Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Design inclusivo: como a tecnologia pode tornar produtos acessíveis

Design inclusivo: como a tecnologia pode tornar produtos acessíveis

Na semana da Luta da Pessoa com Deficiência, designers apontam os avanços da acessibilidade sob aspectos de usabilidade e experiência

Luiz Gustavo Pacete
22/09/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Reprodução

Em 2018 a Microsoft lançou o controle adaptável para Xbox One e PCs Windows

Nesta semana, é reconhecida a Luta da Pessoa com Deficiência, data que foi oficializada na legislação brasileira em 2005 e reconhece os avanços em relação a políticas públicas voltadas à inclusão e acessibilidade. Do ponto de vista de design e tecnologia, é uma época importante para refletir sobre os avanços no desenvolvimento de produtos funcionais e acessíveis.

A responsabilidade do design

“Como designers, nossa responsabilidade não é apenas pensar em criar belas experiências visuais, mas também funcionais e fáceis de usar. E, portanto, parte de nossa responsabilidade é ajudar a representar todos os usuários, não apenas uma parte; devemos sempre nos esforçar para projetar produtos e experiências que sejam acessíveis a todos”, explica Fabricio Teixeira, Design Partner na Work & Co no Brooklyn. De acordo com Teixeira, nas últimas décadas, a tecnologia trouxe conectividade, conveniência e benefícios para muitas pessoas.

Acessibilidade digital

Paula Brito, Designer na Work & Co no Brasil e pessoa com deficiência, explica que, até pouco tempo, o entendimento sobre acessibilidade digital se limitava a projetar para usuários com deficiências visuais. “No ambiente mais inclusivo de hoje é importante que o designer pense a acessibilidade de forma mais ampla: visual, auditiva, verbal, linguística, física, motor, cognitivo. Além disso, alguns usuários podem estar com uma deficiência temporária. Um usuário com um braço engessado precisa do mesmo nível de conforto ao usar um aplicativo com uma mão que um usuário com deficiência permanente”, explica.

Efeitos e impactos

“Garantir que um produto seja acessível pode ter vários efeitos na inclusão da comunidade com deficiência e melhorar sua experiência com tecnologias assistidas, como leitores de tela, por exemplo. Para pessoas de diferentes países e gêneros, a inclusão está na comunicação de uma marca com peças gráficas que trazem diversidade, fotografias de pessoas diversas, por exemplo, e ‘copywriting’ inclusivo e neutro. De maneiras diferentes, cada pessoa simpatiza com as ferramentas digitais que usa diariamente”, explica Paula.

iStock
iStock

Paula, da Work&Co: “Em telas touch-screen como o iPhone, pessoas com deficiência física grave podem acabar sendo excluídas quando é preciso interagir de maneira gestual”

Avanços e boas práticas

“Algo que é encorajador para mim é que estão cada vez mais fortes as motivações para tornar experiências acessíveis. Nos últimos anos, as empresas começaram a se atentar para o fato de que pensar em experiências acessíveis, além de ser a escolha moralmente correta a se fazer, abre portas para uma série de oportunidades”, pontua Fabricio indicando avanços como a proteção jurídica, por exemplo: “pessoas com deficiência são protegidas por lei para terem acesso igualitário a produtos e serviços digitais, e todas as empresas são obrigadas a aderirem à Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) em seus produtos e canais digitais.”

“Com a relação entre produto digital e usuário final nas últimas décadas, muitas empresas estão sendo impactadas com a falta de acessibilidade. Assim como a forma que novos usuários consomem o que essas empresas oferecem. Ao pensar em acessibilidade, se cria consequentemente maior alcance e impacto social. Na prática, o processo de design em todas as suas fases também está em evolução de forma a assegurar todos os requisitos de acessibilidade de forma mais técnica. Neste caso, também a WCAG abrange diversas recomendações com a finalidade de tornar o conteúdo da Web mais acessível, por exemplo”, conclui Paula.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • acessibilidade
  • design

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.