TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS
Netflix terá quase 67 milhões de assinantes europeus em 2021
O número de assinantes da Netflix na Europa deve chegar a quase 67 milhões em 2021, de acordo com os dados apresentados pela Trading Platforms. Já em 2026, a expectativa é de 86 milhões de pessoas. Segundo o levantamento, a plataforma de streaming tem 207,64 milhões de assinantes pagos em todo o mundo, com os principais mercados nos Estados Unidos, Brasil e Reino Unido.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
A Europa Ocidental teve uma participação de 92% no número total de assinantes do serviço de streaming no continente, totalizando 54,16 milhões no ano passado. O montante deve crescer 12,18% em 2021, chegando a 60,76 milhões. Já a parte Oriental registrou 4,67 milhões de assinantes no continente, mas deverá crescer 31,33% em 2021. Até 2026, o número de assinantes deste lado do continente deverá crescer a uma taxa composta anual de 14,91%, atingindo 12,29 milhões no final do período de cinco anos.
Veja, na galeria de fotos a seguir, o que mais aconteceu na última semana no setor de tecnologia e inovação:
-
oxygen/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Investimento-anjo em startups cai 20% em 2020
Diante da pandemia, o volume de investimento-anjo no Brasil retrocedeu 20% em 2020 em comparação ao ano anterior, voltando aos níveis de 2016, de acordo com uma pesquisa realizada pela Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos que apoia o empreendedorismo inovador no país.
O levantamento indica que, no ano passado, foram aportados R$ 856 milhões por 6.956 investidores-anjos. O número de pessoas que apostaram nessa modalidade de aporte representa 15% a menos do que o registrado em 2019. Para 2021, embora haja uma perspectiva positiva para o setor, a recuperação deve ser insuficiente para a demanda das startups. “Estimamos que sejam necessários R$ 12 bilhões ao ano. O investimento nessas empresas precisa de estímulo e apoio para crescer e atingir todo seu potencial”, comenta Cassio Spina, presidente e fundador da Anjos do Brasil.
A pesquisa apontou, ainda, o perfil dos investidores-anjo brasileiros. Os resultados indicam que a maioria (81%) é branca, com apenas 14% declarando-se pretos, pardos ou indígenas e 1% amarelos. Segundo a organização, estes dados, associados à participação de apenas 14% de mulheres no universo de investidores, traz um sinal de evolução lenta no ecossistema brasileiro.
-
VioletaStoimenova/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Pagamentos por aproximação crescem mais de 490%
O primeiro semestre de 2021 registrou um aumento de 493% no volume de transações realizadas via tecnologia “aproxime e pague” em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco.
A tecnologia contactless permite que, ao aproximar o cartão ou o celular da maquininha, os dados sejam transmitidos por ondas magnéticas e o pagamento seja realizado sem a necessidade de inserir a senha. Ao longo de 2021, tais operações registraram um crescimento médio mensal de 20%.
Para Rodrigo Carneiro, diretor da Rede, a modalidade ainda tem potencial de crescimento, graças à maior oferta de dispositivos, como cartões, carteiras virtuais, relógios e tecnologias vestíveis em geral. “A experiência dos pagamentos por aproximação tem se mostrado bastante positiva para consumidores e para os estabelecimentos comerciais. A tendência é que as transações se tornem cada vez mais populares”, considera.
-
Christian Petersen Clausen/Getty Images TENDÊNCIAS NACIONAIS
Brasil já tem mais de 200 travel techs
O Brasil tem, atualmente, 219 travel techs, empresas de tecnologia que prestam serviços de intermediação de viagens, turismo e mobilidade, de acordo com a pesquisa “Anuário das Travel Techs Brasileiras”, realizada pela Loureiro Consultores em parceria com a Onfly. O levantamento identificou 63 negócios de agenciamento e reservas online, 59 de mobilidade, 27 de hospedagem e 26 de eventos. Em seguida, estão as empresas que trabalham com tecnologia para outros players (17), despesas corporativas (15) e experiências (12).
A previsão é que essas empresas movimentem mais de R$ 35 bilhões já em 2022. Para o fundador, sócio e CEO da Onfly, Marcelo Linhares, a recuperação do turismo diante da pandemia passa, inevitavelmente, por uma transformação digital dos consumidores e representantes do mercado. “Estamos vivendo o maior desafio da história para o setor. De um lado, milhões de pessoas com hábitos cada vez mais digitais, esperando pelo retorno das viagens, e, de outro, uma indústria totalmente fragilizada e ainda repleta de ineficiências, com baixíssima maturidade digital.”
-
Divulgação O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Buser planeja chegar a 1.000 cidades até início de 2022
Com quase 4 milhões de passageiros cadastrados em cerca de 450 cidades no Brasil, a plataforma de mobilidade Buser está completando quatro anos nesta semana de olho na expansão nacional. A startup anunciou, com exclusividade à Forbes, que até o início de 2022 tem planos de chegar a todos os estados brasileiros, conectando 1.000 cidades em 10 mil trechos de operação, nos modelos de fretamento e de marketplace.
O crescimento está apoiado no aporte de R$ 700 milhões concluído no último mês, uma rodada série C liderada pelo fundo de impacto social LGT Lightrock. A expectativa, em termos de receita, é crescer 10 vezes até o final do ano que vem.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Yuca e anyLife se unem para oferecer soluções completas de moradia
A Yuca, especializada em experiências de moradia, anunciou, com exclusividade à Forbes, uma parceria com a anyLife, startup do mercado imobiliário que conecta pessoas e espaços por meio de soluções inteligentes. A colaboração tem como meta complementar a operação das proptechs e proporcionar um portfólio completo para locação. Juntas, as duas empresas passam a oferecer soluções de short (no máximo três meses), mid e long stay (a partir de seis meses), atendendo às necessidades e demandas de consumidores, fundos e incorporadoras, além de atribuírem maior retorno financeiro aos investidores.
As startups possuem parcerias com incorporadoras como Engetécnica, Diálogo, Cerberus, IronHouse, Opera e WDS, entre outras, responsáveis por, aproximadamente, 2.500 reservas por mês, distribuídas em cerca de 500 unidades no Brasil. Inicialmente, a parceria com a anyLife disponibilizará unidades em São Paulo, mas já há planos de expansão para outras cidades e estados.
-
Chad Baker/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Atos implementa supercomputador na Petrobras
A Petrobras acaba de estrear um supercomputador de alto desempenho para otimizar suas operações. Batizado de Dragão, o aparelho foi implementado pela Atos, especialista em transformação digital e computação high performance. Programados com algoritmos que envolvem equações matemáticas complexas e um grande volume de dados, os supercomputadores projetados pela empresa geram imagens representativas da geologia abaixo do fundo do mar, onde ficam as camadas de pré-sal, contribuindo para a descoberta de novas jazidas de óleo e gás.
-
Klaus Vedfelt/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Credicard e Movimento Black Money lançam cartão em parceria
A Credicard e o Movimento Black Money se uniram para lançar um cartão em apoio ao empreendedorismo negro. A solução tem bandeira Visa Premium e pode ser solicitada no app Credicard On. O meio de pagamento oferece anuidade gratuita, descontos em sites parceiros, jornada de missões para conquistar aumento do limite e uso imediato logo após aprovado, entre outros benefícios. Todo o lucro, descontados os custos de emissão e envio, será revertido para o Movimento Black Money, criado para transformar, educar e fomentar o empreendedorismo negro.
-
ALFRED PASIEKA SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Brasil ganha Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas
Por iniciativa do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), com coordenação da Softex e execução do Instituto Eldorado e da Unicamp, foi criado o Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas. O projeto, localizado em Campinas, tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos sobre tecnologias que possam integrar recursos de inteligência em dispositivos móveis. A expectativa é que mais de 50 pessoas trabalhem no espaço, entre alunos de graduação, mestrado e doutorado, pós-doutores e professores da Unicamp, além de oito profissionais do instituto.
-
fotograzia/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Empresa cria plataforma digital para registro de marcas online
Em busca de prestar um serviço que beneficiasse microempreendedores que precisam registrar suas marcas, a empresa curitibana A Capelatto lançou uma modalidade online que permite que a iniciativa seja conduzida por meio do site. O projeto tem apoio do Sebraetec e do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e tem como objetivo dar aos pequenos empreendedores a oportunidade de conseguirem a concessão pública de uma maneira menos burocrático, mais rápida e com menor custo. A empresa oferece planos de serviço completos – que incluem análise de viabilidade, requerimento de marca, análise de logotipo e deferimento, entre outros – a partir de R$ 1.599 por ano.
-
Klaus Vedfelt/Getty Images O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
NSTech e Praxio anunciam fusão e aumento de capital de R$ 500 milhões
A plataforma de tecnologia para logística NSTech se fundiu à Praxio, hub de soluções para o transporte rodoviário de cargas e passageiros, com o objetivo de montar o mais completo ecossistema de empresas de tecnologia para logística e mobilidade da América Latina. Com a fusão, as empresas passam a atender transportadores de carga, embarcadores, motoristas, seguradoras e corretores de seguro especializados em transportes, além dos players voltados à mobilidade de passageiros. Com a transação, a NSTech passa a ter 28 mil clientes e 14 produtos, com mais de 1,8 milhão de motoristas cadastrados e R$ 12,5 trilhões de cargas averbadas por ano, além de mais de 90 milhões de cargas por mês.
-
Yulia Reznikov/Getty Images AQUISIÇÕES
Triider assume operação da Habitíssimo no Brasil
Recentemente, o Triider, aplicativo de pequenas reformas e manutenção, anunciou a aquisição da operação nacional da plataforma Habitissimo, empresa espanhola especializada em grandes reformas. A transação expande a atuação do Triider, que chega a todas as cidades do país e passa a gerenciar 825 mil profissionais de serviços gerais. Os clientes passam a ter acesso a um maior portfólio de serviços, da manutenção à construção completa de uma casa. Ao todo, são 85 serviços, incluindo pintura, eletricista, cuidados de rede elétrica, hidráulica, mudanças, instalação e manutenção de painéis de energia solar, entre outros. O valor da compra não foi divulgado.
-
Hiroshi Watanabe/Getty Images AQUISIÇÕES
Locaweb compra plataforma Bagy
A Locaweb divulgou ontem (13) a aquisição da Bagy, plataforma focada em social commerce que permite que qualquer pessoa crie uma loja online, integre-a às redes sociais e comece a vender em poucos minutos. Embora o valor da compra não tenha sido divulgado, a operação faz parte da estratégia da Locaweb para se consolidar como o mais completo ecossistema de soluções de e-commerce do mercado. “Com a Bagy, queremos mostrar que montar uma loja e começar a vender online é muito mais fácil do que muitos imaginam. Buscamos a melhor e mais amigável solução de plataforma com foco em social commerce do Brasil e vamos oferecê-la para aqueles que sonham em vender online, mas faltava algo para dar o primeiro passo”, diz Willians Marques, diretor geral da Locaweb Commerce.
-
Flashpop/Getty Images PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
Best.Projects vence prêmio global da Microsoft
A Best.Projects, empresa brasileira especializada na implementação de projetos de tecnologia, foi a vencedora do Partner of the Year Award 2021, da Microsoft, na categoria government. A empresa foi reconhecida por criar uma solução para o Programa Bom Prato, graças a uma ação emergencial em meio à pandemia. A solução precisava permitir o enfrentamento de desafios como a fácil identificação no momento do cadastro, sem burocracias, e o controle das distribuições das refeições de forma rápida, efetiva e sem filas. A ferramenta adotada foi a Power Plataform, plataforma de desenvolvimento de baixo código da gigante de tecnologia. Nela, foi possível realizar o cadastro das pessoas em situação de rua e realizar a identificação por meio de um QR Code único para cada beneficiário. O projeto beneficiou mais de 8 mil pessoas, com 24 mil refeições por dia.
-
djgunner/Getty Images CRESCIMENTO
DG Solutions projeta crescimento de mais de 60% em 2021
Após crescer 25% em 2020, a DG Solutions revelou, com exclusividade à Forbes, que pretende crescer mais de 69% até o final deste ano. Segundo Everton Fortes, cofundador e CEO, a empresa conta com mais de 200 clientes e uma média de 8.000 usuários ativos. Localizada em Curitiba, a DG Solutions atua em todo o território nacional com tecnologias para gestão de atendimento. Em seu portfólio estão as soluções DG Tel, que reduz custos com o atendimento ao cliente por meio de PABX IP (sistema de telefonía); DG Call, plataforma de gestão e performance de operações de call center; e DG Multi, gerenciador de atendimento de diversos canais, como WhatsApp, chat, Facebook e SMS, em apenas uma ferramenta.
-
Sarah Mason/Getty Images IMPACTO SOCIAL
Grupo VW define América Latina como centro de P&D de biocombustíveis
Com o objetivo de intensificar a pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em biocombustíveis, o Grupo Volkswagen lançou um projeto para que o Brasil lidere o centro de pesquisa & desenvolvimento da companhia. O espaço será voltado ao estudo de soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes que utilizam energia limpa para a combustão e soluções híbridas. O centro será totalmente independente no desenvolvimento de tais tecnologias para o Grupo Volkswagen em nível global.
TENDÊNCIAS NACIONAIS
Investimento-anjo em startups cai 20% em 2020
Diante da pandemia, o volume de investimento-anjo no Brasil retrocedeu 20% em 2020 em comparação ao ano anterior, voltando aos níveis de 2016, de acordo com uma pesquisa realizada pela Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos que apoia o empreendedorismo inovador no país.
O levantamento indica que, no ano passado, foram aportados R$ 856 milhões por 6.956 investidores-anjos. O número de pessoas que apostaram nessa modalidade de aporte representa 15% a menos do que o registrado em 2019. Para 2021, embora haja uma perspectiva positiva para o setor, a recuperação deve ser insuficiente para a demanda das startups. “Estimamos que sejam necessários R$ 12 bilhões ao ano. O investimento nessas empresas precisa de estímulo e apoio para crescer e atingir todo seu potencial”, comenta Cassio Spina, presidente e fundador da Anjos do Brasil.
A pesquisa apontou, ainda, o perfil dos investidores-anjo brasileiros. Os resultados indicam que a maioria (81%) é branca, com apenas 14% declarando-se pretos, pardos ou indígenas e 1% amarelos. Segundo a organização, estes dados, associados à participação de apenas 14% de mulheres no universo de investidores, traz um sinal de evolução lenta no ecossistema brasileiro.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.