O foguete lunar de última geração da Nasa iniciou uma lenta jornada para fora de sua fábrica de montagem a caminho da plataforma de lançamento na Flórida para uma rodada final de testes nas próximas semanas que determinará em quanto tempo a espaçonave poderá decolar.
O lançamento do foguete Space Launch System (SLS) com sua cápsula da tripulação Orion no topo é um marco importante nos planos dos Estados Unidos para exploração lunar renovada após anos de contratempos, e o primeiro vislumbre do público de um veículo espacial com mais de uma década em desenvolvimento.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O processo de movimentação da nave espacial SLS-Orion, de 5,75 milhões de libras, para fora de seu edifício de montagem de veículos no Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral começou às 17h (18h em Brasília).
O megafoguete – mais alto que a Estátua da Liberdade – será levado lentamente para a Plataforma de Lançamento 39B em um transportador de esteiras gigante, rastejando por 6,5 km em um trajeto que deve levar cerca de 11 horas.
O espetáculo, que se desenrola sob céu claro, estava sendo transmitido ao vivo pela Nasa Television e pelo site da agência espacial. Uma banda da Universidade da Flórida Central tocou o Hino Nacional quando o percurso começou na frente de uma multidão de funcionários e outros espectadores reunidos do lado de fora para assistir ao evento.