Poucos dias após o primeiro lançamento formal de suas imagens, cientistas usando o novo Telescópio Espacial James Webb (JWST) publicaram novas fotos impressionantes de duas galáxias espirais. Postado no Flickr por Judy Schmidt, do PHANGS Survey, a imagem acima mostra a espetacular “Galáxia Fantasma” (também chamada de M74 e NGC 628), com outras (abaixo) da galáxia espiral chamada NGC 7496.
As novas imagens são uma prova da habilidade de Webb em infravermelho e, assim, ver através do gás e poeira que obscurece muito do que está acontecendo em alguns dos objetos mais impressionantes do céu noturno. Abaixo, veja todas as novas imagens – e como elas se comparam às tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble, que vê apenas na luz visível e no infravermelho próximo. A primeira das mais novas visualizações de Webb a surgir foi o “Phantom Galaxy”, um vislumbre do que foi visto pela primeira vez no Twitter.
Imagens de Webb da “Galáxia Fantasma”
Também chamada de M74 e NGC 628, a “Galáxia Fantasma” está cerca de 32 milhões de anos-luz de distância na constelação de Peixes. A imagem do Twitter, acima, mostra um tom roxo causado pela emissão de moléculas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos – um hidrocarboneto – que parece brilhante através dos filtros azul e vermelho do Webb. A poeira brilhante e colorida em NGC628/M74 também é visível nesta maravilhosa imagem de Schmidt:
A imagem acima mostra muita poeira brilhando no centro. Agora compare com uma imagem do mesmo objeto tirada pelo Hubble abaixo: