Touch ID para iPhone 15? Esqueça, diz Mark Gurman, da Bloomberg, conhecido por ter um histórico em relação aos rumores de tecnologia da Apple. Como David Phelan relata para a Forbes, o mais recente boletim informativo ‘Power On’ de Gurman, apenas para assinantes, revela que a Apple está testando implementações de Touch ID ‘na tela’ para o iPhone. O ruim é que ele não acha que chegará ao iPhone 15 ou a qualquer outro iPhone de última geração ‘no futuro próximo’. Isso é uma pena, principalmente se você adiou a compra da série iPhone 14, esperando ver impressão digital e reconhecimento facial no iPhone 15.
Qual é o melhor, o iPhone Face ID da Apple ou o Touch ID?
O Face ID pode ser uma dor no escuro, mas essa é a única vez que descobri que não funciona na primeira vez. Eu sou um não dorminhoco crônico, acordo às 2 da manhã na maioria das noites (ou manhãs) e quando estou na cama no escuro, para não acordar meu parceiro, geralmente falha e exige que eu me sente e segure o dispositivo um pouco mais perto ou mais longe antes de me deixar entrar. O Touch ID também não é perfeito, com dedos molhados ou sujos fazendo com que ele falhe. E usando luvas, sem condições. Agora você pode dizer que o último é um pouco óbvio. No entanto, o Face ID funciona bem se estou usando minha máscara facial (sim, ainda uso quando estou em um Uber ou em um espaço interno que não seja minha casa, pois tenho problemas de saúde) ou com meus óculos ligados ou desligados, e mesmo quando usando óculos e meu maior tapa-olho que cobre um quadrante inteiro do meu rosto. Isso é bom e ruim se você me perguntar. Ótimo que me permita acessar meu iPhone 14 Pro, mas não tão bom que não seja muito exigente sobre minha aparência.
O ponto é que há coisas boas e ruins a serem ditas sobre ambos os sistemas biométricos. Então, como diz o meme popular, por que não os dois?
Ei, Apple, por que não os dois?
Quero dizer, realmente deve ser um acéfalo para a Apple e também não precisa adicionar muito ao custo. Afinal, há um Touch ID projetado pelo botão liga/desliga em outros produtos da Apple, o que seria perfeitamente aceitável para a maioria das pessoas. Não vejo a necessidade de correr para o custo extra e problemas técnicos envolvidos com um leitor de impressão digital sob a tela; uma solução de botão liga / desliga é conveniente e legal.
A Apple já possui a tecnologia Touch ID comprovada, então por que não usá-la muito bem. Os iPhones de ponta são caros o suficiente, e seria bom receber um pouco de molho extra pelo seu dinheiro.
Então, considerando todos os itens acima, eu digo novamente: por que não os dois?
Dois sistemas de autenticação biométrica são melhores que um
De uma perspectiva pura de privacidade e segurança, há argumentos que comprovam que dois sistemas de autenticação biométrica são melhores que um. Exigir ambos pode agregar valor a aplicativos em que essa camada de autenticação extra ajuda a manter os dados bloqueados. Sim, há também o outro lado de dois métodos de autenticação que fornecem o dobro da superfície de ataque para um possível agente de ameaça, ou agente do FBI, perseguir.
Mas, no final das contas, já existe outra parte dessa superfície de ataque, o PIN que é necessário para qualquer opção biométrica que você escolher. Aquele que você deve inserir após reiniciar o iPhone, ou dois, se você também tiver um PIN de bloqueio do SIM. Uma dica rápida enquanto estou aqui, um PIN do iOS não precisa ser apenas um de quatro dígitos de baixa segurança. Você pode escolher um código numérico personalizado (para criar um PIN muito mais longo) ou um alfanumérico. O último leva mais tempo para digitar no teclado do telefone, mas um PIN longo provavelmente é bom o suficiente para a maioria das pessoas. Por favor, não faça com a data do seu aniversário, um aniversário de alguém ou algo assim!
Os carros-chefe do iPhone da Apple ficam atrás dos equivalentes do Android
De volta à batalha da biometria e, como alguém que mudou do iPhone para os aparelhos Android e depois voltou depois de muito tempo, não posso deixar de pensar que a Apple está perdendo aqui. Não faltam telefones Android com reconhecimento facial e de impressão digital. Dos mais recentes do Google Pixel 7 aos dispositivos OnePlus e Samsung Galaxy, para citar apenas a ponta deste iceberg. Não quero seguir o caminho das guerras telefônicas, que não levam a nada, e há muitas cópias da Apple do Google e vice-versa para serem encontradas online. Este não é um deles, mas eu gostaria que a Apple tirasse uma folha do manual do dispositivo Android aqui e desse aos usuários a opção de ambos os sistemas.
Meu instinto me diz que, sendo Apple, o Touch ID retornará em algum momento. Esse ponto é provável quando ele desenvolveu alguma nova maneira inteligente de incorporar um scanner de impressão digital na moldura do telefone, por exemplo, para que possa ser vendido como um avanço tecnológico e outro motivo para atualizar. Para mim, porém, qualquer leitor de impressão digital serviria, mesmo que estivesse sob o logotipo da Apple na parte de trás do iPhone, o que eu acharia complicado.