Da saúde e da manufatura até o varejo, quase todos os setores foram impactados pela IA (inteligência artificial). Talvez a maioria dos consumidores pense que as empresas usam essa tecnologia principalmente para o marketing direcionado (e algumas realmente o fazem). No entanto, muitas outras áreas também estão sendo afetadas pela IA, uma vez que ela está ajudando companhias em todo o mundo a proteger funcionários e clientes, manter seu estoque e desenvolver novos produtos e serviços, entre outras funcionalidades.
Mas como a IA está trabalhando nos bastidores para ajudar empresas e, assim, apoiar os clientes e consumidores que elas atendem?
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Veja, na galeria a seguir, 16 áreas da indústria que estão sendo aprimoradas pela inteligência artificial, segundo membros da Forbes Technology Council:
-
zf L/Getty Images 1. Cibersegurança
A tecnologia desempenha um papel importante na segurança cibernética. A maioria, senão todas as ferramentas modernas de análise de log e proteção de endpoint (ponto de extremidade), usam inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar novos malwares e atividades suspeitas. Embora a IA seja indispensável no combate a ataques sofisticados, o mal-estar gerado por ela também existe: a tecnologia pode dizer que você tem um problema, mas não consegue dizer o porquê. A explicabilidade é a próxima fronteira da IA em segurança cibernética e negócios em geral. – Tsvi Lev, NEC Corporation
-
thomaguery/Getty Images 2. Detecção de phishing
As ferramentas de IA verificam cada e-mail que chega à caixa de entrada. No momento em que o usuário verifica as mensagens, essas ferramentas já eliminaram milhares de ataques de phishing em potencial e colocaram na quarentena e-mails suspeitos que nunca serão vistos. Ao mesmo tempo, a tecnologia alertou seu administrador de TI sobre possíveis ataques, e, embora muitas pessoas não saibam, fez tudo isso para que o usuário não precisasse. – Mercedes Soria, Knightscope
-
Andriy Onufriyenko/Getty Images 3. Prevenção de tempo de inatividade
A IA está perturbando o setor manufatureiro. Um minuto de paralisação não planejada e uma fração de sucata indesejada podem render dezenas de milhares de dólares em perdas para qualquer fabricante. A implementação de análises preditivas usando inteligência e aprendizado de máquina eliminará as suposições da produção, substituindo-as por previsões precisas que permitam zero desperdício e tempo de inatividade. – Mo Abuali, IoTco – Internet of Things Company
-
dowell/Getty Images 4. Redes de abastecimento
A IA oferece uma vantagem de informação que pode ajudar as empresas a diversificar e fortalecer suas redes de fornecimento. Além da Covid-19, fatores como novas guerras comerciais, mudanças climáticas e alterações nas leis trabalhistas sempre podem atrapalhar as cadeias de suprimentos. Além de possibilitar a descoberta de fornecedores, a inteligência artificial agora ajuda a avaliar a base, oferecendo uma visão de 360 graus para o gerenciamento de categorias e percepções importantes que permitem aumentar a resiliência e o desempenho. – Gregor Stühler, scoutbee Inc.
-
Anúncio publicitário -
Andriy Onufriyenko/Getty Images 5. Previsão de demanda
A IA e, mais especificamente, o aprendizado de máquina, garante que você obtenha os produtos que necessita antes mesmo de saber que precisa deles. Essa é parte da razão pela qual os fornecedores podem fazer entregas no dia seguinte e você quase sempre encontra o que deseja nas prateleiras dos supermercados. A inteligência artificial já está aumentando a velocidade das cadeias de suprimentos e fazendo negócios. – Cyrus Hadavi, Adexa, Inc.
-
Laurence Dutton/Getty Images 6. Perfil do consumidor
No momento em que o usuário toca em “comprar” no aplicativo da Amazon – ou antes mesmo de pensar em adquirir aquele item – a gigante do e-commerce já previu isso. Seu mecanismo de IA avançado identifica quais itens você (e outros em sua área) provavelmente comprará, incluindo seus tamanhos e cores preferidas, para que esses itens possam ser estocados o mais próximo possível do destino. É assim que eles conseguem oferecer “entregas em uma hora”. – Mayank Mishra, Contentstack
-
dowell/Getty Images 7. Terapêutica e farmacêutica
A inteligência artificial prevalece na maioria dos setores. A saúde, em particular, está aplicando tecnologia baseada em IA para acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos – por exemplo, as vacinas e doses de reforço da Covid. A IA também está sendo usada para identificar os riscos que certos medicamentos podem representar para os pacientes com base em doenças preexistentes. – Sameer Malhotra, TrueFort, Inc.
-
Witthaya Prasongsin/Getty Images 8. Gestão de Risco
Embora não seja um uso muito conhecido, a IA também está sendo usada para reimaginar funções de conformidade tradicionais para criar monitoramento contínuo por meio da inovação. As empresas podem antecipar e prevenir a exposição ao risco e reduzir a corrupção e a fraude enquanto obtêm insights. A inteligência artificial possibilita a criação de uma cultura de integridade, excelência, transparência e responsabilidade. – Matthew Lieberman, PwC
-
Marko Geber/Getty Images 9. Empoderamento do funcionário
A IA adiciona uma vantagem competitiva quando os funcionários podem acessá-la diretamente para o trabalho. Quando a tecnologia é combinada com soluções como plataformas low-code, os líderes podem democratizar a inteligência artificial para seus colaboradores e capacitá-los a fazer coisas como construir seus próprios aplicativos e obter percepções de negócios importantes. O futuro é impulsionado pela IA, e os funcionários podem levar os negócios a novos patamares se eles próprios tiverem acesso a esta inovação. – Ed Macosky, Boomi
-
Luis Alvarez 3. Encontre quem você conhece na empresa
Acione sua rede de contatos para descobrir se você conhece alguém que trabalha na empresa que abriu a vaga. Em caso afirmativo, entre em contato com a pessoa e peça uma conversa para conseguir informações privilegiadas sobre como é trabalhar com esse empregador – isso te dará uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos.
Se você tem um relacionamento próximo com uma pessoa em nível de gerência ou diretoria na empresa, peça para ela falar bem de você aos recrutadores, ao gerente de contratação ou a qualquer outra pessoa envolvida no processo seletivo. A indicação pode fazer você se destacar para ocupar a vaga.
-
Reprodução/Forbes 11. Gestão de smart cities
Em plataformas e implementações de cidades inteligentes, a IA ajuda nas áreas de prestação de serviços ao cidadão, planejamento ambiental da cidade, gestão e utilização de recursos energéticos e prevenção de roubo, acidentes e crimes. Isso muda a forma como as empresas operam em setores como a indústria de energia, saúde e serviços públicos. – Bhagvan Kommadi, ValueMomentum
-
baona/Getty Images 12. Chatbots e modelos de experiência do usuário
Os call centers estão adotando cada vez mais o uso de chatbots baseados em IA. Em grandes empresas, é comum que os líderes obtenham insights eficazes ao analisar os conjuntos de dados e aplicar princípios de inteligência artificial. Esta tecnologia também gera forte impacto na criação de diferentes modelos de experiência do usuário para os produtos. A maioria das empresas está lentamente começando a adotar a IA. – Shiboo Varughese, CirrusLabs.io
-
zf L/Getty Images 13. Gerenciamento da capacidade da rede
O 5G elevou o padrão no que diz respeito às expectativas dos clientes sobre o tamanho de banda, velocidade e qualidade. Os sistemas de monitoramento impulsionados por IA e análises preditivas permitem que empresas de telecomunicações prevejam a demanda dos clientes com maior precisão e, ainda, os resultados de desempenho para que possam gerenciar proativamente a capacidade da rede, conduzir a automação, resolver problemas com mais rapidez e fornecer serviço superior. A IA está tornando a experiência 5G ótima. – Suresh Chintada, Subex
-
Watchara Piriyaputtanapun/Getty Images 14. Entrega de conteúdo
O papel da IA em fornecer conteúdo por meio de sites de notícias e mídia social está constantemente moldando o que as pessoas, grupos sociais e até mesmo países pensam e acreditam. Isso, por sua vez, tem impactos fundamentais no comportamento do mercado, transformando os negócios que atendem a essas necessidades. – Casey Ellis, Bugcrowd
-
metamorworks/Getty Images 15. Monitoramento de atividades
Tantos dados são gerados todos os dias que a descoberta de outliers (dados que se diferenciam drasticamente de todos os outros) tem sido delegada principalmente a ferramentas de IA. Isso acontece na hora de encontrar conteúdos impróprios em redes sociais, transações estranhas no banco e até mesmo atividades incomuns em seu histórico de login. Os humanos não podem aprender o suficiente para reconhecer quando você fez algo incomum, mas a tecnologia pode rapidamente alertar para que outro sistema controle a situação automaticamente. – Luke Wallace, Bottle Rocket
-
Marko Geber/Getty Images 16. Marketing Personalizado
A maioria de nós está inscrita em uma ou mais empresas de varejo ou é assinante de serviços. Geralmente, as pessoas não sabem que essas companhias avaliam todos os clientes com base em seus dados, incluindo transações, interação e engajamento com a marca em todos os pontos de contato. Essas informações são atualizadas diariamente e usadas para abordar os consumidores de forma mais assertiva e entregar ofertas e experiências personalizadas. – Vasudeva Akula, VOZIQ
1. Cibersegurança
A tecnologia desempenha um papel importante na segurança cibernética. A maioria, senão todas as ferramentas modernas de análise de log e proteção de endpoint (ponto de extremidade), usam inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar novos malwares e atividades suspeitas. Embora a IA seja indispensável no combate a ataques sofisticados, o mal-estar gerado por ela também existe: a tecnologia pode dizer que você tem um problema, mas não consegue dizer o porquê. A explicabilidade é a próxima fronteira da IA em segurança cibernética e negócios em geral. – Tsvi Lev, NEC Corporation
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.