Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Experiência digital personalizada é a nova onda da inovação

Experiência digital personalizada é a nova onda da inovação

O metaverso, e outras ações imersivas, só terão sucesso se forem ricos em recursos personalizados e envolventes

Federico Grosso
07/04/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Oscar Wong/Getty Images
Oscar Wong/Getty Images

O avanço da digitalização rompeu barreiras entre o mundo físico e digital – e se reflete, sim, no desempenho das operações no mundo todo

A linha que separa o mundo real do virtual está afinando com uma rapidez e precisão que jamais imaginávamos acontecer fora dos filmes de ficção científica. A próxima onda da inovação está cada vez mais perto: o metaverso está a alguns passos de se tornar realidade. Com isso, as marcas devem começar a se preparar para o futuro e cavar seu espaço nesse novo ambiente por meio de conteúdos 3D e imersivos. Ao se planejar para esse movimento de mercado, as empresas poderão criar ativos de marketing e comércio eletrônico melhores, mais rápidos e mais baratos.

Tanto da parte de investidores quanto do público consumidor, incluir uma gama de experiências compartilhadas – em qualquer âmbito, como jogos, comércio, treinamentos etc. – tem se tornado obrigatório. À medida que a tecnologia avança e mais pessoas têm acesso à digitalização, haverá uma demanda maior por imersões orientadas por dados que incluem e-commerce e funcionalidade de multiusuário. Além disso, poder manter e exportar versões personalizadas de sua identidade e bens em mundos virtuais também deve despontar como uma das exigências de quem consome os produtos ou serviços.

Para ajudar nessa transição para o “novo mundo”, um dos papéis das empresas de tecnologia tem sido capacitar agências, marcas e companhias de diferentes segmentos sobre experiências digitais. Esse foi o nosso principal objetivo durante o Adobe Summit 2022. Por meio de histórias sobre sucessos, “fracassos”, desafios e tendências, todo o ecossistema que envolve o cenário tecnológico pôde trocar experiências e compreender um pouco melhor o que promete ser realidade em um futuro próximo.

Com isso, pudemos impulsionar a ideia de que a privacidade das informações (um ponto bastante importante quando se aborda o conceito de metaverso) deve ser prioritária em qualquer adaptação de negócios. Considerando que as empresas devem ser, cada vez mais, transparentes e permitir que o controle dos dados individuais esteja de acordo com a vontade de cada pessoa, esse é um tema com grande relevância nas experiências digitais.

Outro ponto crucial bastante abordado no evento foi a personalização dos produtos e serviços. Há tempos falamos sobre a importância de uma jornada do consumidor mais individualizada, mas hoje esse conceito deve ser aplicado desde a concepção de um produto. Além de encontrar e adquirir serviços que supram suas necessidades, as pessoas querem se identificar e se expressar com o que estão consumindo. Por isso, customizações e a possibilidade de se inserir em um “universo paralelo” digital estão ganhando força no mercado.

Por fim, mas não menos importante, outro ponto que abordamos no Adobe Summit deste ano foi a questão da velocidade com que tudo muda, acontece e ganha escala quando falamos das experiências digitais. São inegáveis os benefícios que a tecnologia trouxe para os negócios, mas, em contrapartida, tivemos a intensificação do imediatismo. A necessidade de monitorar, responder e oferecer tudo em “tempo real” é algo com que vamos conviver de modo cada vez mais frequente nos próximos anos.

Com todos esses fatores que envolvem o conceito de inovação e experiências digitais, reafirmo que para obter sucesso em qualquer adaptação, o essencial é estar aberto para novos conhecimentos. O metaverso, e outras ações imersivas, só terão sucesso se forem ricos em recursos personalizados e envolventes. E esse processo envolve uma jornada que precisa ser planejada e construída com boas bases e estratégias.

Federico Grosso é general manager da Adobe para América Latina.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Adobe
  • Federico Grosso
  • imersão
  • inovação
  • Metaverso
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.