Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Conheça 4 tecnologias que vão bombar com o metaverso do Facebook

Conheça 4 tecnologias que vão bombar com o metaverso do Facebook

A nova marca Meta, que surge a partir do investimento da empresa de Mark Zuckerberg em um ecossistema virtual, sinaliza a expansão de um mercado bilionário

Luiz Gustavo Pacete
29/10/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Segundo a IHS Markit, o mercado global de realidade virtual e aumentada deve ultrapassar US$ 100 bilhões em 2022 (Crédito: Reprodução Meta)

Após algumas semanas de expectativa, Mark Zuckerberg oficializou, na tarde desta quinta-feira, 28, a criação da Meta, novo nome da marca institucional do Facebook. A mudança ocorre no momento em que a plataforma vem investindo no conceito de metaverso. Somente na Europa, por exemplo, serão contratados 10 mil profissionais para o desenvolvimento de tecnologia relacionada. Durante o anúncio de resultados do terceiro trimestre, no início da semana, a empresa confirmou investimentos de US$ 10 bilhões na criação de seu próprio metaverso.

Mas além do conceito que vem sendo abordado nas últimas semanas, onde estão as oportunidades de negócios? E quais tipos de tecnologias podem culminar no surgimento de startups ou demandar aquelas já existentes? Segundo a IHS Markit, o mercado global de realidade virtual e aumentada deve ultrapassar US$ 100 bilhões em 2022. Considerando que ele é apenas uma parte desse ecossistema, existem muito mais recursos na mesa. “Neste momento, Meta está ligada a um produto em especial, que é nossa aposta no metaverso, mas, aos poucos, esperamos ser vistos como uma empresa com foco em várias soluções desse universo”, disse Zuckerberg.

LEIA TAMBÉM: Meta: a nova marca corporativa do Facebook

A Forbes Brasil ouviu especialistas em imersão que apontam os tipos de tecnologias e conceitos que devem estar em alta com a expansão do metaverso.

Personal ID
Avatar e metaverso são conceitos que se complementam, no entanto, identificação é um elemento central. De acordo com Ricardo Laganaro, Chief Storytelling Officer da Arvore Immersive, conforme se multiplicam os universos interativos, as pessoas começam a ter vários tipos de avatar e, em algum momento, será necessário unificar essa identidade. “Tem o VR Chat, Horizons do próprio Facebook e vários outros universos que estão demandando uma unificação de identidades. Isso é muito importante por que um dos elementos chaves do metaverso é a capacidade de as pessoas assumirem suas identidades”, explica Laganaro.

Geolocalização
Mais importante do que olhar somente para as tecnologias chamadas “disruptivas” como AR e VR, por exemplo, Ícaro de Abreu, VP de Criação da agência F.biz, chama a atenção para aquelas mais cotidianas que podem massificar o acesso ao Metaverso. “Eu diria que, a partir de agora, escala é algo importante, neste contexto, é crucial pensar em inovações incrementais que permitam um maior número de pessoas nesses universos. Geolocalização é uma delas.”

Blockchain e NFTs
Com a demanda por transações dentro do universo virtual, blockchain e NFTs também devem seguir em alta, como explica Ana Raquel Hernandes, Head do Yahoo Creative Studios. “Especialmente em mecânicas de ativação de experiências híbridas com a reabertura do mundo. Também acredito que as ferramentas de criação em 3D, como Unity e Unreal Engine, vão se tornar ainda mais populares porque a demanda das marcas pela criação de experiências imersivas e uso de gamificação em produções vai aumentar – entendendo aqui o metaverso como algo além de espaços de games descentralizados como Roblox e Fortnite”, explica.

LEIA TAMBÉM: Resultados, rebranding e ações em alta apontam para futuro ainda incerto do Facebook

Customização em escala
A possibilidade de criar e recriar ambientes é fundamental para que o metaverso seja um ambiente dinâmico. Neste contexto, Daniela Glicenstajn, SVP of Growth da Media.Monks, enxerga oportunidades para tecnologias que permitam alta customização. “No metaverso, a criação de avatares oferece às pessoas uma chance ainda maior – e mais acessível – de assumir novos papéis ou personagens. Convenções sociais qualificadas como “normais” não se aplicam mais, dando às pessoas a oportunidade de retratar um eu idealizado”, explica.

 

  • Ana Raquel Hernandes, Head do Yahoo Creative Studios
"O metaverso vai além de espaços de games descentralizados como Roblox e Fortnite"

    Ana Raquel Hernandes, Head do Yahoo Creative Studios
    “O metaverso vai além de espaços de games descentralizados como Roblox e Fortnite”

  • Ricardo Laganaro, Chief Storytelling Officer da Arvore  Immersive
"Um dos elementos chaves do metaverso é  a capacidade de as pessoas assumirem suas identidades"

    Ricardo Laganaro, Chief Storytelling Officer da Arvore  Immersive
    “Um dos elementos chaves do metaverso é a capacidade de as pessoas assumirem suas identidades”

  • Ícaro de Abreu, VP de Criação da agência F.biz
"É importante pensar em inovações incrementais que permitam um maior número de pessoas nesses universos"

    Ícaro de Abreu, VP de Criação da agência F.biz
    “É importante pensar em inovações incrementais que permitam um maior número de pessoas nesses universos”

  • Daniela Glicenstajn, SVP of Growth Media.Monks
"No metaverso, a criação de avatares oferece às pessoas uma chance ainda maior - e mais acessível - de assumir novos papéis ou personagens"

    Daniela Glicenstajn, SVP of Growth Media.Monks
    “No metaverso, a criação de avatares oferece às pessoas uma chance ainda maior – e mais acessível – de assumir novos papéis ou personagens”

    Ana Raquel Hernandes, Head do Yahoo Creative Studios
    “O metaverso vai além de espaços de games descentralizados como Roblox e Fortnite”

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Facebook
    • games
    • inovação
    • Metaverso
    • realidade aumentada
    • realidade virtual

    As mais lidas agora

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Forbes Money

      Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

    • Escolhas do editor

      As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

    Últimas Notícias

    • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

      Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

    • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

    • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

    • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

    • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

    • Com quase duas décadas de carreira, Fidji Simo passou por empresas como Instacart, Facebook e eBay antes de assumir liderança da OpenAI

      Sam Altman Traz Ex-Meta Como Nova CEO de Divisão da OpenAI

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.