Jogo, metaverso, plataforma imersiva. Existem vários termos para definir o Roblox, um mundo virtual onde experiências e narrativas podem ser criadas. Globalmente, o Roblox é utilizado por mais de 700 milhões de usuários ativos e já contabilizou pouco mais de 500 mil experiências criadas. Transformou-se em um fenômeno de atração de marcas já que Nike, Vans, Gucci e muitas outas empresas já realizaram experiências dentro da plataforma. No entanto, apesar de seu uso no entretenimento, existe uma função cada vez mais crescente do Roblox em dinâmicas pedagógicas.
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Escolas brasileiras, principalmente as especializadas em programação e tecnologia, vêm aplicando o jogo nas dinâmicas de ensino. Rafael Lagrange, coordenador pedagógico da SuperGeeks, explica que o Roblox, em sua escola, é utilizado com o objetivo de ensinar o aluno a programar e a entender a lógica de programação. “A ideia é estimular a criatividade do aluno por meio da criação de um próprio cenário e dos seus próprios scripts. Durante as aulas eles criam personagens e itens, ou seja, coisas que podem adicionar em seus jogos e também utilizar para venda.”, explica.
A plataforma possui o Roblox Studio, ferramenta de desenvolvimento que permite aos alunos criarem seus próprios mecanismos e jogos. “O Roblox trabalha muito com uma comunidade proativa. Por exemplo, se ocorre o lançamento de um filme da Marvel, eles criam os itens que aparecem no filme, programam seus mecanismos e depois replicam em jogos. Dessa forma, a comunidade do Roblox acaba criando muita coisa para o próprio jogo”, detalha Rafael.
Minecraft também é outro jogo que permite dinâmicas de aprendizado e ensino e já foi utilizada pela SuperGeeks. “Utilizar jogos como Roblox e Minecraft na aprendizagem é, além da introdução à linguagem computacional, design ou ferramenta didática, uma inserção da realidade do estudante no ambiente escolar. Que o engaja, socializa e oferece repertório para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais no processo”, explica Guilherme Rodrigues Alves, fundador e CEO da Explore Digital.
Hub criativo
Para muitos profissionais que aplicam o jogo em dinâmicas de ensino, ele também atua como um hub. Ou seja, não é somente um jogo, mas uma série de comunidades que permite a criação de experimentos e dinâmicas interativas. “Transformamos a ferramenta em algo didático quando mostramos aos alunos que ela vai muito além da criação de um jogo. Originalmente, o Roblox foi criado com o intuito de ensinar física, mas conforme ele foi se popularizando, tornou-se uma ferramenta de criação de mundos”, lembra Rafael.
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Um ponto importante para os profissionais de educação é a segurança. “Garantir a segurança dentro do Roblox, em sala de aula, é mais fácil porque o Roblox Studio é uma ferramenta fechada, ou seja, ela não está diretamente conectada a outros usuários. Quando alguém faz o download do Roblox Studio para criar os seus jogos, não terá um chat para falar com outras pessoas. Sempre alertamos aos pais para ficarem atentos: verificar o que o filho está fazendo; caso utilize o cartão de crédito na plataforma, inserir um virtual e verificar a fatura; conversar com a criança para que não realize compras sozinhas; bem como manter um diálogo real sobre o comportamento dentro de um ambiente virtual”, conclui Rafael.