Ainda está na memória a primeira vez que mostrei o iPad Pro original de 12,9 polegadas a um amigo. Ele disse: “Meu Deus, este tablet é enorme” — não gostou. Mas os modelos posteriores de 12,9 polegadas se tornaram menores (graças a molduras mais finas e nenhum botão Touch ID voltado para a frente) e tiveram uma resposta melhor do público. Agora, parece que a Apple está planejando novamente algo novo, já no próximo ano.
De acordo com o site The Information, a Apple está trabalhando em um iPad com uma tela muito maior, de 16 polegadas, a ser lançado em cerca de um ano, no próximo outono norte-americano.
Leia mais: O que a mudança da entrada do iPhone para USB-C significa
Tamanho não é tudo, nós sabemos. Mas imagine um tablet desse tamanho: é muito grande. Isso significaria que o iPad seria do mesmo tamanho que o maior MacBook Pro. É um grande salto, dado que o maior iPad atual tem uma tela um pouco menor (12,9 polegadas) do que o menor laptop da Apple (13 polegadas).
Houve outros rumores de iPads de tela grande, embora não tão grandes quanto este. Ainda assim, um relatório anterior afirmou que um iPad Pro de 14 polegadas estava em andamento.
O que significaria que talvez a Apple esteja pensando em combinar o tamanho da tela do iPad com os dois tamanhos maiores do MacBook Pro, 14 e 16 polegadas.
Estou um pouco cético quanto a isso. Afinal, não é como se as molduras do iPad Pro pudessem ficar muito menores. A menos que haja um recorte para a câmera Face ID, talvez, o que possa sinalizar que a função Dynamic Island do iPhone pode chegar ao tablet – o que parece muito legal.
Mas uma das coisas que torna o iPad tão portátil é seu peso leve, e é difícil ver como um iPad Pro de 14 polegadas permaneceria super leve, muito menos um de 16 polegadas.
É verdade que o design do iPad Pro está em vigor há quatro anos, no caso do modelo de 12,9 polegadas, um recorde para a Apple. Então, certamente, é possível que um visual totalmente novo esteja planejado para o próximo ano. Enfim, 2023 pode ser um ano muito emocionante para o iPad.
*David Phelan é colaborador da Forbes EUA. Também escreve para o Daily Telegraph, Sunday Times, Daily Mail, Sun, Metro, Stuff, T3, Pocket-lint, Wareable.com e Wired.