A linha iPhone 14 da Apple oferece uma novidade controversa: é a primeira a ser lançada com diferentes gerações de chips. Muitos acreditavam que isso era uma consequência da escassez global do elemento, mas o primeiro vazamento do iPhone 15 mostrou algo surpreendente.
Sim, o iPhone 14 tem apenas uma semana, mas a Apple trabalha com anos de antecedência, e um novo relatório do Nikkei Ásia afirma que a empresa já decidiu limitar seu chip A17 de próxima geração ao iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. E isso importa mais do que para a linha do iPhone 14.
Embora as diferenças de desempenho entre o A15 e o A16 sejam pequenas, ambos os chips estão muito acima da concorrência, o que torna as diferenças menos importantes. A verdadeira desvantagem não é uma melhoria perceptível na duração da bateria do A16, mas isso parece mudar com o A17.
Leia mais: Conheça o iPhone 14 e as principais atualizações do smartphone da Apple
De acordo com o Nikkei, o A17 será o primeiro chip fabricado de 3 nanômetros da Apple depois que as variantes de 5 nanômetros foram usadas para o A14, A15 e A16. Esta é uma tecnologia de ponta e, em comparação com seus antecessores, 3 nanômetros permite que o A17 funcione mais rápido, mais frio e com consumo de energia reduzido. Sim, este está se tornando o primeiro chip em quatro anos que oferece desempenho significativo ano a ano e ganhos de vida útil da bateria – mas apenas para compradores Pro.
“A Apple provavelmente usará os diferentes níveis de tecnologia de produção para introduzir maiores diferenças entre seus modelos premium e não premium”, explica Dylan Patel, analista-chefe da Semianalysis, falando ao Nikkei.
Apesar do envio apenas para os clientes, as primeiras desmontagens do iPhone 14 Pro e do iPhone 14 Pro Max foram concluídas, revelando inadvertidamente um detalhe importante do iPhone 15.
Realizada pelo youtuber WekiHome, as desmontagens revelam que os dois modelos do iPhone 14 Pro contam com o modem X65 da Qualcomm. Comparado ao X60 do iPhone 13, ele suporta bandas mais amplas no espectro 5G de alta velocidade e eficiência aprimorada graças à tecnologia ‘PowerSave 2.0’ da Qualcomm. Que também foi anunciado em maio de 2021.
Dado o atraso, houve especulações de que a linha do iPhone 14 pode vir com o mais novo ‘X70’ da Qualcomm, anunciado em maio de 2022. A Qualcomm afirma que o X70 pode atingir velocidades alucinantes de download e upload de 10 Gbps e 3,5 Gbps, respectivamente, mas o verdadeiro destaque é a afirmação da empresa de que é 60% mais eficiente em termos de energia.
Com o X60 e o X65 fornecendo um padrão claro, o X70 agora é um cadeado para a linha iPhone 15. Além disso, a combinação do X70 e um chip A17 sugere que essa linha tem o potencial de oferecer uma vida útil da bateria revolucionária. Acrescente a mudança esperada para USB-C para modelos Pro, e 2023 já parece que fornecerá alguns dos fogos de artifício que faltam nos modelos de 2022.
Falando comigo, o especialista em display Ross Young revelou que a Apple trará o recorte em forma de pílula e a funcionalidade ‘Dynamic Island’ para todos os modelos do iPhone 15. A grande ressalva é que Young ainda não espera que o ‘ProMotion’ de 120Hz / LTPO chegue aos modelos padrão do iPhone 15, pois a “cadeia de suprimentos não pode suportá-lo”.
Leia mais: Apple confirma novos e sérios problemas para os donos do iPhone 14
A Dynamic Island roubou a cena no lançamento do iPhone 14 da Apple esta semana. À moda clássica da Apple, a empresa transformou a desvantagem física de um grande recorte por meio de um software inteligente no motivo mais convincente para comprar um modelo do iPhone 14 Pro. É liso, intuitivo e o melhor sistema de notificação e status que os iPhones já tiveram.
Young continuou explicando que acredita que 2024 é mais provável, já que o parceiro da cadeia de suprimentos da Apple, BOE, aumenta gradualmente a produção dos monitores LTPO que a Apple usa para o ProMotion. Dado seu notável histórico, Young provavelmente está certo, mas não tenho dúvidas de que a Apple poderia reconfigurar suas demandas de cadeia de suprimentos se realmente quisesse levar o recurso a todos os usuários.
De qualquer forma, a exclusão contínua do ProMotion faz muito sentido estrategicamente para a Apple, pois parece gerar uma divisão cada vez maior entre seus iPhones Pro e não Pro. Afinal, o iPhone 14 já mostrou que a Apple está feliz em deixar seus modelos padrão praticamente inalterados se atender a esse objetivo.
Leia mais: iPhone 14: o que o evento da Apple indica sobre o futuro da integração
Há uma justificativa para essa estratégia também. Patel estima um aumento de custo de “pelo menos 40% para a mesma área de silício ao mudar para chips de 3 nm da família de 5 nm”. Tudo isso soa como um clássico da Apple: se você quer o melhor, nós o faremos, mas você terá que pagar o prêmio.
E esta é a nova estratégia ‘Pro’ da Apple em poucas palavras: continue a aumentar a distância entre dispositivos Pro e não Pro em todas as categorias (iPhone, iPad, Mac e MacBook) para criar uma divisão clara e motivar o upsell. É uma tática que já parece estar funcionando. O influente analista Ming Chi-Kuo relata que as pré-encomendas dos modelos do iPhone 14 Pro superam em muito seus equivalentes não-Pro.
Nikkei diz que TSMC, Intel e Apple (sem surpresa) se recusaram a comentar suas informações, mas cita três fontes diferentes para as informações. O que sugere que devemos levar isso a sério.
Com o USB-C também muito indicado para os modelos iPhone 15 Pro, os iPhones de última geração da Apple já estão se tornando dispositivos inovadores. Mas não se surpreenda se os preços refletirem isso.