O Brasil já é o terceiro país que mais consome podcast no mundo. De acordo com dados da Statista e IBOPE, já são mais de 30 milhões de pessoas que ouvem a mídia em áudio. Além disso, mais de 40% ouviram podcast ao menos uma vez nos últimos 12 meses, o que torna o formato cada vez mais frequente. Neste Dia Nacional do Podcast, Márcio Brant, CEO da produtora Wepod, dá dicas de como desenvolver a estratégia de um podcast por conta própria e de forma simples.
Autoridade
“Utilizar o áudio como ferramenta de conteúdo através do podcast é uma escolha poderosa para reforçar sua autoridade. Escolher um foco é tracionar sua reputação digital e demonstrar frente ao seu público os temas que mais domina”
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Formato
“Escolher o tipo de podcast é um dos passos mais importantes para o sucesso da produção de conteúdo, pois determinar se irá trazer convidados através do formato mesacast ou em um formato primeira pessoa onde pílulas de conteúdo é a essência do compromisso que irá ter com seu público”
Gravação
“Desglamourize o processo de gravação do seu podcast. Entenda que um computador e seu fone de ouvido, ou até mesmo seu próprio smartphone são ferramentas técnicas poderosas que te dão liberdade e autonomia para gravar seu conteúdo de qualquer lugar e a qualquer momento”
Multicanal
“Um conteúdo de podcast deve ser distribuído em várias plataformas de áudio, o que dá poder ao ouvinte de escutar em vários lugares. E além disso, o conteúdo gravado deve ser inserido em suas redes sociais para aumentar as possibilidades de divulgação. É dessa forma que você envia seu podcast para o mundo”
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Dados
“O podcast é uma produção de conteúdo data driven, ou seja, direcionada por dados. Através dele você sabe quem é seu público e qual o engajamento do seu conteúdo, fator essencial para a assertividade do seu podcast”