A Apple reconheceu oficialmente na terça-feira (25) que planeja mudar a entrada de carregamento dos futuros iPhones para USB-C para cumprir os novos regulamentos da UE, Mas, a maioria dos donos de iPhone não terá de abandonar seus carregadores existentes quando a mudança finalmente entrar em vigor – eis o porquê.
Desde o iPhone 12, os usuários foram forçados a comprar seus carregadores separadamente, pois eles não estão mais incluídos na caixa – que a Apple afirma ser parte de seu esforço para reduzir o lixo eletrônico.
Leia mais: iPhone 14 perde valor duas vezes mais rápido que antecessor
Apesar de apresentar a entrada lightning exclusiva da Apple, os iPhones e todos os carregadores fabricados pela Apple já usam a especificação USB-Power Delivery padrão do setor, o que significa que os carregadores existentes funcionarão perfeitamente bem com o próximo iPhone USB-C.
A única coisa que os compradores desses novos iPhones precisarão trocar é o cabo que conecta o carregador ao telefone, algo que a Apple costuma incluir na caixa.
O chefe de marketing global da Apple, Greg Joswiak, reconheceu isso afirmando que os carregadores modernos da empresa vêm com cabos destacáveis que podem ser facilmente substituídos com base no dispositivo que está sendo carregado.
Isso é algo que qualquer pessoa que tem um iPhone e um modelo mais novo de iPad já pode ver, pois o mesmo carregador pode ser para dispositivos diferentes apenas trocando um único cabo.
Contra
Embora os carregadores antigos ainda funcionem bem, outros periféricos, como docks, dongles e dispositivos acopláveis, como controladores, provavelmente serão inúteis, pois os plugues lightning nesses dispositivos não são removíveis.
Estranhamente, essa mudança para USB-C pode permitir que alguns periféricos projetados para dispositivos Android se tornem compatíveis com o novo iPhone, enquanto os acessórios compatíveis com o iPhone antigo não funcionarão.
Contexto
No início dos anos 2010, as frequentes mudanças da Apple nas portas de carregamento do Macbook tornaram-se motivo de grande aborrecimento para muitos de seus clientes e até mesmo foram alvo de paródias na internet.
A Apple reintroduziu os carregadores magnéticos Magsafe em sua mais nova linha de Macbooks, mas, como no iPhone, os carregadores modernos de Macbook também vêm com cabos destacáveis e também mantêm suporte para carregamento via USB-C.
Falando no evento Tech Live do Wall Street Journal na noite de terça-feira, Joswiak disse que a Apple “obviamente… não tem escolha.” Joswiak, no entanto, expressou seu descontentamento com a Apple sendo forçada a adotar o padrão dizendo que a empresa está aberta a governos dizendo o que eles querem realizar com um regulamento em vez de obrigar um.
“Mais de um bilhão de pessoas” em todo o mundo têm cabos com o conector de relâmpago, disse Joswiak, alertando que muitos desses cabos correm o risco de se tornar lixo eletrônico devido às ações legislativas da UE.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022