Os fãs do rapper e produtor musical Kanye West – que apresentou uma petição no Tribunal Superior de Los Angeles para mudar seu nome para Ye -, aguardam ansiosamente o lançamento do álbum “Donda”, ainda sem data definida. Enquanto o artista promove o disco com festas e audições exclusivas nas cidades de Atlanta, Chicago e Las Vegas, nos Estados Unidos, cibercriminosos aproveitam o hype para criar programas maliciosos e links fraudulentos, compartilhados online disfarçados do projeto.
Ao analisar a situação, especialistas da Kaspersky, companhia global de segurança cibernética e privacidade digital, identificaram dois adwares, softwares indesejados que mostram anúncios em exagero durante a navegação web: Download-File-KanyeWestDONDA320.zip_88481.msi e Kanye West _ DONDA (Explicito) (2021) Mp3 320kbps [PMEDIA] __ – Downloader.exe.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
A companhia também chama atenção para links maliciosos que, aparentemente, contêm um arquivo para ouvir o disco. Mas, ao fazer o download, o usuário baixa automaticamente um programa que infecta seus dispositivos.
Outra ameaça que está circulando na web é um link falso para baixar o suposto álbum “Donda”. Segundo a Kaspersky, depois de clicar no conteúdo, o usuário verá uma pesquisa de autenticação, que tem o objetivo de confirmar se a pessoa não é um robô. O questionário apresenta uma série de perguntas, como “quanto você ganha?” e “você quer ficar rico?”. Ao completá-lo, a vítima é direcionada para um site fraudulento e tem seus dados pessoais e financeiros roubados.
Para evitar ataques fraudulentos deste tipo, a sugestão é que os fãs restrinjam seus downloads às plataformas oficiais, como Apple App Store, Google Play, Spotify, Deezer e Apple Music. Os especialistas sugerem, também, que os usuários verifiquem o link antes de clicar, pois erros ortográficos ou endereços diferentes dos canais oficiais podem alertar para o risco de fraude.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.