprimorar gestão de estoque no Grupo LEGO
Para aprimorar seus serviços de logística, a DHL Supply Chain implementou o uso de um drone para a conferência semi-automática de estoque. A tecnologia está sendo utilizada no centro de distribuição do Grupo LEGO, em Louveira (SP). Segundo as empresas, a inovação tornou o processo 96% mais rápido, além de mais seguro e preciso. Diante dos resultados, a DHL pretende levar, nos próximos meses, a tecnologia para outros de seus CDs no Brasil.
-
ALFRED PASIEKA SCIENCE/PHOTO LIBRARY/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Joint venture entre Grupo Telefónica e CDPQ inicia operações no Brasil
A FiBrasil (FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica) – rede de fibra neutra criada pela Telefônica Brasil, Telefônica Infra e o grupo de investimento global CDPQ – anunciou o início das operações no país. Neste começo, a empresa estará em 34 cidades (1,6 milhão de domicílios) e, até o final do ano, espera cobrir 500 mil novas residências. A Vivo será o primeiro cliente de atacado e contará com a infraestrutura da FiBrasil para aumentar o plano de expansão da rede nos próximos anos. Com a joint venture, a operadora pretende alcançar 24 milhões de residências brasileiras até o final de 2024.
-
Marko Geber/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Marisa investe em experiência phygital
Para otimizar a experiência de compra dos clientes, a varejista Marisa criou a Sacola de Vantagens, plataforma multicanal que oferece vantagens exclusivas e integra as lojas físicas ao app. O cliente deve instalar o aplicativo Marisa e escanear a etiqueta dos produtos desejados, que serão automaticamente incluídos no carrinho de compra. Em seguida, um colaborador da loja finaliza o processo de forma rápida e sem fila em um ponto móvel ou direciona o consumidor para um caixa exclusivo. A novidade foi implementada, inicialmente, em 56 unidades e já está presente em 220 lojas. Até o final de julho, a previsão é chegar nos 344 espaços em todo o país.
-
Reprodução/Forbes O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Celltrion Healthcare chega ao Brasil com investimento anual de R$ 40 milhões
A Celltrion Healthcare, empresa sul-coreana do segmento de biofarma, acaba de expandir as operações para o Brasil com um investimento anual estimado em R$ 40 milhões. Especializada em medicamentos biológicos e biossimilares, a multinacional tem previsão de lançar, anualmente, ao menos um novo produto até 2032, e negocia no Brasil uma licitação com o Ministério da Saúde, em torno de R$ 210 milhões, para o fornecimento de um biossimilar para tratamento de câncer de mama HER2. A companhia espera encerrar o ano com faturamento da ordem de R$ 300 milhões em vendas.
-
Reprodução/Forbes CIDADES INTELIGENTES
Nesse quesito, a Nvidia criou a Metropolis, uma plataforma de análise de vídeo inteligente que visa melhorar a segurança e a eficiência das cidades por meio da aplicação de tecnologia e Inteligência Artificial (IA). No Brasil, a Nvidia foi a escolhida no projeto de transformar Osasco em uma cidade inteligente. -
zf L/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
FIEC e M. Dias Branco criam inovações com uso de data science
A M. Dias Branco, companhia de alimentos que fabrica massas e biscoitos, uniu-se à FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), por meio do Observatório da Indústria e do Centro Internacional de Negócios, para desenvolver uma solução de big data que processe e transforme dados em informações valiosas sobre os mercados mais estratégicos para os produtos da empresa. A expectativa é que, com a inovação, a M. Dias Branco possa potencializar seus resultados e impulsionar sua internacionalização.
-
Pramote Polyamate/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Hipermercado BIG lança plataforma de e-commerce
Em parceria com a empresa de tecnologia Corebiz e a plataforma VTEX, a rede de hipermercados BIG acaba de lançar o seu e-commerce, com a expectativa de ser um dos grandes players do setor. A ferramenta reúne três lojas online do grupo em um único portal e pretende promover uma melhor experiência do cliente.
-
djgunner/Getty Images CRESCIMENTO
Rooftop cresce mais de 250% no primeiro semestre
A Rooftop, proptech que oferece gestão inteligente de transações imobiliárias ao conectar imóveis em situações especiais a potenciais compradores e investidores, cresceu 250%, no primeiro semestre do ano. A empresa transacionou cerca de R$ 50 milhões nos primeiros seis meses de 2021 por meio do fundo ROOF11, e já iniciou a estruturação de um novo fundo de investimentos, com previsão de captar R$ 250 milhões.
-
Francesco Carta fotografo/Getty Images TECNOLOGIA DO BEM
Plataforma mapeia locais acessíveis para PCDs
O Guiaderodas, plataforma gratuita e global de serviços a favor da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, permite que usuários de todo o mundo avaliem e consultem as condições de acesso em bares, restaurantes, hotéis, clínicas e hospitais, entre outros. Disponível em versões web e mobile, a ferramenta conta com dicas de roteiros de viagens com acessibilidade e, ainda, notícias diárias sobre inclusão. O aplicativo, gratuito para Android e iOS, conta com avaliações em mais de 2.000 cidades e 115 países em todo o mundo. Em 2018, a agência ITU (União Internacional de Telecomunicações), da ONU, reconheceu a ferramenta como o melhor app móvel para a acessibilidade.
TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS
Gartner prevê que gastos com TI crescerão quase 9% em 2021
Os gastos mundiais com tecnologia da informação atingirão US$ 4,2 trilhões em 2021, um aumento de 8,6% em relação ao ano passado, segundo estimativas do Gartner, companhia global especializada em pesquisa e consultoria.
Segundo o levantamento, o segmento de serviços de TI está entre as três áreas de maior crescimento em 2021 e deve totalizar quase US$ 1,2 trilhão neste ano, um salto de 9,8% em relação a 2020. O ranking inclui, ainda, o crescimento nas áreas de dispositivos (13,9%), software empresarial (13,2%), sistemas de data center (7,4%) e serviços de comunicação (3,5%).
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.