A Algar Telecom, por meio do Brain (centro de inovação em negócios digitais fundado pela companhia), está lançando uma solução IoT de eficiência energética sob demanda para apoiar empresas de todos os portes. A Utilities Control oferece informações inteligentes que agregam no consumo de energia, o que inclui também uma calculadora que acompanha emissões de CO2. A ferramenta possui três frentes de monitoramento: climatização (temperatura e umidade de ar-condicionado), refrigeração (temperatura, umidade, abertura e fechamento de portas de balcões refrigerados, freezers e câmaras frias) e quadros de energia (consumo, tensão e corrente).
A resolução do problema surgiu a partir de reclamações dos clientes, relatos como: perdas devido ao mau funcionamento dos equipamentos ou da rede elétrica; altos custos com manutenção; difícil escalabilidade da estrutura de facilities; problemas no consumo de energia; e ausência de geração de dados para inteligência energética. De acordo com as empresas entrevistadas pelo centro de inovação, 92% buscam eficiência energética; 75% gerenciamento remoto e gestão centralizada; 48% gestão da demanda no mercado livre; 27% informações para troca de equipamentos ofensores; e 13% integração de dados.
O projeto se dá por meio de uma parceria com a Hephanergy, startup recifense de tecnologia com foco na criação de produtos inteligentes. A solução funciona a partir de sensores que captam os dados de consumo e os enviam para a nuvem, onde são organizados em um dashboard e aplicativo (disponível em iOS e Android), onde centralizam as informações. Permitindo o cliente a ter um monitoramento dos equipamentos em tempo real e uma visão de manutenção preditiva, a fim de evitar possíveis falhas.
Inovação com foco ESG
Segundo a presidente do Brain, Zaima Milazzo: “as práticas voltadas para ESG são amplamente disseminadas na companhia e agora estamos lançando nosso primeiro produto com esse foco, com a intenção de levar este know-how para a nossa cadeia de relacionamentos. Queremos não apenas auxiliar nossos clientes na gestão mais eficiente dos seus equipamentos e na busca por um consumo mais inteligente, mas também incentivá-los e apoiá-los para que seus negócios também estejam cada vez mais alinhados com a agenda ESG”.