Apesar de ser um grande fã de Keanu Reeves e seus projetos mais recentes, como John Wick, estou um pouco nervoso com Matrix Resurrections. Eu adorei o filme original, achei que o segundo estava bom e não consigo me lembrar muito do terceiro. Da forma como estão, Resurrections e Reloaded aparecem lado a lado no Rotten Tomatoes. O quarto filme tem uma pontuação de 71% de “Fresh” (que pode facilmente mudar alguns pontos para cima ou para baixo nos próximos dias), enquanto o segundo filme tem uma pontuação de 73% de “Fresh”. O Matrix original tem uma pontuação de 88% “Fresh” – o que, francamente, parece baixo, dado o quão inovador e incrível o filme foi – enquanto Revolutions tem 35% “Rotten”.
É meio fofo que os Wachowski tenham uma palavra “R” para cada uma das três sequências. Só não tenho certeza se Matrix precisava de sequências em primeiro lugar. Como um filme independente, é uma apresentação de ação / ficção científica com perfeição. Tem um arco de história misterioso e emocionante, muitos personagens excelentes, o efeito inovador de “bullet time” e uma resolução perfeita no final (talvez um dia tenhamos Matrix Resolutions). Em vez disso, tivemos que nos aprofundar na rede de IA e em seu conhecimento bizarro que ainda não acho que faça sentido. Esta simulação de computador projetada para capturar e se alimentar de humanos não precisa de Oráculos ou outros NPCs. É simplesmente estranho, embora eu prefira a filosofia inebriante de Reloaded ao fracasso de uma revolução que tivemos no 3.
O que os críticos estão dizendo?
Alguns críticos estão fazendo comentários profundamente negativos. Mas a maioria das análises negativas é bastante moderada, observando que Ressurrections não tem muito a oferecer. Longe de ressuscitar a franquia Matrix, parece mais uma homenagem a algo que já acabou. Matrix Resurrections é um filme de excelente aparência e Reeves e Moss nos lembram a equipe icônica que formaram na trilogia, mas os temas de encontrar a própria identidade, livre arbítrio, dar saltos de fé para servir ao bem maior, humanos contra máquinas – já eliminamos tudo isso no passado e, em última análise, parece mais uma homenagem renovada ao passado do que um novo capítulo ousado. ”
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Adam Graham, do The Detroit News, lamenta as sequências de ação , escrevendo que, embora “os episódios anteriores pudessem ser usados para sequências de ação de ponta – até mesmo o segundo capítulo teve aquela perseguição na autoestrada – a ação aqui é principalmente monótona, já esteve lá – feito – que recriações de acrobacias anteriores. Mesmo quando os personagens correm para cima e através das paredes e voltam para baixo para derrubar um oponente, o que acontece muito aqui, não é nada especial e nunca é filmado de uma forma que torne o momento incrível. É principalmente um momento “oh, OK”.
Ainda assim, muitos críticos tiveram coisas positivas a dizer sobre o filme, embora, assim como as negativas, as críticas mais elogiosas estão cheias de advertências – palavras como “acidentado” e “irregular” e “vazio” abundam.
“Resurrections pode ser uma jornada acidentada, mas ainda é uma viagem”, escreve Jake Coyle da Associated Press .
“Resurrections sofre de uma crise de identidade, passando de extremamente divertida e inteligente a estranhamente prosaica”, escreve Alex Godfrey, da Empire Magazine .
Alguns críticos limitaram-se a elogiar muito menos, no entanto. As críticas verdadeiramente adoráveis elogiam a sinceridade e as mensagens sociais do filme.
“Esta poderia ter sido uma tentativa puramente cínica de nos separar de nosso dinheiro”, escreve Charlotte O’Sullivan, do London Evening Standard . “Ou, tão ruim quanto, um exercício de autocongratulação. Uau! Veja Lana se esquivar dessas balas. ”
David Ehrlich, do IndieWire, concorda. “Um filme devastadoramente sincero sobre como o amor é a melhor arma”, ele escreve , “temos que dar sentido a um mundo que enche nossas cabeças com o ruído branco da guerra e do conflito em um ciclo eterno”.
Como você pode ver, este será um filme que divide opiniões, com alguns odiando e alguns amando, e muitos apenas gostando do que é, embora não tenham um sentimento muito forte – às vezes pelos mesmos motivos, às vezes porque todo mundo entra em um filme como este com expectativas e prioridades totalmente diferentes.
Não será universalmente amado ou odiado, embora eu suspeite que quando a pontuação do público cair – e isso é apenas um palpite – provavelmente será menor do que a pontuação do crítico. Digo isso por todos os tipos de razões, incluindo coisas de guerra cultural, mas sempre posso estar errado. Críticos e público podem estar mutuamente misturados neste, e isso também não me surpreenderia.