Com a expectativa de faturar US$ 200 bilhões até 2023, o mercado de games segue crescendo em uma média relevante. Esse movimento é puxado, sobretudo, por algumas franquias específicas, que arrematam milhões de jogadores pelo mundo. Veja abaixo os 10 games mais jogados em 2022 até o março considerando o número de usuários.
PUBG Battlegrounds
A franquia do gênero Battle Royale já ultrapassa 100 milhões de jogadores ativos e tem sua audiência potencializada principalmente no Playstation 4 e Xbox One, além de público considerável no mobile.
Minecraft
Em segundo lugar, o Minecraft, que permite a criação de mundos paralelos, chegou a 95 milhões de jogadores no acumulado do ano. A popularidade do game é puxada, principalmente, da força que ele possui entre os criadores de conteúdo via streaming.
Apex Legends
O game ultrapassou 50 milhões de jogadores ativos e vem arrebatando um número cada vez maior de fãs.
Fortnite
Um dos títulos mais badalados, que já mantém mais de 45 milhões jogadores no mundo em 2022, movimenta um número cada vez maior de fãs, sobretudo com os licenciamentos e collabs de grandes franquias como Marvel e Disney. Nesta semana, inclusive, o game ganhou repercussão após os fãs pedirem o retorno das skins do ator Will Smith que protagonizou um tapa na cara do comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar, no domingo.
Counter Strike
O clássico vem movimentando eventos cada vez mais importantes que chegam a movimentar milhões apenas em uma temporada. Atualmente, um dos jogos que mais movimentam comunidades e fãs ao redor do mundo.
Por que o mercado de games cresce de forma acelerada?
A indústria global de games movimentou US$ 175,8 bilhões em 2021, de acordo com os últimos dados consolidados e preliminares da consultoria Newzoo. Esse montante apresentou uma ligeira queda de -1,1% em relação a 2020, mas nada que afete o desempenho de alta dos próximos anos que deve levar um dos principais segmentos do entretenimento a movimentar mais de US$ 200 bilhões em 2023. Para os motivos dessa quebra no ritmo de crescimento, a Newzoo aponta uma alta fora da curva em 2020, em função da pandemia e a alta demanda por entretenimento virtual. Naquele ano, o mercado cresceu 23,1%, alta recorde já registrada pela consultoria. Os lançamentos do PlayStation 5 e do Xbox Series X | S também contribuíram para esse movimento expressivo.