Os próximos modelos do iPhone estão a poucos dias de distância e na preparação para o lançamento na quarta-feira, 7 de setembro, as previsões de novos recursos estão chegando rapidamente. Incluindo uma que diz que o iPhone 14 Pro e os modelos subsequentes do Apple Watch Pro terão conectividade via satélite.
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, em seu último boletim Power On, aquele convite espacial para o próximo evento especial da Apple pode sugerir uma maneira de enviar um texto de emergência, mesmo que você não tenha serviço de celular. Gurman diz: “O recurso, apelidado internamente de Mensagem de Emergência via Satélite, foi projetado para permitir que usuários de iPhones compatíveis enviem mensagens SOS para socorristas se estiverem, digamos, nas montanhas ou no mar”.
Isso é muito legal, embora você possa sentir que isso não afetará você se você não fizer caminhadas ao ar livre, por exemplo. Mas se você gosta de ir onde não há serviço de celular, talvez não precise carregar dispositivos de satélite dedicados com você, como o Garmin inReach, que é um gadget robusto para dizer o mínimo.
Mas há mais. Gurman explica: “Um recurso correspondente foi projetado para permitir que os usuários do iPhone relatem emergências – como acidentes de barco, acidentes de avião e tiroteios – em áreas sem serviço de celular”.
Leia mais: Brasil tem iPhone mais caro do mundo; veja preço em outros países
Novamente, você esperará nunca testemunhar nada disso, mas a sensação de desamparo, se você estiver perto de algo horrível, mas não puder chamá-lo, certamente será superada com esse recurso.
E, vamos lembrar, esta é a Apple. Portanto, o recurso inicial não será o final. Quando a Apple introduziu o Touch ID no iPhone, adicionou segurança e conveniência úteis. Mas a Apple sabe que foi apenas o primeiro passo e forneceu a base a partir da qual o Apple Pay poderia crescer.
Da mesma forma, Gurman acredita que mais recursos virão para esse tipo de conectividade. “A perspectiva de ter um iPhone que possa alcançar os socorristas sem uma conexão de celular é apenas o começo do que a Apple está planejando. Em última análise, os usuários poderiam ter acesso global à Internet e fazer chamadas telefônicas regulares por meio de links de satélite. A combinação de redes 5G rápidas e serviço de satélite pode um dia transformar o iPhone no dispositivo de comunicação global mais poderoso disponível.”
A Apple está investigando isso há algum tempo, com fontes informando que, se fosse tecnicamente possível, Steve Jobs teria lançado o primeiro iPhone com conectividade via satélite, então a Apple nunca teria que passar por provedores de serviços.
Leia mais: O que esperar do evento da Apple além do iPhone 14
Por fim, Gurman acredita que o recurso também poderá ser colocado no Apple Watch um dia. Este seria um bom ajuste com o Apple Watch Pro previsto, um relógio robusto projetado para os amantes de esportes radicais. Não é esperado que esteja no Watch que será revelado ao lado da série iPhone 14, mas sim um modelo futuro.
Notamos que os analistas já sugeriram compatibilidade de satélite antes, alegando que chegaria com o iPhone 13, mas isso não aconteceu. Talvez 2022 seja o ano em que isso acontecerá, embora possa não ser lançado imediatamente e meu palpite é que pode ser limitado aos aparelhos Pro.