O Flamengo iniciou sua estratégia na produção e comercialização de NFTs por meio de um contratado assinado com o Futster, game brasileiro que incluir cards de NFTs colecionáveis. Nos pacotinhos do clube, estão diversos nomes do elenco atual como Arrascaeta, Vidal, Everton Cebolinha, Rodinei, Filipe Luís, Léo Pereira, Bruno Henrique, João Gomes, Santos, Rodrigo Caio, Pablo, Hugo, Thiago Maia, Diego Alves e Marinho.
“O Flamengo está sempre atento às tendências do mercado para buscar as melhores parcerias para o clube e atender aos anseios dos nossos torcedores. Estamos muito animados com mais esse novo projeto e temos certeza que a Nação Rubro-Negra vai aproveitar muito esse novo produto”, disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo.
Com a estratégia, o time passa a fazer parte de uma lista de outros clubes que já apostam na tecnologia há algum tempo, veja cinco deles:
Corinthians
No ano passado, o Corinthians anunciou, em parceria com a Chiliz, plataforma especializada em blockchain, uma campanha para torcedores baseada em NFTs no site de apostas Sócios.com, que possui 1,3 milhão de inscritos e mantém a presença de outros times como PSG, Barcelona e Juventus.
Atlético Mineiro
Em maio deste ano, o Atlético Mineiro colocou, via leilão, um NFT de obra digital. A peça foi feita pelo artista Pedro Nuin, que recriou uma defesa de pênalti do goleiro Victor, na partida contra o Tijuana, pelas quartas de final da Copa Libertadores de 2013.
Leia mais: Atlético Mineiro, Barcelona e Corinthians: presença no futebol eleva NFT a outro patamar
Vasco
Em janeiro deste ano, o Club de Regatas Vasco da Gama fechou uma parceria com a Block4, empresa especializada em NFTs e tecnologia blockchain voltada a esporte e entretenimento, para, inicialmente, o lançamento de um projeto voltado a ingressos colecionáveis que, com um tempo pode se expandir para outros formatos.
Cruzeiro
Em novembro do ano passado, e de olho em novas receitas, o Cruzeiro lançou o Cruzeiro Fan Token (CRZ) que permite ao torcedor participar de decisões do cotidiano do clube, colaborar financeiramente e receber recompensas exclusivas.
Coritiba
O time paranaense tem o Coritiba Token, desenvolvido em parceria com a empresa Ligi e que conta com 33 mil tokens a venda a R$ 17,50 cada unidade.