Pode até parecer cena de ficção científica, mas será pura realidade. O Rock in Rio anunciou que vai utilizar, em parceria com a empresa de segurança SegurPro, o cão robô Yellow, desenvolvido pela empresa Boston Dynamics. O Yellow já foi utilizado também na versão portuguesa do festival de música.
Com quatro patas, o robô possui uma série de plataformas de embarcadas, entre elas conexão 5G e capacidade de coleta e envio de vários tipos de dados. Um dos objetivos na utilização do Yellow é reduzir os riscos aos seres humanos em casos de alta exposição como desarme de bombas e conflitos. Munido de câmeras, o robô será monitorado e vai se comunicar com o Centro de Controle Operacional da SegurPro (CCO).
Leia mais: Como a inteligência artificial está tornando robôs mais eficientes
A estimativa é que circulem pela Cidade do Rock, a partir de 2 de setembro, mais de 700 mil pessoas. Além do Yellow, o Rock in Rio vai usar drones, câmeras térmicas e serviços de SMS com geolocalização.
O Yellow é desenvolvido pela Boston Dynamics, empresa que desenvolve vários modelos de robôs com o objetivo de oferecer possibilidades para indústria e funções de alto risco ou que coloquem a integridade de profissionais humanos em perigo.