A Cisco revelou hoje (4) uma tecnologia que pode prever problemas em redes corporativas e melhorar a confiabilidade.
O sistema utiliza software preditivo que coleta dados de várias fontes na rede de uma empresa e aprende padrões de operação dela. Isso, segundo a Cisco, ajuda engenheiros a encontrarem problemas de hardware, picos de utilização de banda e alterações na configuração de aplicativos antes que causem dificuldades aos usuários.
Leia mais: Por que Meta e Snapchat estão apostando em óculos e drones?
“Uma equipe dedicada de cerca de 30 pessoas tem trabalhado nisso nos últimos dois anos”, disse o presidente da Cisco, Chuck Robbins, à Reuters. “Aplicaremos essa tecnologia a uma ampla gama de produtos e serviços nos próximos anos.”
A Cisco, que vende uma variedade de equipamentos de rede e software para conectar dispositivos à internet, testou a tecnologia com cerca de 15 clientes, incluindo Phillips 66 e Schneider Electric.
As tecnologias tradicionais podem detectar problemas e reagir apenas quando eles acontecem, mas se as redes puderem prever problemas e fazer alterações de forma proativa, o usuário terá uma experiência melhor, disse Robbins.
A empresa planeja anunciar integrações iniciais e ofertas do produto em sua conferência anual, em junho.